Estratégias para aproveitar cada cantinho de salas compactas

Estratégias para aproveitar cada cantinho de salas compactas

Aproveitar pequenos espaços e usar móveis inteligentes são apenas algumas das estratégias que podem ser utilizadas em salas menores

Espaços compactos são a nova tendência de arquitetura nas grandes cidades. Cada vez mais, vemos apartamentos que possuem salas, cozinhas e dormitórios menores, e isso não é algo ruim: é possível ter muito conforto e estilo em ambientes assim. Basta usar os móveis corretos.

Nas salas de estar compactas, o segredo é otimizar: aproveitar cada cantinho para preencher com um sofá ou cadeiras, paredes para colocar prateleiras e suportes para TVs e, se possível, apostar na integração de ambientes. Tudo isso é possível sem diminuir os espaços de circulação da casa.

Conheça essas estratégias abaixo, coloque a mão na massa e veja sua sala compacta se tornar o melhor lugar da sua casa.

Saiba as medidas da sua sala

Antes de tudo, inclusive de escolher qualquer móvel ou objeto de decoração para sua sala, é importante medir o espaço. Saber quais são as medidas da sua sala é fundamental para que você possa selecionar os móveis certos e que não vão deixar sua sala muito lotada ou sem espaço algum, além de evitar gastos com móveis que não cabem no local.

Para isso, saiba a altura e o comprimento de cada uma das paredes. Vale fazer um rascunho no papel, marcando as medidas de todos os lados do cômodo. Também meça os cantos, pois, apesar de muito ignorados, eles são importantes nas salas compactas: colocando móveis nos cantos, é possível aproveitar cada espacinho da sua casa.

Aproveite os espaços que sobram

O espaço entre a parede e o sofá, o canto da parede da TV e o espaço embaixo da estante: todos esses locais são oportunidades para colocar novos móveis que não vão atrapalhar a circulação.

O local entre a parede e o sofá pode se tornar um espaço perfeito para uma mesa de apoio, onde ficam controles de TV e até mesmo abajures. O canto da parede da TV pode receber prateleiras para livros. Por fim, o espaço que sobra no chão, abaixo da estante ou do rack, é o lugar perfeito para encaixar um pufe ou um banco que podem ser usados quando visitas chegam em casa.

Tenha móveis inteligentes

Um sofá cujo assento levanta para exibir um baú onde é possível guardar objetos que não são usados com frequência ou uma mesa que se expande para que mais pessoas possam se sentar na hora do jantar: esse tipo de móvel é um coringa para quem tem salas compactas.

Por isso, opte sempre por móveis inteligentes. Mesmo que custem um pouco mais do que os outros, eles são a melhor e mais prática opção para quem está montando sua sala compacta.

Tenha espelhos e uma boa iluminação

Espelhos não são objetos apenas para verificar as roupas escolhidas no dia ou retocar a maquiagem. Eles são ótimas maneiras de expandir o espaço, dando a impressão de que o ambiente é maior do que realmente é.

A iluminação mais clara também tem função semelhante, além de deixar a decoração ainda mais bonita. Por isso, junte os espelhos à boa iluminação e faça sua sala compacta parecer maior.

Integre espaços

Integrar espaços por meio da remoção de paredes para juntar a sala e outros espaços, como a cozinha ou a sala de jantar, é uma das maneiras mais conhecidas de aproveitar salas compactas. Tanto que grande parte dos imóveis entregues atualmente já contam com essa integração entre cômodos.

Porém, fique atento: é necessário contratar um profissional caso você pretenda realizar a integração de espaços em seu apartamento ou casa. Remover paredes sem o auxílio de um especialista pode causar danos estruturais que podem se transformar em rachaduras ou até mesmo levar à queda de imóveis. Sempre tome cuidado.