5 Dicas de como começar seu próprio negócio

Ser um empreendedor não é a tarefa mais fácil do mundo. Afinal de contas, o que não faltam por aí são desafios para se manter com uma boa qualidade de vida tendo uma renda estável. Agora, quando os problemas de uma empresa entram na sua rotina, é normal acabar um pouco desesperado.

como começar seu próprio negócio

Isto desmotiva muitas pessoas que têm uma capacidade sem igual para alcançar bons resultados no seu dia a dia. Mas infelizmente não conseguem superar o medo de todas estas incertezas juntas.

Por isso, hoje gostaria de te dar algumas informações valiosas. Quero te entregar não uma, nem duas, mas 5 dicas incríveis para você saber como começar seu próprio negócio.

Existem por aí vários cursos online, e eu recomendo realmente aprender tudo sobre o assunto de todas as fontes possíveis. Entretanto vale a pena dar uma olhada neste pequeno briefing que preparamos para te ajudar.

Qualquer dúvida estamos à disposição para te ajudar, ok?

5 dicas de como começar seu próprio negócio


Antes de mais nada é importante dizer que estas são dicas introdutórias. Nada, praticamente nada, irá ser tão eficaz e seguro quanto um bom planejamento e entendimento de todos os processos que gerem uma empresa.

Então, não tente entender como se isso fosse o completo necessário para você começar. Minha dica é sempre fazer o melhor estudo de tudo, inclusive de mercado.

Mas não ignore o que for dito aqui, são ótimos pontos de partida para você começar a se guiar em direção ao sucesso.

1 - Defina o seu plano de negócio


Esta é uma das etapas mais complicadas, e costuma surgir de uma maneira um tanto quanto natural. Muitos dos principais empreendedores são na verdade trabalhadores autônomos que ganhavam sua vida através de vendas de produtos ou serviços.

Seja um meio de revenda, prestação de atividade ou fabricação, a pessoa costuma partir do que já tem para uma formalização de empresa. Neste caso tudo fica muito mais fácil, basta você descobrir como vai fazer dinheiro e decidir como distribuir isto da maneira mais inteligente.

Se você tem uma ideia e quer transformá-la em negócio, o ideal é ir até um Canva e pensar em alguma forma de criar o seu plano de negócio. Assim, você consegue ter uma ideia de como irá fazer sua ideia virar realmente dinheiro, antes de gastar dinheiro nela.

2 - É preciso dinheiro para se fazer dinheiro


Uma das grandes ilusões dos iniciantes do empreendedorismo é de que vão abrir as portas e ficar ricos. A verdade é que a grande maioria dos empresários quebra em pouco tempo. Em alguns locais, nem 1 a cada 20 consegue ter um sucesso que o deixe aberto por mais de um ano.

Isto acontece porque um negócio normalmente custa muito dinheiro para ser aberto. E se você não tem ideia do quanto vai entrar, o melhor é mesmo tomar uma medida mais conservadora.

Se quer ter uma loja de roupas, porque não abrir uma loja online primeiro? Assim você consegue bons contatos de fornecedores e clientes de vários locais. Tendo uma segurança maior do que simplesmente depender de algo que ainda não começou.

Se você está sem dinheiro nenhum pode ser melhor correr atrás de bicos, empregos, revendas ou mesmo serviços que você possa prestar. Lembrando que é melhor juntar e começar da maneira correta.

3 - Aprenda a migrar para o digital


Assim como o exemplo dado na dica anterior, uma ótima maneira de ter mais chances e segurança é realmente acabar por entender que existem possibilidades que só a internet é capaz de oferecer.

Hoje em dia as maiores empresas possuem a maioria das suas operações online. E os grandes comércios estão por fechar as portas, sem condições de fornecer o preço e variedade que a internet é capaz.

Note que o número de mercados e farmácias aumentou, enquanto o de lojas em geral diminuiu. Isto porque é mais fácil e barato comprar a maioria das coisas online.

4 - Aprenda a conseguir clientes


Toda a empresa que começa vai precisar de estratégia e muitos ajustes. Assim como é necessário descobrir os gargalos de custos ou de produção.

Mas uma coisa é certa, nem mesmo a Coca-Cola, Fiat e várias outras marcas gigantes do mercado ficariam de pé por muito tempo sem clientes. Parar de vender é para uma empresa como uma parada cardíaca para uma pessoa, é o início do fim.

Então seu foco principal deve ser conseguir clientes, conseguir fluxo de caixa, enquanto tenta administrar todo o resto como secundário.

E por isso é interessante que você tenha em mente que o empresário iniciante está em todas as áreas da empresa fazendo tudo. Só no tempo de sobra ele administra.

5 - Separe as finanças


Esta é uma questão muito difícil, principalmente para quem está iniciando e possui muito poucos recursos. Quando você coloca as suas finanças pessoais junto com as finanças da sua empresa, é normal que tudo fique bem bagunçado.

Então o ideal é estipular um salário justo e se considerar como um funcionário da própria empresa que você criou. Sendo que o valor que sobra deve sempre ser reinvestido. Assim você irá evitar grandes problemas, até mesmo fiscais que pode sair caros ou serem perigosos.

Mas o normal é que a falta de disciplina nesta área acabe por gerar uma estagnação da empresa em si. Com você se tornando um parasita que suga tudo o que ela tem de essencial para começar a crescer.

Conclusão


Não é de hoje que o empreendedorismo se tornou a melhor opção de ter uma vida sem limites de lucro. E claro, não é recente o fato de que a maioria também aprendeu os grandes desafios desta carreira.

Por isso, recomendo que você procure se aprofundar sempre mais, principalmente através de cursos online com certificado. Esta é uma das maneiras mais eficazes para quem deseja ter resultados e ainda melhorar o seu currículo caso tudo dê errado.

No mais é isso, espero ter te ajudado nesta busca. Qualquer dúvida sobre o assunto estou à disposição para te ajudar, ok?

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem