Confira quais são os melhores pacotes de benefícios oferecidos atualmente

Confira quais são os melhores pacotes de benefícios oferecidos atualmente?

Saiba como montar o melhor pacote de benefícios para seus colaboradores 

O mercado de trabalho se transformou por conta da pandemia de COVID-19. Com a adoção da rotina de trabalho remoto e flexível, as empresas começaram a perceber que precisavam reformular o seu pacote de benefícios para ajudar seus colaboradores neste momento, principalmente no que diz respeito ao bem-estar e à qualidade de vida no trabalho. 

Os benefícios corporativos são excelentes aliados numa estratégia de atração e retenção de talentos. Uma pesquisa da consultoria Willis Tower Watson mostra que 78% dos profissionais estão mais propensos a permanecer em uma empresa por conta do pacote de benefícios. 

A pesquisa Metlife Employee Benefit Trends Study, da seguradora Metlife, mostra que 59% dos funcionários afirmam estar recebendo benefícios que os ajudam a melhorar o seu bem-estar durante a pandemia. Isso mostra o quanto um bom pacote de benefícios é importante para o desempenho dos profissionais. 

Como definir o pacote de benefícios para 2022? 

O ano de 2022 está chegando e este deve ser um ano diferente. Com o avanço da vacinação no Brasil, há uma expectativa de retorno à normalidade no próximo ano. Mesmo assim, a cautela é a palavra-chave para o sucesso empresarial. Separamos dicas para ajudar empresas a definir o melhor pacote de benefícios para 2022, confira abaixo:

Conheça o perfil do negócio 

O primeiro passo para definir um pacote de benefícios é entender o perfil da empresa. Nisso, é importante entender o posicionamento da empresa dentro de seu segmento, seu tamanho, sua localização e número de colaboradores. 

Esses detalhes são importantes para começar a entender o que a empresa pode oferecer aos funcionários. Dessa forma, é possível avaliar as condições financeiras e as reais necessidades do negócio e de seus colaboradores para ser assertivo nos benefícios corporativos que serão oferecidos. 

Trace o perfil de seus funcionários 

O fator mais importante a se considerar em relação a benefícios corporativos é o funcionário. O que seus funcionários precisam? Em que a empresa pode ajudá-los? Por isso, traçar o perfil dos candidatos é tão importante. 

Inclusive, dessa forma é possível apostar na flexibilidade, oferecendo a possibilidade de escolha de diferentes benefícios para cada colaborador. Essa é a melhor maneira de motivar os colaboradores e torná-los mais produtivos na empresa. 

Então, conheça a rotina de trabalho, saiba as necessidades e os objetivos de cada um, assim é possível encontrar formas de oferecer benefícios que agreguem valor ao trabalho.  

Quais são os melhores benefícios corporativos oferecidos por empresas em 2021? 

Antes de tudo, é importante conhecer o seu negócio e os seus colaboradores para montar um pacote de benefícios assertivo. Porém, existem muitos benefícios corporativos que se popularizaram durante a pandemia e são muito importantes para a maioria dos profissionais, confira quais são eles a seguir:

Assistência Psicológica 

O cuidado com a saúde mental se mostrou muito importante com a pandemia de COVID-19. Com isso, empresas têm oferecido a assistência psicológica como um benefício corporativo. 

Muitas vezes oferecidos à parte, mas também fazendo parte do plano de saúde dos colaboradores, o tratamento psicológico é fundamental para lidar com problemas comuns no ambiente de trabalho como a ansiedade e o estresse. 

Vale-alimentação 

O vale-alimentação é um benefício bastante popular a muito tempo no país, porém como não é obrigatório, muitas empresas não o tinham em seu pacote de benefícios. Esse vale oferece um crédito mental para que funcionários possam comprar itens de alimentação, higiene e limpeza. 

Em um momento tão difícil, o vale-alimentação pode fazer a diferença na vida das pessoas, sem um importante complemento na renda dos profissionais. Além disso, esse benefício possibilita uma alimentação mais saudável e equilibrada, e claro, economia no orçamento. 

Outra vantagem deste benefício é que ele traz a possibilidade de diminuição em tributos como a Previdência Social e o FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço), que são benefícios obrigatórios que podem pesar para a empresa. 

Bolsa de Estudos e descontos educacionais 

Através de parceria com instituições de educação, as empresas também podem oferecer bolsas de estudo e descontos em cursos para funcionários. Esse é um excelente benefício para ambos, já que ajuda no desenvolvimento profissional de colaboradores, o que os torna mais completos para atuação no mercado. 

Apostar na qualificação dos colaboradores é uma excelente forma de mostrar a importância deles para a empresa. Isso é essencial para motivá-los a “vestir a camisa” do negócio e alcançar melhores resultados para a empresa. 

Vale-cultura 

Outro benefício que também se tornou bastante popular nos últimos anos é o vale-cultura. Esse benefício é uma alternativa barata para ajudar os profissionais a terem mais momentos e lazer. Com o vale-cultura é possível participar de eventos culturais que podem enriquecer o conhecimento profissional e ajudar a melhorar a vida pessoal. 

As empresas devem focar na montagem de um pacote de benefícios que sejam necessários para os seus colaboradores. Por isso, é muito importante ouvir o colaborador e entender o que ele realmente precisa. Essa é a chave para conseguir ajudá-los da melhor forma e otimizar uma estratégia de atração e retenção de talentos.