Como precificar um serviço e ser competitivo no mercado

Saber como precificar um serviço corretamente pode ser o divisor de águas para o seu negócio decolar. A precificação correta é o grande desafio de muitos profissionais no mercado. Leia a seguir os pontos importantes e coloque em prática essas dicas!

Saiba como precificar um serviço de forma certa e objetiva

Identifique seus custos: levante todos os seus custos fixos e variáveis para permanecer no mercado é o primeiro passo de como precificar um serviço.

Entende-se por custos fixos aqueles que não variam conforme sua demanda por serviços. Exemplos de custos fixos são o aluguel do seu espaço, conta de energia, água, internet, telefone, segurança, pagamento de funcionários, assinatura de software (se houver), entre outros.

Custos variáveis são aqueles que variam conforme sua demanda: material de trabalho, transporte dos produtos ou da equipe para realizar serviço, impostos, comissões, entre outros.

Pesquise toda a sua concorrência: o que ela entrega aos clientes e por quanto. Avalie o atendimento, a qualidade dos materiais que usam (se for aplicável ao seu setor de atuação).

Inclua sua margem de lucro: permite investir mais no desenvolvimento do negócio e melhorias. Sem dúvida esse é um fator chave de como precificar um serviço.

Identifique o que você entrega ou pode entregar de diferencial em seu serviço, e inclua no custo do serviço sem gerar muita disparidade. Atendimento de qualidade, pós-venda, pontualidade e confiabilidade são atributos que agregam valor ao negócio e clientes valorizam.

Aprenda a negociar da forma certa com clientes. Estude a fundo o perfil dos seus clientes e público alvo. De modo geral, o perfil deles está disposto a pagar pelos seus serviços? Preza por qualidade ou o preço ganha na decisão?

Por fim, valorize seu negócio, sua marca, o valor agregado que seu serviço proporcionará ao cliente, e reverterá em benefício para ele.

Ao precificar um serviço de forma certa você tem as vantagens:

  • Adoção de preço justo a você e ao cliente;
  • Pagamento de obrigações sem atrasos;
  • Posiciona seu serviço entre os melhores;
  • Minimiza prejuízos;
  • Obtém lucro satisfatório para crescer, aprimorar e ser mais valorizado.

Conclusão

Saber como precificar um serviço adequadamente te mantém longe do amadorismo. Praticar preço baixo para ganhar cliente sem ao menos cobrir as despesas do serviço pode ser um tiro no pé. A precificação correta permite manter seu negócio equilibrado financeiramente, com valores aplicados justos ao contratante e ao contratado. Isso se traduz em crescimento e fortalecimento do seu nome. Ou seja, traz mais solidez para seu negócio e a possibilidade de expansão e investimento em melhorias a longo prazo.

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