características de um devocional eficaz

5 características de um devocional eficaz

Uma das formas de manter-se conectado com Deus e a sua palavra no dia a dia é realizando o devocional! Este é um momento reservado para trabalhar a sua espiritualidade, o que traz uma série de vantagens para os cristãos.

Muitos ainda têm dúvidas sobre como o devocional funciona, quais as melhores técnicas e como manter esse comprometimento todos os dias. Grande parte dos cristãos, inclusive, não sabem o que é de fato é devocional. 

Vamos lá: devocional deriva da palavra devoção, que nos remete a aquele apego sincero e fervoroso a Deus. Sendo assim, este termo, basicamente, se dá pelo período de tempo que uma pessoa separa para dedicar-se ao contato com o divino.

O devocional cristão é uma forma de nutrir a vida espiritual, melhorar o relacionamento com Deus e se aproximar da Trindade. Consequentemente, com tudo isso, ainda adquirimos mais conhecimento relevantes para a nossa vida.

A proposta é que o devocional seja um compromisso diário, porque somente por meio deste contato constante é possível desenvolver um relacionamento saudável e constante.

Uma das principais dúvidas é sobre o que fazer durante o devocional – o que depende muito de cada pessoa. Neste momento podemos meditar na Bíblia, orar, louvar, cantar hinos, estudar algum livro que trate de assuntos espirituais, entre outras formas de se aproximar de Deus.

É possível fazer até mesmo um culto breve em família com leituras bíblicas e todo contato com conteúdos que honrem a palavra de Deus. 

De forma geral, o devocional está ligado com o estudo da Bíblia e de conteúdos que possam trazer nutrição espiritual.

Independentemente de como a pessoa opta por fazer o devocional, o importante é que se concentre e tenha um momento entregue exclusivamente a Deus.

Constância é a palavra-chave para o desenvolvimento pessoal e espiritual nestes casos.

Agora que já sabe o que é e como funciona, confira algumas dicas de como fazer devocionais eficientes! Separamos 4 características que este momento deve ter. Preste bastante atenção.

Devocionais cristãos: 5 características fundamentais para se aproximar de Deus

O devocional é muito importante para o cristão, mas não deve ser visto como uma obrigação e sim, um momento prazeroso e inigualável. São alguns minutos do dia que focamos somente em Deus, em nossa fé e espiritualidade.

Os benefícios, além dos que já foram citados, são diversos – como o incentivo diário da oração, meditação, crescimento espiritual, fortalecimento da fé, absorção dos conhecimentos ensinados por Ele, entre outros.

As 5 características de um bom devocional são: 

  • 1) Tempo certo; 
  • 2) Lugar certo;
  • 3) Resiliência;
  • 4) Concentração;
  • 5) Disposição. 

Você tendo esses cinco aspectos do seu lado, o devocional será extremamente vantajoso.

Quando dizemos o tempo certo, nos referimos ao período em que o devocional será feito. Com a rotina agitada, fica difícil encontrar um momento tranquilo para fazê-lo com calma.

O recomendado é que cada pessoa analise sua rotina e separe, mesmo que 5 minutos, para ter este momento com Deus. É melhor ter 5 minutos concentrados e de absorção da palavra do que deixar de fazê-lo.

Além disso, o cristão deve fazer seu devocional em um local tranquilo, sem barulho e distrações. Outro ponto importante é a resiliência, já que criar um hábito não é fácil, mas não desistir dele nem mesmo em momentos difíceis, é fundamental.

Por fim, disposição e concentração. É preciso estar disposto a receber os ensinamentos divinos e se concentrar nos minutos propostos para o devocional. Caso contrário, este hábito não fará a menor diferença na sua vida – e relacionamento com Deus.

Agora, conheça algumas dicas para colocar esse hábito em prática da melhor maneira possível. 

Dicas para um devocional perfeito

O primeiro passo é observar o seu dia para descobrir qual o melhor momento para realizar o devocional. Como dissemos, pode ser apenas 5 minutos do dia. Por isso, repare se ao acordar a sua rotina é mais tranquila ou é melhor deixar esse momento para a noite.

Algumas pessoas fazem antes de dormir, outras no meio da tarde ou na hora do almoço – o importante é fazer! O tempo você quem decide, pode começar com 5 minutos, depois 10, 15 e 30 minutos. Muitos fazem mais de uma hora por dia, mas depende da rotina de cada pessoa.

Ter um lugar tranquilo é fundamental, seja o quarto, sala de estar ou até mesmo o quintal. Outra dica é traçar um plano. Para quem está começando, ter um guia do que fazer é mais eficiente. 

Então, a ideia é organizar o seu momento com Deus. É possível fazer isso dividindo o tempo entre a leitura e meditação da palavra, oração, louvor ou qualquer outra atividade que mais te interesse.

Exemplo: 15 minutos de leitura bíblica + 5 minutos de meditação + 5 de orações + 5 de anotações sobre o que aprendeu no dia e + 10 de louvor. Se esse esquema não funcionar, ter um plano de leitura da Bíblia também é uma ótima opção!

Assim, terá um guia com o objetivo de conhecer mais a palavra de Deus. Outra dica legal é comprar um caderno para anotar tudo o que Deus falar com você. Isto é, os textos que mais gostou naquele dia, os pedidos de oração, as passagens que mais te tocaram e outros.

Este caderno pode ser útil quando estiver precisando de algumas palavras divinas. Serve como uma consulta sobre sua vida espiritual! Além disso, é muito gostoso anotar algumas orações e ver como Deus trabalha em nossa vida. 

Essas dicas são valiosas, mas como dissemos, cada um pode criar o devocional que mais faz sentido para a sua vida. O importante é separar este momento com Deus!