É possível financiar um projeto de energia solar?

Sabemos que uma das coisas que mais faz o brasileiro gastar dinheiro em casa, é a conta de luz. Hoje é praticamente impossível vivermos confortavelmente e até de forma segura sem energia elétrica. 

Usamos a energia elétrica para tomar banho com água quente, para iluminar nossa casa à noite, usar aparelhos eletrotécnicos que garantem que nosso alimento não estrague ou que nossa roupa seja devidamente limpa e até para a nossa segurança, com cercas elétricas, portões e câmeras de segurança.

Então fica claro que não ter energia elétrica em casa não é uma opção. Por isso acabamos sofrendo muito com as taxas altíssimas que são geralmente cobradas na conta de luz.

Muitas dessas taxas vêm diretamente do custo de produção da energia elétrica. Acontece que a maior parte da nossa energia vem de hidrelétricas, e quando temos períodos de seca, precisamos usar outras alternativas mais caras, e isso faz com que em média 46% dos brasileiros deixem quase metade da sua renda para pagar a conta de luz bem como a de gás.

Por conta disso, cada vez mais as pessoas vêm procurando métodos alternativos para conseguir bancar o uso da energia elétrica, e sem dúvida nenhuma a mais popular que mais vem ganhando terreno é a energia solar.

A energia solar já existe a algum tempo vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, e muito disso está ligado diferente aos avanços tecnológicos que vem fazendo ela mais eficiente e também mais acessível.

Se dependesse da maioria das pessoas, hoje o Brasil seria repleto de casas que produzem a própria energia elétrica. Mas o fato é: será que todos podem pagar pelas placas?

Sabemos que o valor da instalação das palavras ainda é um pouco alto, por isso muitas pessoas se perguntam se é possível financiar um projeto de energia solar. E vamos falar sobre isso hoje.

A facilidade da energia solar

Primeiro precisamos dizer que o preço para se adquirir placas solares pode parecer elevado, mas o que temos que ter em mente é o custo benefício que elas vão trazer.

Como dissemos acima, o brasileiro deixa quase metade da sua renda nessa conta, e ela pode ser maior dependendo da época do ano e das condições climáticas, por outro lado, o sol está sempre ali.

E mesmo quando não estiver, precisamos lembrar que atualmente a tecnologia de energia solar permite que as placas armazenem energia do sol, e dessa forma você não vai ficar sem energia em dias nublados.

Isso faz com que a pessoa praticamente nunca precise usar a energia vinda dos postes, o que vai fazer com que a sua conta de luz caia drasticamente. E é exatamente sobre isso que vamos falar na sequência, já que é isso que pode ajudar você a conseguir financiar as suas placas

Financiando os painéis solares

Primeiramente precisamos dizer que sim, é possível financiar, e que existe mais de uma maneira para se fazer isso. Primeiro precisamos lembrar que você pode negociar direto com a empresa das placas, já que cada empresa tem seus preços e  talvez você consiga um bom preço parcelado diretamente com eles.

Mas como alternativa, existem pessoas que fazem financiamentos em banco levando em consideração o valor da parcela e o valor que vão passar a ter de desconto.

Algumas empresas conseguem fazer um cálculo para o cliente saber o quanto em média a sua conta de luz vai passar a custar, e assim a pessoa tenta ajustar o preço da parcela do financiamento de acordo com o valor do desconto, assim o valor do financiamento não é sentido diretamente.

E a melhor parte é que a pessoa não vai estar tendo uma conta a mais para pagar, e com o tempo, ela vai quitar o financiamento, e quando isso acontecer ela vai passar a poder realmente economizar aquele valor.

E como a instalação de painéis solares é feita de forma rápida, ela pode já conseguir fazer esse esquema logo na primeira parcela do financiamento, fazendo com que ele seja acessível a mais pessoas.

Mas é claro, você também pode optar por fazer esse tipo de negócio de formas diferentes. Esse é só um exemplo de uma forma criativa de não sentir o peso das parcelas, mas existem também pessoas que preferem fazer as parcelas serem maiores a fim de pagar menos meses para que possam ter acesso ao desconto mais rapidamente.

O lado bom disso é que não vai demorar muito para que você praticamente recupere todo o valor investido através do desconto que vai acontecer mensalmente.

Em resumo, a energia solar é o futuro, e se você tem condições de correr atrás de fazer parte desse futuro agora, você sem dúvida nenhuma vai economizar muito dinheiro, então pesquise. 

Contacte empresas, bancos e quem mais tem parceria com esse nicho, e encontre os melhores valores para a sua realidade.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais