Qual a melhor época para comprar carro? Saiba mais a respeito

Buscar por um veículo que caiba no seu orçamento, que sirva para levar você de um ponto ao outro no dia a dia, que não traga tanta manutenção, que seja confiável, que dê conforto para você e sua família é algo complicado.

Essa pesquisa pode ser pelo melhor preço, pela melhor oferta, melhores opcionais, melhores modelos, carros mais econômicos, carros com melhor desempenho e ainda com uma estética que você gosta. Assim, poderá fazer dele um instrumento de trabalho, usar para transportar sua família ou até mesmo para seu lazer.

A compra deve ser feita de maneira consciente, segura e sem pressa. Entretanto, você pode se perguntar qual é a melhor época para comprar um veículo. No início do ano? Na época das férias escolares? Próximo da Black Friday ou no final do ano, período em que a maioria das concessionárias renovam as frotas? Todas essas perguntas serão respondidas no nosso artigo de hoje. Acompanhe e confira!

Comprar um carro no início do ano

O início do ano, principalmente janeiro e fevereiro, são ótimos e a melhor época do ano para se comprar um carro. Um dos principais motivos é que as empresas costumam ter vários carros usados ​​em seu estoque e, à medida que vão sendo liberados, é preciso ganhar espaço dentro das concessionárias.

Como os produtos precisam ser vendidos ou transferidos, as concessionárias costumam baixar o valor, muitas vezes dentro dos limites da tabela Fipe, tornando esse um período bastante favorável para quem busca o melhor mês para comprar um carro novo, seminovo ou usado.

Para as empresas que vendem veículos, há também a necessidade de avaliar as condições de pagamento que serão oferecidas aos clientes, pois muitas evitam gastos imprevistos no início do ano e a análise é mais um critério antes de fazer uma aquisição.

O motivo dessa cautela é que os valores das taxas estão concentrados nessa época do ano. São muitos os compromissos financeiros, como a arrecadação do IPVA (Imposto sobre Operações de Veículos Automotores) do governo estadual, por exemplo.

Comprar um carro no meio do ano

O meio do ano pode ser um momento interessante para comprar um carro. Uma das razões para o declínio é uma possível crise na indústria automobilística. De um modo geral, essas crises são generalizadas e afetam todas as montadoras.

Isso significa que há uma certa contenção sobre a possibilidade de vender mercadorias paralisadas a preços favoráveis ​​antes do final do ano.

Comprar um carro no final do ano

Muitas pessoas falam que é a melhor época para se comprar, principalmente entre setembro e dezembro. É nesse período que os descontos ficam maiores (de 8% a 15%), pois as montadoras procuram encerrar o estoque de modelos do ano à medida em que os veículos do ano seguinte chegam às concessionárias.

Outro fator que contribui para a venda é a desaceleração das vendas, já que muitas pessoas começam a se preocupar e planejar as férias e festas de fim de ano.

Ao passo que uma parcela significativa do orçamento começa a ser gasta com isso, as vendas começam a cair, forçando muitas lojas e revendedores a lançarem algumas promoções para atrair seus clientes.

Com a chegada do fechamento do ano fiscal e com as montadoras pressionando para faturar mais, os vendedores estão propensos a bater as metas, e nessa loucura toda podem surgir ótimas oportunidades. O 13º salário pode ser pago de forma integral ou parcelado, e é em dezembro que ele está na conta. Essa pode ser a única chance que uma pessoa tem de fazer um grande investimento, como a substituição de seu veículo tendo em vista que o dinheiro extra já está em sua conta.

Quais são as melhores dicas para comprar um veículo?

Quando se trata de avaliação de produtos, você deve conhecer todos os recursos que deseja de um bom carro. Diante disso, sempre busque as melhores opções, seja de veículos novos, seminovos ou usados. 

Busque concessionárias autorizadas para veículos zero quilômetros e lojas especializadas em veículos seminovos e usados. Um exemplo que podemos citar é caso você procure por carros usados em Florianópolis, indicamos que você faça uma busca pelos modelos que sempre rodaram em asfalto e que tenha um estado de conservação e manutenção em dia. Assim, você garante uma ótima compra. Data e modelo também são dois pontos obrigatórios ao fazer uma avaliação. Esses dois elementos são amplamente responsáveis ​​pela longevidade do veículo. 

Quanto melhor você cuidar do seu carro, mais livre de problemas ele ficará. No entanto, depende muito do ano de fabricação. Não é recomendado adquirir um modelo que não seja adequado para a quilometragem esperada.

Outro ponto extremamente importante na hora de comprar um veículo é analisar os quilômetros que ele roda por litro de combustível. Se você comprar um carro que consome muito combustível, todo o dinheiro economizado na compra será desperdiçado. 

Uma dica final: pesquise bastante antes de fechar negócio! Como elemento central de todo o processo, você deve enxergar as melhores oportunidades do mercado e negociar bastante.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais