Como se sair bem em um teste de atenção concentrada

Como se sair bem em um teste de atenção concentrada!

Confira nossas dicas para ter um bom resultado no exame 

O teste de atenção concentrada ou teste AC é bastante comum em processos seletivos. Os profissionais de RH (recursos humanos) utilizam o exame para avaliar características dos candidatos, avaliando principalmente a capacidade de foco e concentração dos profissionais. 

Com isso, esse é um teste de caráter psicológico que consegue identificar o nível de foco e concentração de uma pessoa.

Esse é um teste comum em muitos recrutamentos, principalmente em vagas de funções que dependam de um alto nível de concentração para serem exercidas com qualidade. 

Para te ajudar a se sair bem no teste de atenção concentrada, separamos diversas dicas. Aqui, você vai entender como o teste de atenção concentrada funciona e como se sair bem no exame. 

O que é o Teste de Atenção Concentrada? 

O teste de Atenção Concentrada é uma avaliação psicológica usada por recrutadores para medir a capacidade dos candidatos em se manter concentrado por um longo período. O teste pode ser realizado de forma individual ou em grupo. 

Há um tempo para execução do teste em que basicamente, o candidato deve reconhecer e identificar imagens específicas.

O candidato recebe uma folha com tipos de triângulos e deve assinalar as opções em que há a equivalência dos três elementos que aparecem nas sequências. 

Confira abaixo as nossas dicas para se sair bem no teste de atenção concentrada:

Mantenha a calma 

A primeira dica é bem simples! Mantenha a calma! Isso é muito importante para que você consiga realizar o teste da melhor maneira possível.

O teste serve para avaliar o seu nível de concentração, por isso se manter tranquilo é fundamental para conseguir um bom resultado. 

Mesmo que o tempo esteja rolando, se preocupe apenas em mentalizar os símbolos e acertar as respostas. Esvazie a mente, não pense no tempo e sim em acertar as questões do exame no seu ritmo.

Dessa forma, você aumenta as chances de ter um bom resultado. 

Pratique jogos e atividades que estimulem a sua memória 

Uma boa ideia para se preparar para um teste de atenção concentrada é estimular a memória. A memorização é um fator muito importante no teste e pode lhe ajudar a manter a concentração durante o exame. 

Por isso, busque realizar atividades que estimulem a memorização como aulas de dança ou teatro. Também é possível estimular a memória por meio de jogos como quebra-cabeças, sudoku, palavras cruzadas, dominó, entre outros.

Essa é uma forma de aumentar a sua capacidade de foco e a sua percepção para o teste de atenção concentrada. 

Pratique meditação 

A meditação ajuda no controle da mente, possibilitando que consigamos nos livrar de distrações e ter um nível maior de concentração com mais facilidade.

Através da prática de meditação, você consegue esvaziar a mente com mais facilidade, conseguindo focar em um único assunto, o que é muito importante para ter um bom desempenho no teste AC. 

Então, se você não possui esse hábito, comece a praticá-lo no dia a dia. Dessa maneira, com poucos minutos você pode começar a exercitar sua mente, melhorando sua percepção e adquirindo a habilidade de ignorar distrações e manter a tranquilidade em situações de pressão. 

Faça exercícios físicos com frequência 

Muitos estudos científicos comprovam que a prática regular de exercícios físicas ajuda a aumentar o poder de concentração.

Realizar alguma atividade física é a melhor maneira de desestressar, o que é fundamental para realizar o teste de atenção concentrada. 

Então, a dica é começar a fazer exercícios físicos o quanto antes. Assim, em suas próximas entrevistas de emprego, você provavelmente estará mais relaxado, com corpo e mente em sintonia. 

Leia livros para exercitar a mente 

A leitura é um hábito fundamental para exercitar o nosso cérebro e potencializar nossa capacidade cognitiva. Por isso, uma dica importante é criar o hábito de ler livros diariamente.

Tire alguns minutos do seu dia para se debruçar na leitura de um livro. Assim, você exercitará o seu poder de concentração na prática. 

Um estudo da John Hopkins University mostrou que o hábito de ler diariamente é um importante treino cognitivo. Então, busque sempre estar lendo algum livro, descubra os gêneros do seu interesse e comece a ler.

Assim, você exercita sua mente, tendo muito mais controle sobre os próprios sentidos, o que é essencial para realizar o teste AC. 

Não foque apenas no teste de atenção concentrada 

O teste de atenção concentrada pode ser bastante desafiador, mas é importante frisar que ele não será o único teste realizado durante um processo seletivo.

Esse teste é apenas um dos que farão parte do seu processo seletivo. Então, não se pressione por conta do teste AC. 

Tendo em mente que o teste AC é um dos que compõem uma avaliação psicológica em entrevistas de emprego, foque em manter a tranquilidade para realizar o teste da melhor maneira possível.

Dessa forma, você pode se preocupar menos com o resultado do exame e focar em fazer o melhor possível para se sair bem. 

Como vimos no texto, o teste de atenção concentrada é um exame bastante comum em processos seletivos. Por isso, siga nossas dicas para estar preparado e encarar o teste com tranquilidade e confiança, isso fará toda a diferença no seu resultado.