Projetos de arquitetura gratuitos

Projetos de arquitetura gratuitos

Na maioria das vezes, projetos de arquitetura gratuitos não são as melhores opções, para conseguir um bom projeto de arquitetura, a melhor opção é pagar, isso vale tanto para os profissionais da área, quanto para os programas que são utilizados para realizar projetos de arquitetura.

Principalmente quando estamos falando de projetos de arquitetura de casas modernas, o valor do produto final, pensa o investimento em um bom programa de arquitetura, ou numa empresa que realiza projeto de arquitetura, ou até mesmo num arquiteto autônomo.

Mas se por algum motivo, está procurando por projetos de arquiteturas gratuitos, ou até mesmo softwares que realizam projetos de arquitetura gratuitos, saiba que existem opções, e é sobre isso que falaremos neste texto.

Se você quer ficar sabendo mais sobre projetos de arquitetura gratuitos, continue a leitura do texto.

Separamos dicas incríveis de projeto de arquitetura gratuitos, e também de programas / softwares free, para serem usados para elaborar os seus projetos de arquitetura.

Paperhouses

Paperhouses é uma página, editora de código aberto, onde são postados, projetos de casas, projetadas por arquitetos talentosos de todo o mundo. 

Falar sobre projetos de arquitetura gratuitos, obriga-nos a mencionar o paperhouses, não poderia concluir sem mencionar esta opção incrível.

O objetivo é promover projetos residenciais de qualidade e combater a baixa qualidade da construção em diversos subúrbios. 

Os projetos não são específicos do local e podem ser facilmente alterados devido a um sistema de construção adaptável. Todo o conjunto de mapas e desenhos do projeto pode ser baixado como arquivos PDF e apenas um vem com o arquivo DXF.

Wikihouse

Wikihouse é um sistema de construção de código aberto que faz uso de painéis de madeira cortados por máquina CNC para construir casas ou outros tipos de estruturas. 

Foi desenvolvido por um escritório de arquitetura com sede no Reino Unido e, desde então, se expandiu para outros países.

Wikihouse inclui modelos de corte e esboço e algumas instruções sobre como utilizar o sistema. É possível falar sobre o Wikihouse em seus fóruns para membros da comunidade e solicitar acesso à pasta compartilhada do Google Drive com outros recursos comuns. 

Já foi utilizado na construção de pavilhões de chá, micro-arquiteturas de casas, pavilhões de chá e muito mais. É a comunidade Wikihouse que incentiva seus usuários a contribuir compartilhando seus conhecimentos.

Elemental

Elemental é um estúdio de arquitetura fundado pelo renomado arquiteto chileno Alejandro Arevana. 

Ele lançou recentemente arquivos AutoCAD DWG para quatro dos projetos habitacionais do Elemental para o público com licenças Creative Commons.

Arevana é conhecido pelas suas técnicas de design baseadas na participação e pela ideia de uma casa incremental que é completada pelas pessoas que nela vivem. 

O objetivo principal é treinar construtores latino-americanos em técnicas de construção acessíveis de alta qualidade. 

Por meio do fornecimento de informações e documentos, Arevana espera que a expertise de seu estúdio seja amplamente divulgada e melhore a qualidade da habitação pública.

Projetos de arquitetura gratuitos, aplicativos gratuitos de design de interiores

Quem procura por projetos de arquitetura gratuitos, também se interessa por aplicativos gratuitos de design de interiores, por isso vamos listar alguns a seguir.

Sweet Home 3D

Sweet Home 3D é uma ótima opção de software free para projetos de arquitetura, sweet home 3D é um aplicativo Java gratuito de design de interiores que ajuda a desenhar a planta da sua casa, organizar os móveis nela e ver os resultados em 3D.

Este é um software excelente e simples, que funciona perfeitamente no Linux. É muito simples. a melhor coisa  neste software é que você projeta tudo em um plano 2D e, no local, o software cria uma imagem 3D, que você pode girar, aumentar e diminuir o zoom etc.

LibreCAD

LibreCAD é um espetacular aplicativo para CAD 2D de código aberto, disponível para Windows, tem versão Apple e também versão para Linux. 

Se o seu objetivo é obter CAD 2D sem nenhum custo, então este é certamente um programa que vale a pena. É possível usar em casa e até no trabalho, há muito espaço para melhorias, mas o LibreCAD já é muito bom.

Como o LibreCAD se concentra na geometria 2D, é rápido e leve, com um instalador de menos de 30 MB, num texto sobre projetos de arquitetura gratuitos LibreCAD é tema obrigatório.

LibreCAD (originalmente QCad e depois CADuntu) é um aplicativo CAD 2D de código aberto para Windows, Apple e Linux. Ele é baseado no Qt, que é um aplicativo líder de plataforma cruzada e framework de desenvolvimento de UI.

LibreCAD pode ler arquivos DWG (e outros) a partir da última compilação Nightly. Ele grava arquivos DXF, mas também pode exportar arquivos SVG, JPG, PNG, PDF e outros arquivos. 

Possui camadas, blocos, splines, polilinhas, ferramentas de elipse, ferramentas avançadas de linha tangente e círculo, ferramentas de transformação, um sistema de ajuste avançado e muito mais. 

FreeCAD

FreeCAD é um excelente modelador 3D paramétrico, e o melhor é de código aberto, o foco do freecad não é projetos de arquitetura, mas pode ser usado para esta finalidade.

O FreeCAD é um modelador CAD 3D paramétrico de propósito geral. O desenvolvimento é totalmente Open Source (Licença LGPL). 

O FreeCAD é voltado diretamente para a engenharia mecânica e design de produto, mas também se encaixa em uma ampla gama de usos em torno da engenharia, como arquitetura ou outras especialidades de engenharia.

Uma vantagem do FreeCAD, é que ele também é totalmente multiplataforma e atualmente funciona perfeitamente em sistemas Windows e Linux / Unix e Mac OSX, com exatamente a mesma aparência e funcionalidade em todas as plataformas.

O FreeCAD é um pouco complicado de aprender. No entanto, quando você começar a superar o desafio da configuração nada intuitiva, descobrirá que o software é uma ótima opção para o seu propósito.

SketchUp

SketchUp é um excelente programa de modelagem 3D para uma ampla gama de aplicativos de desenho, como arquitetura, design de interiores, engenharia civil e mecânica, filmes e designs de videogame.

Diferente das opções anteriores, não é totalmente gratuito, por isso o último da lista, mas está disponível em uma versão freeware, SketchUp Make e um versão paga com funcionalidade adicional, SketchUp Pro.