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    Home»Marketing»Como fazer marketing na indústria: entenda neste artigo
    Marketing

    Como fazer marketing na indústria: entenda neste artigo

    By Redação30/09/2022

    Para fazer marketing, saber como se planejar, escolher qual é a melhor estratégia para o meu nicho e empresa, vale a pena contratar uma empresa de marketing? O marketing digital serve para a empresa que trabalho? Estas e muitas outras dúvidas estão sempre presentes na rotina de um gestor.

    Isso ocorre pois nem todos têm noção do quão importante é para uma empresa  fazer o marketing, e isso está no imaginário popular. Sempre que pensamos em aplicações de estratégias de marketing, associamos imediatamente a lojas e empresas tradicionais.

    Porém, quem compreende realmente sobre o marketing, sabe muito bem que até mesmo as áreas que estão longe do consumidor final, como indústrias e fábricas, precisam de boas estratégias para atingirem melhores resultados.

    O pensamento de que marketing só serve para vendas é extremamente danoso para a grande maioria das empresas, e para acabar com ele é preciso o quanto antes fazer algumas ressalvas sobre isso.

    Primeiro que o marketing não é vendas. Pode até parecer confuso, mas vamos com calma que tudo se encaixa. A venda é essencial para toda empresa, e o marketing visa sim vender, mas isso não significa que toda estratégia e todo o marketing é feito com essa finalidade.

    As estratégias corretas são o segredo do sucesso das empresas. Não é raro ver empresas do mesmo nicho com produtos semelhantes, porém, uma vai muito bem com muitos clientes e ótimas vendas, mas sua concorrente vive à beira da falência.

    Situações como essas são muito comuns, seja com lojas, empresas b2b ou até mesmo com indústrias e fábricas, e podem ser resumidas em apenas um fator – o domínio do marketing profissional.

    Ao falar disso, as pessoas imaginam instantaneamente aquelas propagandas, como outdoors, anúncios na internet, rádio ou televisão. Mas na verdade o marketing já vem muito antes disso, estando presente com suas estratégias na escolha do nome da empresa, logo, identidade visual, modo de relacionamento com o cliente e muito mais.

    Todas as ações e atitudes de uma empresa devem sempre estar guiadas pelas estratégias de marketing, não importa o seu nicho de atuação, seja uma loja de artigos, ponta de estoque ou até mesmo uma indústria como é o caso da  Alfa Instrumentos.

    O que é marketing

    Para saber como fazer marketing corretamente é preciso entender a fundo o verdadeiro marketing, por isso, vamos a uma rápida introdução.

    Segundo a AMA (Associação Americana de Marketing) o marketing nada mais é do que um conjunto de técnicas e processos para comunicar, entregar ou trocar ofertas de valor para os consumidores, clientes e parceiros a fim de gerar um relacionamento.

    Essa definição expõe o quão complexo pode ser o marketing, pois não é somente vendas, é também uma arte para se comunicar e se relacionar.

    Sendo assim, as estratégias visam muitos objetivos, seja vender, gerar relacionamento, convencer, fortalecer a marca e muito mais, dependendo do objetivo de cada momento e de cada empresa.

    Esses são alguns dos principais objetivos de uma estratégia de marketing:

    • gerar mais vendas;
    • fidelizar clientes;
    • aumentar a visibilidade;
    • fortalecer o branding;
    • criar ou estreitar laços com o cliente;
    • orientar os clientes;
    • engajamento com os funcionários.

    Com isso, o seu trabalho como gestor ou profissional de marketing, passa a ser o de identificar dentro dos objetivos quais são aqueles que mais trarão resultados para a empresa na qual trabalha.

    Marketing Industrial

    Com todas essas estratégias e métodos, fica muito mais simples entender o que é e como o marketing se encaixa em uma empresa, porém, quando o assunto são as indústrias, o processo passa a ser um pouco mais complicado, visto que o consumo é um pouco diferente do tradicional.

    Para isso existe o marketing industrial, pois ele visa atender e criar estratégias que se encaixem nas especificidades de fábricas e afins, uma vez que a maioria delas funciona no modelo b2b. Sendo assim, é necessário um maior cuidado com estratégias mais precisas e efetivas para impactar corretamente outras empresas.

    Estratégias efetivas de marketing para indústrias

    Com as indústrias tudo é muito diferente, uma vez que as vendas não são diretas, o que torna muito mais difícil impactar os seus consumidores corretamente. Por essa razão, o marketing ocorre muito mais pensando em longo prazo e na geração de valor, tendo em vista que dificilmente uma propaganda surtirá efeito instantâneo.

    O relacionamento entre indústria e consumidor é longo e duradouro, mas sempre com base na reciprocidade. Por isso, uma das melhores formas de se impactar com melhores resultados é com a criação de conteúdo específico.

    Isso pode ser feito por um blog onde se escreve artigos sobre os produtos ou dúvidas do público, e assim tentar ajudar com conteúdo relevante e impactante. Uma rede social que seja também repleta de conteúdo que agregue valor aos seus seguidores, também é de suma importância.

    Para que funcione corretamente, o seu processo de marketing deve ser focado no fortalecimento e expansão de marca, ou seja, a imagem da sua empresa deve ser vista como autoridade no assunto.

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