profissional de finanças

Qual o perfil do profissional de finanças do futuro?

Um profissional da área de finanças precisa estar sempre em busca de aperfeiçoamento. Com tantas mudanças acontecendo tão rapidamente no mercado financeiro, o profissional precisa ter qualidades que façam com que ele se destaque entre os demais.

Precisa estar sempre atualizado e disposto a aprender, saber se comunicar de forma clara e objetiva, demonstrar controle e domínio sobre o assunto, entre outras características.

Veja neste artigo qual o perfil do profissional de finanças do futuro e o que é indispensável na vida deste profissional.

O que faz um profissional de finanças?

O profissional de finanças é o responsável por gerir a área financeira da empresa e mantê-la estável. Através de estudos realizados na área, o profissional se especializa e sabe quais são as melhores decisões financeiras a se tomar e qual o melhor momento para fazer isso.

Ele fica encarregado também por planejar a vida financeira da empresa, controlando gastos e lucros e fazendo um balanço para manter a saúde financeira do negócio, de forma a visar o aumento dos lucros.

Como será a área financeira no futuro?

Pouco se sabe sobre como a área financeira irá se comportar futuramente, mas o que podemos adiantar é que haverá muita presença do digital, assim como em muitas outras áreas do mercado.

Pagamentos online, através de aplicativos bancários, PIX, pagamentos automatizados, com certeza se tornarão cada vez mais recorrentes e farão parte da vida de um profissional de finanças do futuro.

Qual o perfil do profissional de finanças do futuro: saber lidar com as tecnologias

Uma característica imprescindível do profissional de finanças, seja no futuro ou no atual sistema financeiro, é o conhecimento de tecnologias utilizadas como aliadas da vida financeira.

Ter conhecimento básico em softwares, aplicativos, entender como funciona o mercado de investimentos financeiros etc é de suma importância.

Tendo essa bagagem o profissional de finanças poderá auxiliar a empresa onde trabalha a acompanhar as tendências do mercado financeiro, evitando que esta fique para trás e tenha prejuízos por não acompanhar as modernidades dos nossos dias.

Habilidade para negociar e boa comunicação

Uma dúvida recorrente sobre qual o perfil do profissional de finanças do futuro é saber se ele precisa saber se comunicar de forma clara e objetiva, e a resposta é sim.

O profissional responsável pela gestão financeira de uma empresa precisa saber comunicar claramente quais são as necessidades da empresa e quais são seus objetivos no que se refere ao financeiro.

Outra habilidade importantíssima é a de negociação. Ele precisa ter argumentos sólidos e ser persuasivo nos momentos em que precisar fazer uma negociação com fornecedores ou outros prestadores de serviço, demonstrando seus conhecimentos na área e visando a economia e qualidade de vida financeira da empresa.

O profissional de finanças do futuro é versátil

Não há como pensar que a forma de trabalho de um profissional de finanças será sempre a mesma. Este profissional precisa estar aberto a mudanças, ter facilidade em se adaptar às novas tendências que surgirem, e saber desenvolver seu trabalho em diferentes plataformas e locais, sem se manter “engessado” quanto a sua forma de trabalhar.

Versatilidade certamente é uma característica indispensável quando se pensa em qual o perfil do profissional de finanças do futuro.

Aprenda uma nova língua

Este não é um pré-requisito para se tornar um profissional de finanças, mas sem dúvida fará com que você saia em disparada na corrida por uma oportunidade melhor de emprego.

Saber um idioma estrangeiro será benéfico não só para você, mas para a empresa que vier a te contratar, pois você poderá mediar negociações com empresas e fornecedores internacionais, expandindo assim o nome de sua empresa e do serviço prestado por ela.

Saber falar um novo idioma tem se tornado muito necessário e algo decisivo na hora da contratação. Portanto, se você deseja se tornar um profissional de finanças bem-sucedido, inicie o quanto antes um curso de idiomas.

Entenda sobre o universo das criptomoedas

Parte de estar antenado nas modernidades que surgem, inclui ter conhecimento básico no investimento nas criptomoedas.

Investir em bitcoin tem se tornado comum entre empresários como forma de aumentar seus ganhos. Um profissional de finanças que tenha conhecimento neste ramo, poderá auxiliar sua empresa a fazer negociações lucrativas e se beneficiar diretamente com isso.

Estude muito

Nunca abandone a prática dos estudos. Um bom profissional, seja da área de finanças ou não, precisa estar sempre atualizado sobre as novidades que surgem dentro de seu ramo e ter interesse constante pelo assunto no qual atua no mercado de trabalho.

Pesquise, leia, esteja sempre interagindo com conteúdos que vão enriquecer seu currículo e valorizar o seu perfil profissional.

Gostou de saber qual o perfil do profissional de finanças do futuro? Compartilhe com seus amigos que tenham interesse no assunto e deixe nos comentários qual característica você considera fundamental em um profissional de finanças.