desinfetantes

Principais tipos de desinfetantes para limpeza

O produto que combina limpeza e perfume é um grande aliado na higiene. Descubra qual o tipo de desinfetante ideal para você usar.

O desinfetante é um produto com duas vantagens principais: ele limpa e perfuma o ambiente. É vendido em diferentes quantidades e aromas, o que faz com que o cliente possa escolher qual o ideal para determinada necessidade.

Além de ter uma variedade de perfumes, existem tipos de desinfetantes para se usar em algumas situações. Por exemplo, usar um desinfetante de uso geral para limpeza de empresa ou casa é uma ótima opção; porém, se for para limpar uma clínica ou hospital, o ideal é utilizar um desinfetante para uso hospitalar.

Entenda agora quais os tipos de desinfetantes indicados para cada situação e quais as recomendações corretas para usá-los.

Quais os tipos de desinfetantes?

Existem três tipos de desinfetante: para uso geral, para uso hospitalar e para uso alimentício. Sua principal utilidade é higienizar superfícies e objetos com objetivo de acabar com as bactérias e fungos que podem causar doenças.

Antes de ser utilizado, deve ser diluído em água e essa proporção muda conforme o produto, por isso é muito importante ler as instruções de uso. Este produto também deve ser de qualidade para garantir que não estrague a superfície, móvel ou equipamento em que será utilizado.

Desinfetante para uso geral

O desinfetante para uso geral é o que mais encontramos nos supermercados. Ele é utilizado para limpeza de casas, de empresas e outros ambientes mais simples de limpar. Ele também possui diferentes aromas, o que faz com que tenha dupla vantagem: limpa e perfuma o ambiente — deve ser utilizado para limpar sujeiras leves em pisos e azulejos, dessa forma, ele higieniza, elimina as bactérias e perfuma o ambiente. 

Ele é menos tóxico do que os outros tipos de desinfetante, mas ainda assim é importante ler o modo de uso na embalagem do produto. Por exemplo, mesmo que seja um desinfetante mais fraco, pode ser recomendado usar luvas para não ressecar e/ou irritar a pele. Além disso, é necessário prestar atenção na quantidade a ser misturada com água para que o cheiro não fique muito forte ou deixe resíduo em algum móvel.

Desinfetante alimentício

O desinfetante alimentício é utilizado na indústria de alimentos. Ele é utilizado para limpeza de superfícies e equipamentos da indústria de alimentos e bebidas, assim eliminando as bactérias e fungos que existem no ambiente.

Esse desinfetante não é vendido em supermercados e também não possui uma variedade de aromas. Ele é feito especialmente para higienizar equipamentos e superfícies da indústria de alimentos e bebidas, o que o faz mais forte do que o desinfetante de uso geral.

É importante ler as instruções na embalagem do produto antes de usá-lo, pois como ele entra em contato com equipamentos utilizados na preparação de alimentos e bebidas, ele não deve deixar resíduos. Ou seja, usar corretamente o produto evita que alguma parte dele entre em contato com algum alimento.

Desinfetante hospitalar

O desinfetante hospitalar é indicado para hospitais, clínicas e demais ambientes da área da saúde. Ele deve ser utilizado para desinfetar superfícies e equipamentos de uso geral para eliminar fungos e bactérias.

O hospital é um ambiente em que corremos risco de infecções e doenças, então é importante que ele seja limpo corretamente. O desinfetante hospitalar ajuda nessa limpeza e higienização do local, garantindo que os pacientes e/ou acompanhantes não precisem se preocupar. 

Ele deve ser aplicado de maneira correta, assim como mandam as instruções de uso de cada embalagem, garantindo a higienização dos equipamentos, móveis e superfícies.