Qual o ranking de apps mais baixados nos últimos 10 anos? Descubra!

O ranking de apps mais baixados nos últimos 10 anos é liderado pelo Facebook. Apesar de ter enfrentado problemas em relação ao seu uso, como vazamento de dados e notícias falsas, o app otimizado tem muita força entre os usuários. 

Mas além do Facebook, outras plataformas como o Instagram, Messenger e WhatsApp também estão no top 5.

Esse alto número de downloads se deve pela quantidade de atualizações e otimizações, além das funcionalidades interessantes que trouxeram para a sociedade.

Se você ficou interessado em saber mais sobre o assunto, confira a seguir o ranking com os apps mais baixados nos últimos 10 anos!  

Qual o ranking de apps mais baixados da década?

O ranking de apps mais baixados nos últimos 10 anos não é um reflexo dos dias de hoje, porém mostra como a relação do usuário mudou na internet. 

Vale lembrar que o Instagram foi comprado pelo Facebook no ano de 2012, como também o WhatsApp, adquirido por Zuckerberg em 2014.

Cada um destes aplicativos apresentou uma grande tendência em períodos diferentes. Confira quais foram os mais populares durante esse período: 

1. Facebook

Desde o  lançamento em 2004, o Facebook segue crescendo de maneira intensa entre os usuários. O app teve o feito de ser o mais baixado nos últimos dez anos, entre os anos de 2010 e 2019. 

A rede social também conseguiu gerar lucros satisfatórios para seus acionistas, isso porque realizou diversas melhorias na privacidade dos dados compartilhados com o app. 

Gratuito, o aplicativo do Facebook está em segundo lugar na categoria Redes Sociais das App Stores. Por isso, tornou-se muito presente na vida dos usuários na última década. 

2. Messenger

Atrelado ao Facebook, o Messenger aparece como o segundo da lista dos apps mais baixados nos últimos 10 anos. 

O aplicativo de mensagens foi lançado em 2011. Inicialmente, o Facebook Messenger não atraiu tanto a atenção no meio de mensagens nativas, principalmente entre os brasileiros, que ainda preferem o Whatsapp. 

Mas o Messenger é muito popular em países como os Estados Unidos. Por isso, o app ocupa a segunda posição no levantamento global da empresa App Annie. 

No ranking da Apple Store, o app aparece como o terceiro entre os aplicativos mais baixados da categoria Redes Sociais (na última década). Ou seja, em ambas as listas, ele aparece atrás do aplicativo do Facebook. 

3. WhatsApp

Querido entre os brasileiros, o WhatsApp foi a plataforma de mensagens mais popular do terceiro trimestre do ano de 2019

Mas comparando dos apps mais baixados dos últimos dez anos, o WhatsApp ocupou a terceira posição no ranking global. A situação foi diferente na Apple Store, porque atualmente ele é o número 1 na categoria de Redes Sociais. 

Sua popularidade é grande. Certamente, o WhatsApp é um dos aplicativos mais acessados na tela de seu dispositivo móvel, assim como de muitos outros usuários. 

4. Instagram

O Instagram foi lançado em 2010, mas rapidamente foi alcançando grande popularidade e se instalou entre os melhores aplicativos para compartilhar fotos e vídeos

Com a chegada de novos recursos, incluindo os Stories, que compartilham experiências instantâneas, além do Reels, recurso para gravar vídeos curtos, colocaram a rede social como o número 1 em Foto e Vídeo na Apple Store. 

As ferramentas de criação divertidas transformaram os usuários bastante ativos na rede social. O Instagram inspira diversas situações da vida, além de aproximar o público-alvo das grandes empresas do mercado.

5. Snapchat

Se você hoje é fã dos Stories no Instagram, agradeça ao app Snapchat. Ele serviu de base para a implementação de diversos recursos hoje presentes na rede social vizinha, comprada por Mark Zuckerberg. 

O aplicativo que surgiu em 2011 vem resistindo aos avanços da concorrência. Na disputa, segue firme e forte entre os apps mais baixados na última década. 

Ele mantém seu grande número de usuários fazendo muito sucesso, especialmente entre os mais jovens, que usam os seus filtros nas demais redes sociais que participam.  

Nas App Stores, o Snapchat é o número 9 na categoria dos aplicativos de Foto e Vídeo.

O que deve mudar no ranking de apps nos próximos anos?

Todavia, nos próximos anos essa realidade deve mudar. A tecnologia do metaverso é uma nova era digital anunciada por Mark Zuckerberg. 

O conceito da tecnologia do metaverso virtual é algo recente e está ligado ao universo em que os usuários interagem entre si como avatares digitais. 

No espaço criado por um metaverso, diferentes objetivos podem ser feitos, como interações sociais, jogos e até mesmo trabalho. 

Muitas empresas já utilizam o metaverso em seus produtos, como a HP, que lançou um suporte por meio do metaverso para grandes empresas que usam impressoras 3D.

Além disso, no metaverso há um cripto ativo que funciona como moeda de troca, com valor real agregado a ele. Assim, toda e qualquer transação será autenticada através de validadores da blockchain em que ele se encontra.

Ou seja, rapidamente o avanço do metaverso pode incluir a realidade dos aplicativos em dispositivos móveis. É uma mudança prevista para os próximos anos e que pode mudar não só o ranking de apps mais baixados, como também a principal tecnologia que usamos.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais