O que é Powergaming? Entenda de uma vez por todas

Se você já ouviu falar em powergaming, mas não sabe o que é, leia este conteúdo até o final.

Até o final deste artigo, você vai conseguir entender de uma vez por todas o que é Powergaming, o que ele interfere no RP e o porquê dele ser negativo.

Sendo assim, se você escuta esse termo com frequência, mas ainda não conseguiu entender o que ele realmente significa, eu tenho certeza que este conteúdo lhe ajudará bastante.

Mas antes de começarmos, não se esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e com os seus amigos que também não conhecem o significado de ‘Powergaming’.

Agora, vamos lá!

O que é RP?

Primeiro de tudo, antes de falarmos realmente o que significa PowerGaming, é muito importante que você entenda o que é RP. De uma forma ou de outra, esses dois termos vão estar sempre ligados.

RP, para quem nunca ouviu falar, é a sigla que representa “Role Play”.

Role Play não é nada mais do que uma simulação do que acontece na realidade. Nesse contexto, RP costuma ser muito utilizado em jogos on-line, onde os participantes simulam um universo real.

Nos últimos tempos, um jogo RP que vem se destacando muito é o GTA V, principalmente na versão online do game.

Assim, em servidores feitos para RP, jogadores simulam que estão vivendo um universo real. Sendo assim, fazendo um Roleplay. Mas como será que funciona isso?

Como funciona o RP?

O funcionamento de uma simulação da vida real (RP) em um jogo on-line dependerá muito da mecânica do jogo.

No caso do GTA V, que foi o exemplo que demos, os jogadores simulam que estão vivendo uma vida real dentro do jogo.

Por se tratar de um jogo de mundo aberto, com diversas possibilidades, os jogadores vivem como se estivessem vivendo no mundo normal. Dependendo do servidor, cada jogador tem uma profissão, uma vida, uma família. Realmente como se fosse algo real.

Para que tudo isso aconteça, os jogadores são como atores, atuando e simulando um comportamento como se estivessem vivendo uma vida normal.

No caso do GTA V, por se tratar de um jogo de mundo aberto, em servidores onde não há RP, os players fazem tudo aquilo que não podem fazer na vida real – dirigem carros em alta velocidade, brigam com a polícia, arrumam confusões, cometem crimes…

Indo para o RP, tudo isso muda. Lá, os jogadores devem se comportar e fazer tudo dentro da lei, em muitos casos, sabendo que, caso eles descumpram alguma regra, haverá punições.

Realmente é uma simulação da vida real dentro de um jogo.

O que é Powergaming?

Depois de entender realmente o que é o RP, aí partimos para o Powergaming.

Assim como você viu antes, no universo do RP, os jogadores só farão aquilo que eles fariam em um universo real. Nesse caso, nenhuma pessoa conseguiria voar ou passar horas no fundo do mar sem respirar.

Contudo, às vezes alguns jogadores que não entendem bem a lógica do RP acabam tomando essas atitudes que não são condizentes com o que eles fariam na realidade. Assim, tomando comentando um powergaming.

O powergaming é uma atitude muito negativa para o RP porque, no momento em que certos players começam a não seguir o propósito do RP, fica muito difícil exigir que outros jogadores sigam a simulação.

Assim, geralmente quando algum player comete uma atitude que foge do propósito do RP, como um Powergaming, ele sofre um certo tipo de expulsão/banimento. É claro que isso também dependerá muito do servidor que ele está jogando o RP.

Bom, por hoje ficamos por aqui. Não se esqueça de conferir nossos últimos artigos:

(Clique aqui)

O que é Powergaming