O que é Anti RP? Definição, usos e muito mais

Você sabe o que é ‘Anti RP’?

Se você costuma jogar jogos online, com certeza você já ouviu falar em Anti RP. Por isso, se você ainda não sabe o que isso significa, leia este conteúdo até o final.

Até o final deste artigo, falaremos tudo sobre o universo RP, em específico o que é anti RP. Sendo assim, se você quer saber mais sobre o significado deste termo, este artigo foi feito para você!

Mas antes de começarmos, não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais e com os seus amigos que ainda não sabem o que é Anti RP.

Agora, vamos lá!

O que é RP?

Antes de mais nada, para que você entenda bem o que é o Anti RP e quais efeitos negativos ele traz para o jogo, é muito importante que você entenda o que é RP.

Nós sabemos que muitas pessoas já conhecem, mas para quem ainda não sabe, RP significa Role Play ou encenação (em tradução literal).

No universo dos jogos, o conceito de RP vem crescendo bastante depois que ele começou a ser aplicado em certos jogos online.

A grande ideia do RP é que os players de um determinado game encenem ou simulem uma vida real dentro do jogo. O grande objetivo do RP é fazer com que os jogadores se sintam vivendo um mundo real, sendo que dentro dos jogos.

Caso você queira saber mais sobre a ideia do RP, nós fizemos um conteúdo falando sobre Powergaming onde explicamos melhor sobre como funciona esse ecossistema do RP. Portanto, se você quer saber mais, confira o nosso artigo sobre powergaming:

(Clique aqui para conferir)

Agora que você já sabe o que é RP, é importante que você conheça um pouco sobre alguns jogos que vem implementando RP e que estão tendo um grande sucesso:

Principais Jogos que tem RP

Hoje, quando se fala de RP, não há como negar que o GTA 5 é um dos jogos que mais se destaca. Por ser um jogo com um mapa grande e que funciona com mundo aberto, ele permite que as pessoas consigam realmente simular que estão vivendo uma vida normal – dirigindo carros, tendo profissões, casas…

Contudo, diferente do que algumas pessoas acreditam, o Role Play nos jogos online não existe apenas no GTA 5.

Na verdade, até mesmo em jogos que lançaram antes do GTA, podemos ver alguns traços do Role Play. Entre os principais jogos que tem essa dinâmica de RP, podemos destacar:

  • Second Life
  • Habbo

De certo modo, além do GTA, esses outros dois jogos têm uma dinâmica onde os usuários imergem no jogo, tendo como se fosse uma vida paralela – com seu próprio personagem, seu próprio estilo…

Mas afinal, falando em dinâmica, você sabe como funciona a dinâmica do RP?

Como funciona a Dinâmica do RP?

Falando especificamente sobre o GTA V, o RP acontece em servidores online do jogo. Desse modo, cada servidor conta com as suas próprias regras.

Para conseguirem manter a comunicação, os jogadores se falam pelo microfone do jogo. O grande problema é que, em alguns casos, há jogadores que cometem jogadas Anti RP.

Afinal, o que é Anti RP?

O Anti RP não é nada mais do que uma atitude que foge da dinâmica do RP.

Tendo como principal objetivo simular a vida real, uma atitude anti RP é aquela que sai do propósito do jogo. Nesse caso, tudo aquilo que está fora do que uma pessoa faria na vida real é uma atitude Anti RP.

Dependendo do servidor, uma atitude Anti RP pode ser suficiente para causar o banimento de um jogador. Por isso, é muito importante estar atento para evitar tomar ações anti rp.

Bom, por hoje vamos ficando por aqui. Não se esqueça de conferir nossos últimos conteúdos:

(Clique aqui para ver mais)

O que é Anti RP