touca e fronha de cetim

Porque você deve usar touca e fronha de cetim?

Você sabia que a fronha e a touca de cetim podem ser as suas melhores amigas na hora do sono? Sim! Porque o cetim traz muitos benefícios para você amanhecer com as madeixas lindas e disciplinadas!

E se você acha que a fronha e a touca de cetim são acessórios utilizados somente pelas cacheadas… ledo engano! Apesar de serem muito difundidas no universo dos crespos, a touca e a fronha de cetim possuem tantos benefícios que são indicadas para todos os tipos de cabelos!

E você deve estar se perguntando se realmente faz alguma diferença usar fronhas e toucas de cetim nos cabelos, não é mesmo? Vem com a gente que vamos explicar tudinho para você entender porque o cetim faz tanto sucesso com quem quer deixar as madeixas bem cuidadas!

Por que evitar as fronhas de algodão?

Apesar de o algodão ser um tecido muito bem requisitado nas roupas de cama, para os cabelos ele não é tão bom assim. A explicação está em uma das propriedades desse tecido: a propriedade hidrofílica!

Por ser hidrofílico, o algodão tem a capacidade de absorver a umidade. Essa é uma característica muito boa quando se trata da pele, pessoas que suam excessivamente, por exemplo, têm o algodão como um ótimo aliado.

Mas quando se trata de cabelo, a propriedade hidrofílica do algodão acaba atrapalhando na beleza das madeixas por absorver a umidade natural dos fios e isso faz com que eles fiquem mais ressecados e com frizz.

Os fios também ficam extremamente desalinhados devido ao atrito entre o cabelo e a fronha de algodão, o que acaba embaraçando-os demais.

Mas e por que o cetim? Não pode ser outro tecido?

O cetim é um tecido que não absorve a umidade, o que acaba preservando a oleosidade natural dos fios.

Enquanto dormimos, a fronha de algodão do travesseiro vai roubando um pouquinho da água dos fios, portanto o tecido utilizado na fronha influencia diretamente no estado do cabelo na hora de levantar e por isso a fronha de cetim é uma ótima opção, pois o material puxa menos água do cabelo, e com a retenção de líquido dentro dos fios, as madeixas ficam hidratadas por muito mais tempo.

Além disso, a fronha de cetim reduz o atrito com os fios devido a sua superfície deslizante, ajudando a evitar que os cabelos fiquem embaraçados, amassados e com frizz, diminuído até mesmo a chance de quebra dos fios.

Fronha ou touca de cetim? Qual escolher? Quais as diferenças?

O tecido é o mesmo, o cetim, a única coisa que mudará é a sua preferência por usar uma ou outra. Você também pode revezar o uso das duas, ora usar a fronha, ora usar a touca.

A diferença está no fato de que a fronha não delimita o espaço para o cabelo e se você se mexer muito à noite a ponto de o seu cabelo sair de cima da fronha de cetim, a parte que encostar no lençol de algodão possivelmente ficará embaraçada e com frizz. Mas isso depende muito do tamanho do cabelo, quem tem cabelo curto não sofre com esse problema!

Já com a touca você consegue fazer com que todo o seu cabelo fique em contato com o cetim e, ao acordar, ele estará desembaraçado e sem frizz, pronto para sair e arrasar esbanjando beleza!

A touca só não é muito apreciada por quem não gosta de nada apertando a sua cabeça. Quem não curte tiaras e bandanas, por exemplo, talvez tenha mais dificuldade de se acostumar com a touca.

Muitas pessoas preferem a touca por questões estéticas na hora de arrumar a cama, para não ficar uma fronha diferente do resto da roupa de cama!

O ideal é você ter as duas, fronha e touca, e ir revezando entre elas até escolher a sua preferida, e também para usar uma enquanto a outra estiver sendo lavada.

E quais são todos os benefícios que a fronha e a touca de cetim oferecem para os cabelos?

Há vários benefícios. Veja:

  • Evita o surgimento de frizz nos fios na hora de dormir;
  • Evita que os fios fiquem embaraçados;
  • Diminui a fricção nos fios e a chance de eles quebrarem;
  • Ajuda a manter a umidade e a oleosidade natural dos fios;
  • Deixa os fios alinhados e bem definidos;
  • E nos cabelos cacheados, deixa o cacho definido, sem perder sua forma natural.

Meu cabelo é super liso. Devo usar touca e fronha de cetim?

A resposta é sim! Apesar de serem muito usadas pelas cacheadas e crespas por manterem uma ótima definição dos cachos, a fronha e a touca de cetim são recomendadas para todos os tipos de cabelos, até mesmo para quem possui as madeixas lisas, pois o cetim faz com que os fios não percam a hidratação natural, além de ficarem mais alinhados.

Vale a pena lembrar que para ter madeixas saudáveis e bonitas é preciso ter cuidados diários com produtos de qualidade encontrados em lojas de cosméticos e indicados para o seu tipo de cabelo.