O marketing digital agora é reconhecido pelas empresas como um recurso valioso. Quase todas as pequenas e médias empresas em 2019 destinaram mais recursos à promoção web e consideram-na uma ferramenta indispensável para o seu negócio.
Os dados parecem confirmar esta tendência, de facto, estima-se que em 2019 as empresas tenham atribuído uma média de 24% do volume de negócios às atividades de promoção web.
A tendência é de forte crescimento e 62% das empresas afirmam que planejam aumentar os recursos para marketing digital.
A presença de pequenas e médias empresas nas redes sociais aumentou dramaticamente no último ano.
A maioria dos consumidores usa as mídias sociais para obter informações e as empresas parecem estar seguindo a tendência.
O Facebook e o Instagram são os primeiros meios que as PMEs usam para se promover na web.
O marketing digital é visto como uma ferramenta para complementar o marketing tradicional para aumentar os seus clientes e promover ofertas específicas.
Mas o que é marketing digital? Muitas vezes é chamado de “marketing online“, mas vai além da presença da empresa na Internet.
O marketing digital inclui todas as ações que os canais digitais utilizam para atingir os clientes. Isso inclui várias ações, que apenas parcialmente se referem à presença nas redes sociais.
Ampliar seu olhar para outros fundamentos do marketing digital pode ser o equipamento extra para se destacar no mercado.
Aqui estão 4 dicas úteis para otimizar o orçamento de sua empresa e aproveitar ao máximo o potencial da promoção digital.
1 – Improvisar não compensa, pensa e implementa sua estratégia
Ter uma estratégia clara na base é muito importante para alcançar resultados. A maioria das empresas que realizam ações de promoção digital o faz sem seguir uma estratégia bem definida.
Ter uma estratégia nos leva a saber a todo momento quanto estamos gastando e com que finalidade. Além disso, as ferramentas digitais permitem alta mensurabilidade e ferramentas de rastreamento analítico podem ser utilizadas para entender em tempo real quais são as estratégias mais eficientes.
É sempre melhor investir em planos de marketing integrados, onde as atividades de marketing digital complementam os métodos promocionais tradicionais.
Desta forma, a mensagem publicitária é otimizada e o conhecimento da marca por parte do público é aumentado.
2 – Não existe estratégia de marketing digital que possa dispensar um site da empresa
A presença da empresa nas redes sociais é essencial, mas não decisiva. Pensar em uma estratégia de marketing digital que não envolva o site da sua empresa é simplesmente impossível.
O site representa nosso cartão de visita online e deve ser cuidado em muitos aspectos. As medidas necessárias referem-se essencialmente a 3 questões fundamentais:
- Otimização para ferramentas móveis;
- Escolha e cuidado do conteúdo do site, necessários para o marketing de conteúdo;
- Otimização de sites para motores de busca (SEO).
O universo da Internet está mudando constantemente. A tendência agora vê os usuários “móveis primeiro” desempenhando um papel fundamental.
A maioria das compras e do tráfego estão mudando da mídia de desktop para a mídia móvel. Ter um site otimizado para navegar em ferramentas móveis oferece uma vantagem na interceptação do uso do cliente.
Uma das maneiras de alcançar novos clientes é selecionar o conteúdo que oferecemos em nosso site. Utilizados em estratégia com as redes sociais da empresa, os conteúdo do site são a ferramenta perfeita para aproximar novos clientes potenciais e fidelizar os já adquiridos.
De blogs a infográficos, de vlogs a notícias online, o conteúdo desempenha um papel fundamental em todas as estratégias de marketing online.
3 – Os motores de busca são os seus primeiros leitores, faça-os notar e os outros irão notá-lo também
O papel dos mecanismos de pesquisa em atingir seus objetivos de negócios é mais importante do que você imagina. 90% dos usuários afirmam que usam motores de busca para encontrar informações na Internet.
Portanto, é objetivo que para estar visível na web, a otimização de mecanismos de busca não possa ser ignorada. Mas como podemos atrair a atenção dos algoritmos? A solução é a estratégia de SEO.
Os motores de busca preferem sites que sejam interessantes para aqueles que os procuram.
O objetivo final da otimização de mecanismos de pesquisa é exatamente este: chamar a atenção dos mecanismos de pesquisa, mostrando-se útil para as pessoas.
Quanto mais alta a classificação que os motores nos atribuem, maior é o tráfego gerado pela pesquisa orgânica. Por ser uma prática complexa que compensa a médio e longo prazo, apenas 44% das empresas decidiram aplicar a otimização de SEO em seu conteúdo.
Fazer parte desses 44% pode trazer muito mais benefícios do que você imagina.
4 – Sua estratégia de marketing digital não pode ser separada das redes sociais
As redes sociais são o canal preferido das empresas para atividades de promoção digital. A maioria dos usuários usa as mídias sociais diariamente e 83% das pequenas marcas as usam para interceptar novos clientes.
Identificar seu público-alvo é importante para que você não perca tempo e recursos.
Veja também: Qual o melhor site para comprar seguidores ? Os objetivos são muitos e é fundamental que sejam identificados e definidos antes de se criar a estratégia.
Também é bom acompanhar as mudanças que estão ocorrendo nas plataformas sociais, pois afetam também as empresas.
De vez em quando, é necessário estudar novas estratégias de marketing, novos conteúdos e novos métodos de publicação.
As redes sociais e o marketing nas redes sociais são essenciais para a sua marca porque permitem-lhe dar visibilidade, aumentar a sua presença na web e humanizar o diálogo com os consumidores sem filtros.
Recomendação de leitura: Como Funciona e Como Começar a Trabalhar com Marketing Digital