Saiba qual a diferença entre sinuca e bilhar?

Muitos dos que são adeptos aos jogos de sinuca , não sabem que existe uma diferença em comparação ao bilhar. Em geral a gente define por uma mesa, até 6 caçapas, e um taco que tentará derrubar várias bolas.

Tem quem chame de sinuca e outros de bilhar, mas você sabe qual a real diferença entre eles?

A maior diferença

A primeira e principal diferença vem do nome. Bilhar em português do nome a modalidade como um todo, assim como todos os tipos de jogos que envolvem a mesa, assim como tacos e bolas.

Sempre que você vir a chamar o jogo de bilhar, estará sempre correto. Para que você venha a entender essa diferença, a sinuca é para o bilhar como o poker significa para o baralho. Essa é na prática uma das variações.

De onde vem a sinuca

Falando desde a versão original desse jogo, tivemos até hoje inúmeras infinidades de adaptações. E muito tempo depois e a reforma dos gramados para as mesas, de martelos para os tacos e uma diminuição que acontece no tamanho das bolas, nos chegamos a sinuca que é uma versão brasileira para o bilhar. O brasileiro tem um pouco de tudo, né!?

Na versão do jogo que a gente conhece nos dias de hoje, tivemos muitas mudanças para o que agora estamos acostumados.

No século 20, muitos jogadores se desafiavam em trocas de bebidas. A versão original tinha como característica um jogo mais longo, e para tornar o jogo mais atrativo, as partidas foram encurtadas e deram origem a tradicional sinuca brasileira.

Na versão do jogo tradicional, contamos com 8 bolas, contando com a branca, usada para impulsionar com as outras, que são coloridas e com uma pontuação que vai de 1 a até 7. É simples assim, quem fizer mais pontos irá conseguir a vitória.

Surgimento do bilhar

Apesar de muitos comentários sobre quem inventou esse jogo, a versão mais provável da origem do bilhar foi chamada de croqué, disputados em campos de palácios franceses e onde os jogadores usavam uma espécie de martelo, muito diferente do que a sinuca em que a gente conhece nos dias de hoje.

Outra curiosidade que podemos citar, é que o inverno não era possível disputar externamente, sendo assim adaptados por salões e mesas dos palácios, adaptado por conta do clima.

Originou uma das versões que mais conhecemos hoje.

Países em que a sinuca é mais popular?

Os países onde a sinuca é mais presente no dia de hoje é nos Estados Unidos, em boa parte do continente asiático, toda Europa e pela América Latina alguns países se destaca, como Brasil e México.

A origem em si é muito controversa, sendo que se acredita que a Franca, Inglaterra, Grécia e até países americanos. Hoje os movimentos e torneios internacionais tem tornado o esporte ainda mais divulgado.

Não importa agora se você chama de snooker, bilhar ou sinuca. O recomendado é garantir horas de diversão com os amigos, família e é claro, vencer as apostas.

Fonte: Wikipedia

diferença entre sinuca e bilhar