Ciência curiosidade e mistério do universo

Ciência: Curiosidade e mistério do universo

O que significa o universo? Ele é simplesmente o espaço, o tempo e toda a mais variada forma de matéria. Os humanos nem descobriram tudo o que existe no universo, talvez nem seja possível, e por isso sempre temos alguma coisa nova para ser descoberta, tornando a astronomia algo fascinante.

Com telescópios mais modernos e poderosos sendo construídos a cada avanço tecnológico, novas descobertas surgem e com elas muitas vezes novas perguntas sobre o que sabemos sobre a física do universo, muitas vezes cercadas de mistérios e curiosidades.

Escolhemos algumas dessas curiosidades e mistérios e contaremos agora para vocês:

1 – A maior reserva de água no universo

O nosso planeta é conhecido como Planeta Água, mas você sabia que ele não é onde existe a maior concentração de água no universo? A exatamente 12 bilhões de anos-luz da Terra, encontram-se 140 trilhões de vezes o que temos nos oceanos. Mas, estando muito próxima a um buraco negro, a água manifesta-se no formato de um nuvem gigante com anos-luz de diâmetro.

2 – Framboesa e rum no espaço?

Já pensou em fazer uma visita espacial e, de repente, sentir um cheirinho de rum e sabor de framboesa? Pois saiba que, no centro da Via Láctea, existe uma nuvem de poeira que, na sua composição, possui bilhões de litros de álcool flutuando, além de moléculas de metanoato de etila, e essa combinação traria aos nossos sentidos tal cheiro e sabor.

3 – Greve espacial

Durante uma missão tripulada da NASA chamada Skylab 4, em 1973, os astronautas fizeram uma greve durante 24 horas em resposta ao cronograma de horas extras que a NASA quis impor aos tripulantes da missão, o que fazia com que os mesmos não tivessem mais tempo nem pra olhar pela janelinha da nave.

O resultado dessa greve foi positivo. A NASA recuou no cronograma e toda a tripulação pode voltar a sorrir.

4 – Fisiologia sem gravidade

Agora vamos a curiosidades sobre os efeitos da ausência de gravidade espacial. 

Nosso corpo não consegue expelir o calor pela pele, e isso faz o nosso corpo transpirar a todo momento na tentativa de diminuir a temperatura corporal, mas com o suor não escorrendo nem evaporando, ficando apenas acumulado.

Outra curiosidade é que nós não conseguimos sentir quando estamos de bexiga cheia, e por conta disso todo astronauta é treinado para urinar de 2 em 2 horas.

5 – Somos tão pequenos quanto um grão de areia

No universo ainda não é possível estimar o quanto de estrelas existem na nossa galáxia (a Via Láctea), chegando a uma estimativa entre 100 a 400 bilhões. Mas a nossa galáxia não é a única mas sim uma dentre as 140 bilhões existentes, com muitas sendo até maiores que a nossa.

Com todos esses números, imagine o quanto de civilizações existem além da nossa, sendo inclusive mais avançadas?

6 – Tudo regulamentado

Sabia que existe uma regulamentação para exploração espacial? É o Tratado do Espaço Exterior, criado com o intuito de deixar toda e qualquer nação livre para a exploração de quaisquer cantos do espaço, mas não podendo reivindicar nada para si. Nesse tratado também está proibida a utilização de armamento nuclear no espaço.

7 – A estrela mais antiga que o universo

Em nossa galáxia temos uma estrela conhecida como Gigante Vermelha, com aproximadamente 13,2 bilhões de anos. Mas estima-se que existam outras mais antigas no universo, como a Matusalém, com idade estimada em 14,5 bilhões de anos, contradizendo inclusive a idade do universo, a qual os especialistas dizem ter cerca de 14 bilhões de anos.

8 – Pequeno, mas poderoso!

Que os buracos negros são poderosos você já deve ter ouvido falar, mas você sabia que o menor já descoberto tem “míseros” 24 km de diâmetro? Mas, como dizem que tamanho não é documento, esses pequenos buracos possuem uma força de atração muito mais poderosa que dos buracos negros maiores.

9 – A distância não vai impedir…

A NASA trabalha em seu primeiro teste prático que visa provar que é possível a realização de uma dobra no espaço e assim viajarmos pelo espaço com velocidade mais rápida do que a da luz. Nesse experimento será o espaço ao redor da nave que se moverá ao invés da nave.

Se o teste for positivo, a humanidade não terá qualquer barreira de distância espacial para que possa visitar o desconhecido.

10 – Multiverso

Vejam só, essa ideia de termos vários universos não vem só dos quadrinhos! Essa hipótese é estudada por alguns pesquisadores, que levam em consideração que após o Big Bang e a criação do universo, o espaço-tempo expandiu-se em diferentes taxas e localizações, originando “universos bolhas”, que podem funcionar contendo cada um sua própria lei da física.