Informática para concursos, o que é?

Atualmente, a grande maioria da população mundial utiliza o computador. Pois passamos muito tempo à frente dele, mexendo em redes sociais, escrevendo e-mails, entre outros. Porém, tudo isso significa que temos o que é necessário para passar em uma prova de informática para concursos?

Informática para concursos

E por causa disso, é preciso incluir esse conteúdo na sua grade de estudos para os concursos, e assim se dedicar a este assunto.

Além das dicas que vamos lhe passar neste artigo, indicamos que você procure por aplicativos que tem a função de montar o seu ciclo de estudos. Os Curso de Informática também ajudam nesse assunto.

Neste artigo vamos lhe passar algumas dicas para que você possa se preparar adequadamente para os concursos e assim consiga mostrar os seus conhecimentos sobre o assunto de informática. Ainda neste artigo comentaremos sobre o que estudar em informática para concursos, quais os conhecimentos básicos, quais concursos cai o conteúdo de informática, como estudar informática, entre outros.

Então, pegue caneta e papel, anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

O que estudar em Informática para concursos?


O concurseiro precisa estar sempre atento ao edital dos concursos. Entretanto, muitos profissionais da educação costumam sugerir aos alunos que eles tenham uma grande noção de hardware e software, mesmo que não apareça no conteúdo programático do concurso.

Podemos definir que o princípio básico da Informática é conhecer todos os componentes, sobre como eles funcionam e interagem entre si, pois isso influencia em todo o estudo do conteúdo.

É fundamental também conhecer a banca que vai corrigir a prova e sobre como ela trabalha cada um dos assuntos abordados. É indicado fazer provas antigas, e assim resolver elas, compreendendo então como funciona a metodologia da banca.

Os conhecimentos básicos de Informática?


Muitas bancas costumam abordar o conteúdo dos sistemas operacionais Windows 7 e 10 e Linux, além do Pacote Office nas versões 2010, 2013, 2016 3 2019 e o Libre Office.

É abordado também o conhecimento de Internet, que vai envolver a rede de computadores e os demais assuntos relacionados, como por exemplo, a segurança da informação.

Quais os concursos que cai o conteúdo de informática?


Há algum tempo a informática vem sendo cobrada na maioria dos concursos. Porém, atualmente ela vem sendo cobrada cada vez mais, com uma profundidade cada vez maior, e envolvendo a parte de TI. Como por exemplo, as bancas estão começando a cobrar cada vez mais as linguagens de programação e bancos de dados cada vez com mais profundidade, que estão ligados com à TI.

O conteúdo de informática já chegou em concursos como o concurso da Polícia Federal que estão presentes na prova da Polícia Civil do Distrito Federal para o cargo de Agente, além dos concursos para escrivão da PCDF.

Como estudar Informática para concursos?


Podemos definir de maneira geral, a informática é como qualquer outra matéria, ele é um concurso com termos técnicos próprios, porém, a sua maioria dos termos são na língua inglesa. E por causa disso, o aluno precisa aprender inglês para compreender informática, e por causa disso é muito necessário que você compreenda o assunto para entender todos os termos de informática.

Muitos Curso de Informática sugerem que os alunos anotem os termos em inglês e procurem a tradução em um dicionário. E com isso, o aluno começará a criar um vocabulário vasto e assim conseguir compreender sobre cada termo e os seus significados.

Se você ainda não sabe falar inglês, o Certificado Cursos Online disponibiliza ótimos cursos online com uma excelente metodologia de ensino.

Aprender informática sozinho é possível?


Sim, é possível, porém, somente se você tiver determinação. Aprender sozinho será muito mais trabalhoso e vai exigir muita dedicação do aluno.

Entretanto, quando você estuda uma disciplina que você ainda não tem domínio, você deve ter uma ótima orientação de professores e de cursos.

Estudando sozinho, o aluno poderá correr o risco de se aprofundar em algum assunto que não tem o costume de ser cobrado em concursos.

Muitas bancas costumam existir uma espécie de jurisprudência. Isso é, que muitas bancas podem cobrar diversos assuntos de forma diferente, e se o concurseiro não tiver o entendimento sobre o assunto ele poderá ir muito mal nos concursos.

Existe algum método específico e técnicas de estudos mais recomendados?


Atualmente, percebe-se que não existe um determinado método certo de estudo, mas sim o que funciona para cada aluno.

Muitos alunos se dão bem utilizando o computador para estudar, já outros, criam uma determinada dependência do computador e não conseguem resolver as questões sem o seu auxílio do PC, o que se torna algo extremamente prejudicial, pois a prova é feita no papel.

E existem outros que não tem nenhuma familiaridade com o computador e se sentem assustados, o que tende a ser extremamente prejudicial.

Depois de ler sobre “informática para concursos, o que é”, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem