Como o consumidor positivo pode ajudar sua vida financeira?

O Consumidor Positivo é uma das ferramentas que, atualmente, podem auxiliar você a conseguir as melhores opções de crédito no mercado. Isso, pois, ele dá informações importantes que podem atestar sua imagem como bom pagador.

Consumidor positivo

Essa é uma ferramenta que acompanha os cadastros de proteção de crédito. Assim, ao invés de considerar as dívidas, considere os pagamentos. Com isso, cria-se um histórico do consumidor enquanto pagador.

E é exatamente esse conjunto de informações que pode, por exemplo, garantir o cartão de crédito dos sonhos ou juros mais baixos. Por isso, não deixe de continuar para conferir tudo sobre o Consumidor Positivo.

O que é Consumidor Positivo?

Esse é o nome de um programa que pertence ao SPC Boa Vista, apesar de também possuir semelhantes em outros cadastros de proteção ao crédito. Por exemplo, o Serasa conta com o Cadastro Positivo.

Independentemente do nome, esse é um tipo de cadastro que leva em consideração as compras em parcelas com as quais você se compromete. Assim, ele gera registros sobre todas as vezes em que você quitou uma conta dentro do prazo da parcela.

Ou seja, o Consumidor Positivo é um programa que busca demonstrar que o cidadão cumpre com as suas obrigações financeiras. Dessa maneira, influencia na concessão de crédito para o indivíduo, uma vez que pode demonstrar sua confiabilidade ou a ausência dela.

Essa confiança e o grau do consumidor têm comprovação por meio da geração de uma pontuação. A ela se dá o nome de score, que pode ser baixo, médio ou alto e vale entre 0 a 1000 pontos.

Quais são os dados que o Consumidor Positivo leva em consideração?

Esse tipo de cadastro leva em consideração apenas as compras em parcelas. Ou seja, ele analisa as quitações que um indivíduo realizou em dia de acordo com a data de vencimento de cada conta.

A partir de então, conforme a frequência de quitação em dia, desenvolve a pontuação e determina o score. Este, aliás, não é fixo, podendo sofrer constantes alterações de acordo com o comportamento do indivíduo enquanto consumidor.

Qual a importância do Consumidor Positivo para os cidadãos brasileiros?

Normalmente os cadastros de restrição de crédito levam em consideração para os seus registros o apontamento, por bancos, lojas e financeiras, da ausência de pagamento de uma conta.

Nesse caso, a obrigação financeira não teve cumprimento dentro do prazo que as partes firmaram. Assim, a empresa envia informações ao SPC ou Serasa e há a negativação de crédito.

Contudo, com o surgimento dessa nova ferramenta dentro dos cadastros de restrição de crédito, houve uma nova base de análise de informações. Isso, pois, o Consumidor Positivo atua com base nas contas pagas e não nas dívidas.

O mesmo, é claro, ocorre em relação ao Cadastro Positivo do Serasa. Com isso, as empresas passam a ter informações seguras sobre as chances de um consumidor quitar ou não com dívidas que contrate com ela.

Por isso, temos que um cadastro dessa natureza é importante para melhorar a relação entre empresas e consumidores. Também, por auxiliar a diminuir o risco das empresas que passam a ter em mãos dados concretos sobre o indivíduo com interesse nos produtos financeiros.

Outro ponto importante é que o Consumidor Positivo também pode substituir documentos de comprovação de renda. Imagine, por exemplo, um autônomo sem formas de comprovar a renda mínima para um cartão de crédito. Nesse caso, ele pode usar o score para mostrar as contas que contrata e o pagamento correto.

Como melhorar a pontuação do Consumidor Positivo?

Pois bem, está claro que esse tipo de cadastro é muito importante. Ele não só influencia na possibilidade de se obter um cartão de crédito ou empréstimo, mas também no valor de liberação, condições de pagamento e juros.

Portanto, quanto melhor o seu score, melhores serão as chances de que você obtenha as melhores ferramentas de crédito do mercado. E, assim, torna-se crucial saber como aumentar a pontuação ou mantê-la alta.

Pague suas contas em dia

Em primeiro lugar, é claro que pagar as contas em dia é algo essencial para melhorar a sua pontuação no Consumidor Positivo. Afinal, esse registro analisa justamente o seu pagamento de dívidas até o prazo de vencimento.

Por isso, sempre lembre-se de quitá-las até a data limite. Em caso contrário, isso irá prejudicar a sua pontuação e chances de conseguir boas condições de crédito no mercado.

Mantenha a atualização dos seus cadastros

Em segundo lugar, também é crucial que haja a manutenção dos dados de registro em empresas das quais você usa os serviços em dia. Por exemplo, troca de telefone, endereço ou até de estado civil devem ficar claras.

Faça mais compras em parcelas

A nossa última dica para melhorar a sua pontuação no Consumidor Positivo é optando, sempre que possível, pelo pagamento de contas no crédito e em parcelas. Isso, pois, o registro analisa apenas as contas com compromisso de pagamento futuro.