Pesquisa revela índices de satisfação com banda larga em Campinas

Há alguns anos, Campinas foi classificada pela Urban Systems como uma das cidades mais conectadas do Brasil, mas ainda apresenta índices de satisfação popular intermediários em relação à banda larga. É o que aponta a recente pesquisa do Minha Conexão, plataforma responsável por testes gratuitos de velocidade de internet, que traz informações inéditas sobre o serviço na região metropolitana. Segundo o site, a média geral de satisfação dos consumidores no município é apenas de 2,91, na escala de 0 a 5 proposta pela ferramenta.

O estudo teve como base os 120.427 testes de velocidade registrados pelos usuários entre fevereiro e maio deste ano somente em Campinas. Vale lembrar que, ao final da conferência da qualidade de internet, os internautas costumam avaliar o trabalho dos provedores conforme indicado pelo velocímetro do Minha Conexão. Ao oferecer um compilado dos dados, o objetivo da pesquisa é oferecer aos consumidores informações atuais e imparciais sobre a qualidade da internet na cidade paulista.

Provedores mais populares

Provedores mais populares

No quesito número de testes, os provedores de maior destaque durante o período foram a Claro, que deteve 39,2% do total de medições da pesquisa; a Vivo, com 33,5%; e a Desktop, com 23,3%. Os usuários da Clicknet Telecom, Global Live e Algar Telecom também participaram do estudo, mas juntos os três grupos representam apenas 4% dos registros.

Apesar das companhias nacionais apresentarem maior volume de testes na pesquisa, a Algar Telecom e a Desktop Internet foram as provedoras com maior índice de satisfação dentre os consumidores, com notas médias de 3,77 e 3,45, respectivamente. A Vivo apareceu em terceiro lugar, com avaliação geral de 2,89, seguida pela Claro, com nota média de 2,7.

Médias de download, upload e ping

Médias de download, upload e ping

Quem apresentou a média de velocidade de download mais alta foi a Vivo, com 117 MB/s, enquanto a Algar registrou a pior média, com 91 MB/s. A Desktop foi considerada a segunda melhor em média de velocidade de upload, com 82 MB/s, atrás apenas da Global Live, que garantiu 102 MB/s. A média de ping (latência) geral foi de 29 ms. Os únicos destaques negativos no aspecto foram a Claro, com 34 ms, e a Vivo, com 32 ms.

Sobre o Minha Conexão

Disponível nas versões web e mobile, o Minha Conexão é hoje um dos maiores medidores de velocidade de internet do país. O velocímetro, que conta com mais de seis milhões de acessos mensais, permite que os usuários avaliem gratuitamente informações importantes sobre a qualidade de suas conexões, como o ping (latência), velocidade de download e velocidade de upload. Desde 2020, o site é mantido pelo Melhor Plano, plataforma especializada na comparação imparcial de planos de telefonia e internet no Brasil.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais