Filmes imperdíveis para amantes de vinho

10 Filmes imperdíveis para amantes de vinho

Você gira a chave e entra em casa depois de um dia cheio. Seu corpo está exausto e quase instintivamente você vai pro banheiro tomar um banho para eliminar ali as partes pesadas do seu dia.

Depois de sair, sente que precisa relaxar, vai à cozinha e o paladar implora por algo que encerre a noite com chave de ouro e você então se depara com uma reluzente garrafa de vinho.

O saca-rolhas faz seu papel, você sente o aroma das uvas, pega sua melhor taça e se serve, começando seu merecido ritual de relaxamento e se senta no sofá para assistir um filminho.

Entretanto, ficar horas escolhendo algo nos vários streamings pode estragar a vibe…

Toda essa cena é familiar?

Então para te ajudar a não ficar boiando nesse mar de filmes e, sabendo que é uma pessoa que aprecia o néctar dos deuses, separamos 10 filmes indispensáveis para quem aprecia um bom vinho:

1. O que nos liga (2017)


Nesta mistura de drama e comédia, Jean (Pio Marmaï) volta à cidade onde nasceu, devido a uma doença que acometeu o seu pai. Lá, ele precisa reconstruir a relação com seus irmãos para que então sigam com o legado da vinícola do patriarca.

2. O Auto da Compadecida

Essa obra nacional é um dos grandes nomes do nosso cinema e tem o enredo de comédia perfeito para acompanhar seu vinho, não só pela história de Chicó e João Grilo, mas também pelo destaque à cena do Padre João (Rogério Cardoso) degustando seu vinho na igreja.

3.  Sideways – Entre Umas e Outras (2004)

Jack viaja em sua despedida de solteiro com seu amigo Miles, que é um escritor sem sucesso e entusiasta de vinhos. Os dois se interessam por duas mulheres na viagem e o conflito no casamento de um deles faz parte do roteiro do filme, além do amor recém-descoberto.

4. Um bom ano (2006)

Após o falecimento de seu tio Henry (Albert Finney), proprietário de um vinhedo na França, Max Skinner (Russell Crowe) é o único herdeiro e vai até lá para vender a propriedade. As memórias, entretanto, não tornarão este processo fácil. Filme ideal para curtir um vinho tinto e viajar à França sem sair do sofá.

5. Notas de Rebeldia (2020)

Trabalhando na churrascaria de seus pais para ajudá-los, Elijah (Mamoudou Athie), tem o sonho de ser sommelier. O enredo desta obra foca nas dificuldades que ele enfrenta para realizar seu objetivo, inclusive contrariando sua família.

6. Entre Vinhos e Amores (2007)

Este filme traz três histórias que se entrelaçam, cada qual ressaltando diferentes aspectos da vida: questionamentos, amor e alegria. No centro disto tudo, há a gastronomia, e claro, o vinho.

7. O Vale das Paixões (1959)

Nos anos 30, durante a lei-seca em vigor nos Estados Unidos a jovem
Elizabeth Rambeau se muda para a casa dos tios, na Califórnia. A família, que também é dona de uma vinícola, tem outros planos para todos.

8. O Julgamento de Paris (2008)

Em 1976 durante a competição do melhor vinho daquele ano, os franceses eram, como sempre, os grandes favoritos. Pporém o filme, que é baseado em fatos, aborda uma inesperada revolta que deixou o mundo boquiaberto ao coroar os californianos como vencedores

9. Conto de Outono (1998)

A enóloga Magali ama sua profissão, porém se sente muito solitária desde que seu marido faleceu. As amigas então iniciam um plano de ação para recuperar a vida amorosa da amiga, tudo regado a muito vinho.

10. O Segredo de Santa Vitória (1969)

A Cidade de Santa Vittoria, na Itália pós-queda do governo fascista de Mussolini, elege o bufão Bambollini como novo prefeito para esconder as mais de 1 milhão de garrafas do exército alemão que ameaça tomar todas as suas posses. Filme ganhador de 2 estatuetas do Oscar.