Acidente de trânsito: 6 dicas para dirigir com segurança

Todos sabem que o trânsito brasileiro vem ficando cada vez mais congestionado e caótico. E muitos condutores estão despreparados, e um condutor despreparado pode ocasionar um acidente muito grande.

Evitar acidentes de trânsitos

Saber dirigir com cautela é algo primordial, garantindo a segurança do motorista, dos passageiros e dos pedestres. A atenção no trânsito é essencial, podendo evitar vários acidentes.

Os conceitos de direção defensiva e o de direção preventiva tem grande influência para evitar acidentes.

Continue lendo este artigo, e fique atento com as nossas seis dicas importantíssimas que vão lhe ajudar a evitar acidentes de trânsito, e além dessas dicas indicamos um Curso de Direção Defensiva.
Pegue uma caneta e um caderno e continue com a gente.

1. Sempre faça a manutenção preventiva do seu veículo

Muitos dos acidentes que encontramos pela cidade são causados por falta de manutenção dos veículos. Por exemplo, os pneus carecas deixam a estabilidade do carro totalmente desequilibrada. Sempre faça a manutenção preventiva correta do seu veículo, sempre verificando os faróis, pedais, pisca-alerta e o sistema elétrico.

Todo condutor deve se certificar de que o carro está em ótimas condições antes de sair com ele.

2. Respeite as leis de trânsito e o Limite de velocidade

As leis de trânsito têm a finalidade de evitar ou diminuir os acidentes e assim proporcionando aos motoristas e pedestres um pouco de mais segurança. Eles nunca devem ser menosprezados e sempre devem ser seguidos à risca.

Algumas leis são: usar sempre o cinto de segurança, respeitar os semáforos, o limite de velocidade e a faixa de pedestre.

Uma das multas que mais acontece no Brasil é velocidade acima do limite. Os valores de km/h não são números aleatórios, eles são feitos a partir de vários estudos que vão indicar sobre a velocidade adequada para se trafegar naquela rua ou rodovia.

Nos casos de chuva, é sempre aconselhável diminuir a velocidade. Pois, nesses casos o atrito do pneu no solo molhada vai ser reduzido, e se por um acaso você precisar frear bruscamente o veículo você poderá perder o controle dele. Além disso, existe o risco de aquaplanagem, que pode causar uma derrapagem ou até um capotamento.

3. Se não tiver nas melhores condições, não dirija

Abordaremos aqui que muitos dos acidentes acontecem por que os condutores não estão nas suas melhores condições física e mental para dirigir.

O cansaço é um dos maiores motivos para que o condutor cause um acidente, e ele deve ser evitado a todo custo. Antes de viajar, sempre durma bem, e jamais pegue a estrada com sono. Dirigir com sono jamais deve ser feito.

Jamais dirija sobre efeitos de drogas e bebidas, além de ser crime, pode ser fatal para a sua vida. Se beber, não dirija, chame um uber ou um táxi ou peça para um amigo que não bebeu ir dirigindo.

De acordo com uma pesquisa feita pelo governo do Estado de São Paulo, 94% dos acidentes de trânsito ocorrem por falha humana. Essa pesquisa traz dados alarmantes e mostra como a imprudência pode ser perigosa para o condutor e para a sociedade.

Outro grave problema que pode ocasionar em acidentes é a discussão dentro do veículo entre os passageiros. Sempre dirija com a cabeça tranquila, a falta de concentração pode ser fatal para a sua vida.

4. Verifique a previsão do tempo da sua cidade

Sempre quando você acordar verifique a previsão do tempo da sua cidade para que você não seja pego de surpresa.

Dirigir em dias de chuvas e/ou de neblinas prejudicam muito a visão dos condutores, podendo causar diversos acidentes.

Nos dias de chuva o motorista deve redobrar a atenção, sempre andando com cautela e com a velocidade reduzida para que o carro não derrape na pista molhada.

Se por um acaso você for dirigir sob neblina, liga o farol de neblina, e jamais o farol alto. E reduza a velocidade e aumente a distância entre o carro da frente, pois a pista estará úmida e escorregadia. Evite as ultrapassagens e não se esqueça de sinalizar para qualquer manobra que for realizar.

5. Evite o uso de celulares, som muito alto ou televisão

Alguns motoristas dividem a sua atenção entre dirigir e mexer no celular, e esse combo pode causar um acidente grave. Se por um acaso você precisar utilizar o celular, pare o seu veículo e pegue o seu telefone.

As distrações são grandes influenciadoras de acidentes, sempre ao dirigir preste muita atenção sobre o que está a sua volta. Os celulares, som alto e aparelhos de tv são as formas mais comuns de tirar a sua atenção.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê infração gravíssima e perda de sete pontos na carteira para quem usar celular ao volante.

Você pode estudar mais sobre as leis de trânsito com um Curso online com certificado.

6. Mantenha uma distância segura do carro à frente

Quando um carro à nossa frente freia, nós temos um tempo de resposta até colocar o pé no freio, e por isso aconselhamos sempre manter uma distância boa do veículo da frente.

Existe uma regra básica que se aprender durante a autoescola, você deve deixar aproximadamente o comprimento de quatro carros do carro a frente. E com isso, você terá a resposta no tempo certo para frear.

Em dias de chuva, a sua atenção deve ser totalmente redobrada. Além de reduzir a velocidade, você deverá aumentar a distância do veículo à sua frente.

Seguindo essas dicas pode ter a certeza de que você vai evitar muitos acidentes de trânsito e trafegar com mais segurança com a sua família.

Depois de ler sobre os tópicos sobre como evitar acidentes de trânsito, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.