10 truques para economizar eletricidade em casa

Economizar eletricidade é sempre uma meta de todas as famílias. Todos nós queremos saber por que um vizinho paga menos na conta de luz do que nós, ou se é verdade que conectar dispositivos à rede também gasta eletricidade, mesmo que não estejam funcionando. 

Economizar eletricidade em casa

Se você quer saber a resposta, continue lendo o artigo, e com certeza alguns desses 10 truques para economizar energia elétrica em casa serão bastante úteis. 

Como economizar eletricidade em casa?


Energia renovável


Como energia solar térmica para água quente ou aquecimento, solar fotovoltaica para gerar eletricidade, geotérmica para aproveitar a temperatura do subsolo, biomassa, vento, etc.

Uma das formas com mais sucesso neste mercado, é o uso do autoconsumo elétrico: a energia solar é captada através de placas solares. Essa energia será usada para tudo o que você necessitar, sem ter que fazer contrato de luz, nem mudança de companhia elétrica. Além disso, o que você vai economizar é muito!

Tarifas de energia mais econômicas em horários determinados


Existem tarifas que se ajustam ao horário que você usa mais a energia. Por exemplo, a tarifa branca oferece um preço de energia mais econômico se você gastar energia fora da hora do pico. Convém confirmar esses horários para saber se você encaixa neles e se realmente consegue economizar nas contas de luz. Confirme essa possibilidade junto da sua empresa de energia.

Instale um equipamento para medir a demanda de eletricidade


É muito útil porque poderá conhecer o gráfico de consumo ao longo do dia e ver a energia elétrica de que necessita. Além disso, você saberá o consumo de cada eletrodoméstico e detectará o consumo noturno devido à conexão dos eletrodomésticos à rede mesmo que não estejam funcionando.

Desconecte completamente os equipamentos que não estão sendo usados


Isso é mais importante do que você pensa, pois você pode economizar até 7% no consumo de eletricidade de sua casa.

Substituir as lâmpadas incandescentes e halogênios LED


Você vai economizar entre 80 e 90% do consumo de eletricidade na iluminação. Além disso, a vida útil dos LEDs é muito maior (30 vezes maior que o primeiro e 15 vezes maior que o segundo), o acendimento é imediato e geralmente têm garantia. 

Instale termostatos digitais programáveis ​​por zona


Isso permite programar diferentes temperaturas de acordo com horas e dias, utilizando energia apenas onde e quando for necessária.

Regule o aquecimento e o ar condicionado para uma temperatura adequada


Em casa, entre 19 e 21 ºC no inverno e entre 24 e 26 ºC no verão. Você deve saber que aumentar a temperatura do termostato em um grau no inverno ou reduzi-la em um grau no verão pode aumentar o consumo em cerca de 7%.

Não abra o forno desnecessariamente


Cada vez que você abre o forno, ele perde entre 25 e 50 graus.

Lave os pratos com uma máquina de lavar louça que você vai economizar


Uma máquina de lavar louça consome 1 kW por ciclo, enquanto à mão gastamos 4 kW, porque tem que aquecer a água ou abrir a torneira durante um único minuto, o que equivale a “dar descarga” entre 9 e 11 litros de água pelo ralo.

Use o ferro de engomar de forma inteligente


O maior consumo de energia do ferro ocorre quando ele é conectado até atingir a temperatura ideal, portanto, não faz sentido conectá-lo para uma única peça; Você economizará energia se acumular roupas para passá-las todas de uma vez. 

Claro que esses são apenas alguns conselhos que você pode aplicar no seu dia a dia para tentar evitar que a conta da energia seja muito alta. Certamente você terá outros hábitos que não referimos, e que podem ser tão eficazes como estes.

Que dicas você recomenda?
Postagem Anterior Próxima Postagem