Como fazer a limpeza do ventilador e do climatizador durante o verão

Como fazer a limpeza do ventilador e do climatizador durante o verão

Com a chegada do verão e o calor, é hora de limpar o ventilador que estava guardado, ou até mesmo o climatizador que ficou parado nos dias mais frios. E para poder usá-los é preciso limpar bem.

Tanto o ventilador quanto o climatizador trabalham com sistemas de ventilação, assim, pode ser problemático para as pessoas que estarão naquele ambiente, ainda mais se são pessoas alérgicas. Por isso, com o material de limpeza certo e umas dicas você poderá deixar os aparelhos bem limpinhos.

Essa limpeza é muito importante para evitar doenças e alergias, para crianças isso pode ser ainda mais nocivo, por isso é tão importante fazer uma boa limpeza.

Quer saber mais sobre como fazer a limpeza do ventilador e do climatizador durante o verão? Continue lendo este post.

Como fazer a limpeza do ventilador

Quando fica muito parado, o ventilador provavelmente estará todo empoeirado, com muitos resíduos, por isso é preciso limpar bem antes de ligar o aparelho na tomada e espalhar toda essa sujeira pela casa.

Para ficar mais fácil de limpar existem algumas coisas que podem ser feitas para melhorar esse processo, aí vai algumas dicas para te ajudar:

Aspirador de pó

O jeito mais prático de limpar toda a poeira é com um aspirador de pó, assim, você não precisa se preocupar com a sujeira depois. Além disso, é uma forma segura e prática.

Para limpar o ventilador, tanto com o aspirador de pó ou qualquer outro meio, é preciso desmontá-lo. Isso é bem simples, alguns modelos são apenas encaixados e outros podem ser com parafusos, você irá precisar de uma chave.

Esponja e sabão

Você também tem a opção de limpar com uma esponja, assim você dá ao aparelho uma aparência de novo, também deixando ele muito mais limpo do que o aspirador, que pode não renovar a aparência do ventilador.

Também é preciso desmontar o aparelho, certifique-se que o ventilador está desligado e comece a desmontar. Isso também serve para os ventiladores de teto.

Outra dica é usar sabão neutro, assim, você evita que o produto danifique as peças, seja tirando a cor ou até mesmo deteriorando seu ventilador.

Saco de lixo

Esse truque é bastante inteligente, já que pode ser ruim limpar um ventilador muito empoeirado. Basta embrulhar o ventilador em um saco de lixo grande, o próximo passo é ligar o aparelho e deixá-lo se livrar da poeira.

Essa é uma opção para quem não possui um aspirador de pó, é ótimo para evitar que a poeira se espalhe pela casa. Com os materiais de limpeza corretos fica mais fácil.

Como fazer a limpeza de um climatizador

Outro aparelho que será muito usado no verão é o climatizador, por isso, é importante fazer uma boa manutenção nele antes que a temporada entre e você precise usar.

Troque o filtro

A parte mais importante na hora de deixar um climatizador limpo é trocar o filtro. O climatizador funciona com a filtragem do ar que já está no ambiente, por isso ele pode ser tão benéfico.

Porém, um filtro muito velho pode ter o efeito contrário, lançando poeira, germes e muito mais no ambiente, o que pode causar doenças e alergias.

Por isso, o primeiro passo é trocar o filtro, isso fará toda a diferença no funcionamento do aparelho. Vale lembrar que o recomendado é fazer a troca a cada seis meses, assim, você garante um bom funcionamento do seu climatizador.

Limpar a saída de ar

Como os aparelhos para resfriar o ambiente trabalham com ventilação, é muito importante limpar as saídas de vento, pois mesmo com um filtro novo outras sujeiras podem ficar grudadas nesta região.

Assim, você garante um bom funcionamento, a limpeza pode ser feita com um desengordurante e uma toalha mágica, ou apenas um pano úmido, se for suficiente para limpar a superfície.

Dessa forma, você garante que o aparelho fique bem limpo, livre de sujeiras, poeira e outros resíduos que podem fazer mal às pessoas da casa, como também danificar o aparelho.

Limpar o reservatório

O climatizador usa um reservatório de água, e essa parte também precisa ser muito bem limpa. A água será usada para vaporizar o ambiente e diminuir a temperatura do cômodo, por isso é importante limpar bem.

Para isso, você só precisa tirar ele de dentro do aparelho e lavar, você pode usar uma esponja e um detergente neutro, como também fazer isso apenas com água.

Uma etapa muito importante desse processo é sempre lembrar de secar bem antes de devolvê-lo ao local de origem.

Ao limpar qualquer um desses aparelhos é preciso ter alguns cuidados, a maioria das peças são feitas de plástico ou metal, esses materiais podem sofrer deterioração por diversos motivos, por isso é preciso ter atenção.

Alguns cuidados para manter o ventilador e o climatizador intactos podem ser feitos, como usar uma esponja macia, e evitar alguns produtos químicos, que podem ser o fim do seu aparelho.

Evite usar água sanitária, querosene, álcool, gasolina, thinner, solventes e produtos ácidos, abrasivos, isso pode danificar completamente seu aparelho, por isso, se mantenha usando o sabão neutro, ele fará toda a limpeza que o aparelho precisa.

Assim, você poderá ter um aparelho por muito tempo e sem danificar ele, além disso, a limpeza é necessária para que você não acabe tendo problemas respiratórios ou alergias. Dessa forma você só sai ganhando.