Casamento na praia: tudo o que você precisa saber para deixá-lo perfeito

Realizar um casamento na praia é um sonho de muita gente, principalmente dos noivos que anseiam pelo casamento em harmonia com a natureza e diante do pôr do sol… Dá até para imaginar, não é mesmo?!

Mas, realizar um casamento na praia requer atenção à detalhes muito importantes e específicos, que não precisariam ser levados em conta caso a cerimônia fosse em outro lugar.

Por isso, reunimos neste post tudo o que você precisa saber para deixar o seu casamento na praia perfeito. Confira!

A escolha da praia é importante para um casamento na praia

Pode parecer óbvio, mas escolher a praia certa é extremamente importante. Isso porque existem praias mais cheias e outras mais vazias; praias com acesso mais facilitado e outras nem tanto.

Ao organizar seu casamento na praia, você precisa ter em mente tanto a praticidade em montar a estrutura da cerimônia quanto no deslocamento e conforto dos convidados.

O ideal é que o local seja de fácil acesso e que tenha partes mais isoladas dos turistas.

A Praia dos Carneiros em Pernambuco e Balneário Camboriú em Santa Catarina conseguem ter o melhor dos dois mundos para que as celebrações sejam realizadas.

Mas atente-se à alguns detalhes: independentemente da praia que você escolher, é preciso pedir autorização da utilização do espaço pela prefeitura local. Isso porque as praias são lugares públicos, por isso, requer um aval da prefeitura para utilizá-la de forma particular. Com essa autorização você se resguarda de potenciais problemas legais.

Apresente o local para a decoração e músicos antes

É muito importante que, depois de definido qual praia o seu casamento irá se realizar, a equipe contratada conheça o local para que consiga estabelecer qual tipo de estrutura será necessário montar no grande dia.

Lembre-se que casamentos ao ar livre, como um casamento na praia, não possuem nenhum tipo de instalação como iluminação, som, entre outros. Você deverá providenciar geradores de energia, equipamentos de som, refrigeração para alimentos e bebidas, caso necessário, e todo o suporte que a decoração irá precisar.

Com isso em mente, você deve inserir na sua lista de planejamento financeiro para o casamento, essa infraestrutura e o deslocamento de toda equipe que realizará o evento.

Festa na praia, cardápio mais simples

Se além da cerimônia, a festa ou recepção dos noivos também na praia, opte por ter um cardápio do buffet mais simples. Isso porque nem sempre você terá à disposição um ambiente para providenciar um jantar, por exemplo.

Alimentos mais frios, que podem ser preparados antes, são uma boa opção para casamentos na praia.

Para bebidas, é importante que os noivos reservem um local de refrigeração próximo à cerimônia.

Prevenir para não remediar

O que todo casamento ao ar livre está sujeito são as condições do tempo. Você pode planejar a cerimônia perfeita, mas se não estiver preparado para uma mudança de clima, como chuvas ou sol muito forte, pode ser um grande problema para seu casamento.

Então, para prevenir, alugue uma cobertura montável. Se você quer aproveitar a paisagem, deixe um toldo posicionado para eventuais imprevistos. O importante é se resguardar para que nada, nem mesmo o clima, possa prejudicar o seu casamento.

Distância segura do mar

Lembre-se que você estará se casando em meio a natureza, e ela não espera ninguém. Certifique-se de que o horário da sua cerimônia e festa não ultrapassarão o horário de maré alta da praia que você escolher.

Por isso, aqui vai algumas dicas para que nada atrapalhe o seu grande momento:

  • Quanto mais cedo você realizar a cerimônia maior chance de não haver problemas com a maré alta;
  • Mantenha uma distância segura do mar;
  • Conheça bem a praia que você deseja, para que não enfrente empecilhos com ondas gigantes nem bichos exóticos;

Limpeza do local

Após realizada a cerimônia e recepção, contrate uma equipe de limpeza. Isso porque, em alguns lugares, a prefeitura exige que festas privadas banquem a organização do pós evento.

Além disso, como em todo espaço público, é de responsabilidade de todos que os resíduos sejam recolhidos e distribuídos nos locais corretos.

Casamento na praia precisa de serviço de segurança

Contratar serviço de segurança é essencial para qualquer tipo de evento. Mas, principalmente, em locais públicos essa segurança precisa ser redobrada.

Isso porque praias, independente de qual seja, atraem turistas e banhistas que não podem ser proibidos de frequentar o local. Porém, é importante que eles não atrapalhem seu grande dia.

Afinal, imagina ter que dividir fotos e memórias com pessoas desconhecidas? Por isso, não tenha medo de investir na segurança do seu casamento.

Pousadas e hotéis a beira da praia

Ao planejar um casamento na praia, você também precisa inserir na sua organização o deslocamento, tanto seu, enquanto casal, quanto dos seus convidados.

Com isso, muitos noivos optam por reservar uma pousada, hotel ou imóveis próximos do espaço onde será realizado a cerimônia, para todos que participarão do grande dia.

Isso otimiza o tempo de seus convidados, dão mais conforto e ainda garantam um clima de união muito maior entre os familiares e amigos.

Se você for casar em praias como a de Balneário do Camboriú em Santa Catarina ou a Praia dos Carneiros em Pernambuco, procure ajude de imobiliárias e corretores de imóveis em Balneário Camboriú, que possam te ajudar a encontrar o local perfeito.

Agora que você já sabe os detalhes para deixar o seu casamento na praia perfeito, hora de colocar a mão na massa né? Comece o seu planejamento e aproveite o casamento dos seus sonhos!

Casamento na praia