Descubra qual o score mínimo para cartão de crédito

Para garantir a idoneidade das operações e proteger as concessoras de crédito muitas empresas fazem uso, hoje, dos sistemas de pontuação. Mas qual é o score mínimo para cartão de crédito ? É possível mensurar?

Qual o score mínimo para cartão de credito

Todas as operações financeiras são impactadas pelo score. Afinal, ele serve para demonstrar à empresa as chances de que o cidadão cumpra corretamente com suas obrigações e quite as operações de crédito que eventualmente contratar.

Abaixo, conheça mais sobre o score, qual é o mínimo para a obtenção de um cartão de crédito e como aumentar essa pontuação.

O que é score?


O score nada mais é do que uma espécie de análise e cálculo sobre quanto valem os seus hábitos financeiros.

Em outras palavras, esse sistema pega informações como seus hábitos de pagamentos, relacionamento com o mercado de crédito e empresas e manutenção dos dados em dia. Com isso, define uma nota para sua atuação enquanto consumidor.

Assim, segundo o próprio Serasa, detentor do Serasa Score, a pontuação “resulta do relacionamento do consumidor com o mercado”. Essa é uma maneira de expressar que os pontos permitem às empresas e financeiras concluir se você é um bom pagador ou não.

Ainda, a resposta para qual é o score mínimo para cartão de crédito decorre do que o mercado considera como um bom pagador. A pontuação total parte de 0 e vai até 1.000. A partir disso, então, há a divisão de grupos de pontos.

Grupos de pontuação do score


Para saber qual o score mínimo para cartão de crédito é preciso saber, também, como são feitas as divisões em faixas de pontos.

Conforme dito acima, a pontuação parte de 0 e se limita a 1.000 pontos. Dessa maneira, o sistema entende o seguinte:

  • Até 300 pontos: Ruim. Representa risco altíssimo de inadimplência por parte do consumidor, privando-o da grande maioria das operações de crédito disponíveis no mercado;
  • Entre 300 e 700 pontos: pontuação razoável. Considera-se, nesse caso, que o risco de inadimplência é médio. Portanto, ainda que não seja ótimo demonstra chances muito maiores de quitação das dívidas do que o grupo anterior;
  • 700 a 1.000 pontos: pontuação considerada alta, o que, por sua vez, significa que o risco para inadimplência é baixo.

Ou seja, a pontuação é inversamente proporcional ao risco de inadimplência de um consumidor. Ainda, existem outras divisões que são ainda mais específicas:

  • 0 a 299 pontos: Ruim;
  • 300 a 499 pontos: Razoável;
  • 500 a 799 pontos: Bom;
  • 800 a 899 pontos: Muito bom;
  • 900 a 1.000 pontos: Ótimo.

Mas e como isso impacta em qual o score mínimo para cartão de crédito? Segundo especialistas, pessoas com score a partir de 700 pontos têm acesso às melhores condições de crédito.

Assim, contam com juros menores e maiores prazos de parcelamento. Também, têm à disposição um número maior de cartões de crédito, aumentando o rol para escolha.

Por outro lado, geralmente é possível a obtenção de cartão de crédito com um score na faixa dos 400 pontos. Isso, é claro, dependerá da instituição e do caso específico, mas é possível ter uma ideia a partir dessas divisões.

Portanto, por mais que o valor de qual o score mínimo para cartão de crédito possa variar, é correto afirmar que as chances aparecem a partir dos 400 pontos.

Cadastro Positivo e Serasa Score são a mesma coisa?


Não. O Serasa Score analisa os pagamentos que o consumidor faz, mas principalmente seus atrasos, requerimentos para inscrição em banco de restrição de crédito e afins.

Quanto ao cadastro, é importante ressaltar que quando há o atraso de uma conta a empresa costuma contatar o cliente para cobrança e negociação. Quando não há sucesso nessa operação, ele informa o banco de cadastro sobre a inadimplência.

Então, o banco de cadastro (Serasa, SPC, Boa Vista) informa ao cidadão a solicitação da inscrição. A ele cabe pagar a conta ou negociá-la em 10 dias para evitar o registro de restrição de crédito.

Contudo, mesmo que ele pague as dívidas antes da inscrição, a solicitação prévia dela, por si só, já diminui o score. Assim, deixa o consumidor mais longe de qual é o score mínimo para cartão de crédito.

Por outro lado, o Cadastro Positivo leva em consideração apenas as contas feitas pelo consumidor. Quanto mais compras forem pagas em dia e sem atrasos, maior será sua pontuação.

Ambos os tipos de pontuação, por fim, influenciam na concessão de crédito.


Como aumentar o score para conseguir cartão de crédito?


Quem ainda está lutando para chegar ao número que corresponde a qual o score mínimo para cartão de crédito pode levar em consideração essas dicas:

  • Mantenha seus dados sempre atualizados perante as empresas (endereço, telefone, renda, emprego e estado civil);
  • Procure negociar as dívidas em aberto e cumprir com os prazos e condições;
  • Manter o nome sempre limpo.
Postagem Anterior Próxima Postagem