Insuflador de ar para Espaço Confinado, o que é e para que serve?

Também considerado um EPC, ou seja, equipamentos de proteção coletiva, o insuflador de ar é um dispositivo necessário para diversos tipos de atividades industriais.

Isso porque, ele tem como uma de suas principais funções garantir a segurança dos profissionais que trabalham em locais de alto risco.

No geral, são projetados para atender as necessidades encontradas em locais com espaços de tamanho reduzido e sem ventilação, tornando a sua instalação obrigatória.

Contudo, são próprios para ambientes onde há um alto risco de alagamentos, explosões, soterramentos e asfixia, tornando a sua aquisição de extrema importância.

Quer saber mais sobre este equipamento? Então continue lendo para descobrir suas diferenças, benefícios e formas de manuseio. Boa leitura!

O que é um insuflador de ar?

O insuflador de ar é desenvolvido para promover a troca de atmosfera contaminada existente em espaços confinados. Ou seja, em todas as áreas onde o risco de morte, sufocamento, explosões e inundações são iminentes.

De acordo com a legislação brasileira, a NBR 16.577/2017, a utilização mecânica é indispensável para proporcionar uma melhor qualidade de ar para as operações realizadas em locais como este.

Além disso, tais equipamentos são bastante leves, muitas vezes portáteis, além de atuarem com os exaustores de ar.

Basicamente, eles têm como função realizar a dissipação de gases nocivos, tóxicos, inflamáveis e asfixiantes, possibilitando que um menor tempo de renovação do oxigênio no interior destes ambientes.

Fora isso, eles também proporcionam equilíbrio térmico, além de diminuir o tempo gasto com a limpeza dos locais, especialmente laboratórios químicos, de pesquisa, biológico e outros.

Diferença entre exaustor e insuflador do ar

Embora o insuflador de ar descarregue o ar de espaços externos e regule o ar para o ambiente interno, além de fornecer a melhor qualidade do ar ao local através da tubulação, o exaustor desempenha uma função completamente diferente, captando o ar de dentro (prejudicial) e o liberando para locais externos.

Quais são suas vantagens?

Em primeiro lugar, podemos pensar que o dispositivo pode promover a descarga adequada de substâncias sufocantes, tóxicas e inflamáveis ​​para a atmosfera.

Para além disso, apresenta ainda uma das outras principais vantagens, evidenciada pela redução do tempo de renovação do ar no seu espaço de funcionamento, proporcionando equilíbrio e conforto térmico. 

Mais importante ainda, o modelo centrífugo, acompanhado de funções duplas e tubos flexíveis pode não apenas reter o ar, mas também mover enormes quantidades de gás e oxigênio sob alta pressão. Entretanto, os benefícios não param por aí:

  • Além de serem leves e possibilitar um transporte mais fácil, também podem ser utilizados em complemento ao trabalho dos exaustores fixos;
  • Proporciona um maior controle a substâncias inflamáveis, tóxicas e sufocantes;
  • Sua característica é diminuir o tempo de limpeza em ambiente fechado e trazer maior conforto térmico aos funcionários;
  • O insuflador de modelo duplo com tubulações flexíveis pode movimentar significativas quantidades de gases oxigênio sob alta pressão.

Cuidados ao manusear um insuflador de ar

Somente empresas especializadas podem realizar a instalação e outras tarefas consecutivas no local.

No entanto, a análise de risco inicial (APR) e PET (que envolve a autorização de entrada e trabalho), assim como as particularidades do serviço a ser exercido são fundamentais.

Segundo o PET, o local de instalação do equipamento é determinado pela empresa, podendo ser na abertura ou conectado a um espaço restrito a um ambiente externo a partir de tubulações de instalação. 

Soluções Fillkplas para sua empresa

E aí, entendeu o que é insuflador de ar, como funciona e qual sua importância?

A Fillkplas produz equipamentos com materiais de alto padrão, além de produtos regulamentados pelos órgãos de vigilância e segurança brasileiros, tais como o INMETRO.

Além disso, temos mais de 3 décadas de experiência, sendo referência para o setor no mercado nacional.

Para conhecer mais sobre nossos produtos, acesse nossa página de produtos no topo da página ou entre em contato para que passamos auxiliá-lo da melhor maneira possível!

INSUFLADOR DE AR