DOUTOR OCTOPUS conheça mais sobre esse grande vilão do Homem-Aranha

DOUTOR OCTOPUS: Conheça mais sobre esse grande vilão do Homem-Aranha

Mesmo o Homem-Aranha sendo o herói da Marvel que possui a mais variada lista de vilões, o Doutor Octopus com certeza é o mais intrigante deles. Seu invejável intelecto é mais assustador do que os seus braços mecânicos, o que dá um trabalho enorme para o Aranha.

Agora que temos a certeza do retorno do seu personagem para as telonas, vamos nos preparar e conhecer um pouco mais sobre sua trajetória nos quadrinhos e entender o motivo desse vilão ser uma parte inseparável das histórias do Aranha.

Origem e a primeira aparição

A primeira vez que conhecemos o Doutor Octopus foi em 1963, na HQ Amazing Spider-Man #3. Nessa história ele consegue dominar um hospital e, ao tentar impedi-lo, o Aranha é humilhado pelo vilão, escapando com vida por um triz. Mas, no final desta edição, nosso herói consegue derreter os braços mecânicos do vilão e assim o derrota pela primeira vez.

Cientista nuclear, Otto Octavius manipulava material radioativo e por isso desenvolveu 2 pares de braços mecânicos para lhe auxiliar durante seus experimentos. Mas um dia, após brigar com sua mãe por descobrir uma atitude hipócrita dela, a mesma sofre um ataque cardíaco e morre. Consumido pelo sentimento de culpa por essa morte, ele vai ao laboratório continuar seus experimentos e o mesmo dá errado, fazendo com que os braços mecânicos sejam fundidos ao seu corpo, além da alta exposição a radiação mexer com seu cérebro, dando origem ao vilão Dr. Octopus.

Poderes e Habilidades

O Dr. Octopus carrega em suas costas 4 braços mecânicos que parecem tentáculos (daí a origem do seu nome). Eles são flexíveis, originalmente feitos de titânio mas evoluídos ao longo do tempo para versões de adamantium e carbonadium. Por terem se fundido ao seu corpo, Otto consegue controlá-los através de seu pensamento.

Esses braços podem esticar e alcançar distâncias surpreendentes, carregar mais de 8 toneladas, gerar rajadas de vento e ajudar ao Dr. Octopus escalar paredes. Se isso já não era bom o bastante, ainda tem o fato de Otto ser um gênio. Ele possui habilidade de concentração que é surpreendente e também tem especialidade em radiação e engenharia.

Sexteto Sinistro

A criação do grupo de vilões conhecido como Sexteto Sinistro nasceu de sua mente brilhante, afinal ele percebeu que sozinho não teria condições de derrotar o amigão da vizinhança Homem-Aranha, mas em grupo a situação se tornaria mais fácil.

Originalmente essa equipe de vilões nasceu com os seguintes integrantes: Electro, Kraven, Abutre, Mystério, Homem-Areia e, é claro, o Doutor Octopus. Em sua primeira aparição eles sequestraram Betty Brant e a Tia May.

Após a batalha do Sexteto com o Aranha, Dr. Octopus isolou-se durante um período e assumiu o manto do Planejador.

Padrasto de Peter Parker?

Lembra-se do sequestro da Tia May pelo Sexteto Sinistro? Então, essa não foi a única interação do Dr. Octopus com ela. Adivinha só, Otto planejou casar-se com a Tia May, meio louca essa história? Vamos falar mais sobre ela.

Esse foi um relacionamento que surgiu assim, do nada, e quando o Peter menos esperava os dois já estavam apaixonados. Otto inclusive chegou a ser preso ao defender May Parker, mas tinha algo que não cheirava bem nesse relacionamento.

Depois de escapar da prisão para enfim se casar com a tia May, Peter descobre que a real intenção de Otto era tomar posse da mais nova herança da tia, uma ilha no Canadá! E não era uma “simples” ilha, ela continha as mais ricas reservas de urânio do planeta e ainda por cima dava acesso a uma usina nuclear. Então, o Homem-Aranha invade o casamento da tia May, a sequestra e faz essa história terminar com uma grandiosa explosão nuclear.

Mortes e Ressurreições

Sim, Doutor Octopus já morreu nas HQs! O culpado da primeira delas foi ninguém menos que o Homem-Aranha. Bem, na verdade não era o Peter Parker que conhecemos mas sim um clone. Após essa morte sua assistente Carolyn Trainer assumiu o papel de Dra. Octopus, sendo inclusive a responsável por reativar as memórias do Dr. Otto quando a organização chamada Mão trouxe o doutor de volta à vida.

E não é que teve mais história de morte para ele? Logo após os acontecimentos da Guerra Civil nos quadrinhos, Octopus tenta controlar o cérebro dos Vingadores para utilizá-los no Sexteto Sinistro, e dessa forma nosso cabeça de teia é forçado a trocar de corpo com o Dr. Otto.

Agora em outro corpo, Otto não pensa duas vezes e acaba com seu antigo corpo com a intenção de viver sendo o Homem-Aranha.

O Homem-Aranha Superior

Depois da troca de corpos entre o Aranha e Otto, a mente do Peter iria morrer no antigo corpo do Doutor, mas antes que isso ocorresse ela se conectou ao seu antigo hospedeiro para mostrar ao Doutor toda a responsabilidade que se tem em ser um herói. Com isso, o agora ex-Doutor jurou que continuaria o legado do Peter e se tornaria uma pessoa ainda melhor, se intitulando o Homem-Aranha Superior.

Esse novo Homem-Aranha foi muito mais violento que o antigo Aranha, como por exemplo assassinando o Massacre e deixando cego o Abutre. Sendo também mais eficiente que o seu antecessor, ele se utilizou dos spider-bots para melhor patrulhar a cidade, além de criar sua própria empresa tecnológica, a Parker Industries.

Mas, passado um período, tivemos o retorno do Aranha de Peter Parker após Otto voltar a uma réplica do seu corpo.