Liderança Situacional

Liderança Situacional

O que é liderança situacional? Quais são seus quatro estilos de liderança? Quais são alguns casos em que um líder situacional seria melhor empregado?

A liderança situacional é sobre estar ciente do poder e da posição em qualquer situação.

Este artigo irá ajudá-lo a obter uma compreensão clara do que os líderes situacionais fazem e o que fazem melhor

Antes de irem mais, precisamos definir quais são os estilos de liderança situacional. A definição dada abaixo é de argila sandemans, famosa gênio situacional do livro mais vendido: pensando como generalistas, agindo como um general. No livro, Sanderman descreve quatro estilos de liderança. Eles são:

O primeiro tipo de estilo de liderança é o que eu chamo de estilo de madeira de John. John Wooden é um lendário treinador de basquete. Eu sempre o comparei a murchar de Chamberlain.

Ele sempre adaptou seu estilo para as situações que ele estava treinando.

Por exemplo, se um treinador estiver tocando uma equipe que tenha uma pequena guarda, John Wooden pode dizer, vocês apenas jogavam bebês hoje à noite. Nós tínhamos tantos tiros abertos, mas eu não bati nada.

O segundo tipo de estilo de liderança é o que eu chamo de estilo de liderança multi-padrão. Os líderes multi-padrão podem aplicar seu estilo a vários estilos de liderança.

Por exemplo, em uma situação de guerra, um general militar pode aplicar a estratégia vencedora às suas forças militares. Um líder situacional usaria a mesma estratégia para administrar uma situação comercial.

O terceiro tipo de estilo de liderança é o que eu chamo de líder situacional que adota várias estratégias. Na minha opinião, esta é provavelmente a forma mais poderosa de liderança situacional.

Uma das razões pelas quais é tão eficaz é que elimine qualquer e todas as fraquezas. Não importa o que os líderes estão fazendo, haverá desvantagens e falhas.

O quarto e último estilo que pode ser aplicado à liderança situacional é chamado de estilo de liderança misturado. Um estilo de gerenciamento misturado também é conhecido como uma tarefa eficaz e estratégia de alinhamento de resultados.

Esta estratégia envolve alinhar a ação dos líderes com os resultados que foram acordados por aqueles que gerenciam a situação. É por isso que é muito eficaz na criação de equipes de alto desempenho.

Todos os estilos de liderança acima, embora eliminem todas as desvantagens, vêm com seu próprio conjunto de desvantagens.

A fim de ganhar vantagem sobre outros gerentes, você precisa conhecer os pontos fortes e fracos de cada estilo.

Você também deve se certificar de que você usa todos os seus pontos fortes enquanto usa suas fraquezas, a fim de trabalhar em torno de suas fraquezas.

Quanto mais você sabe sobre cada situação, mais decisões estratégicas você poderá fazer. As decisões mais estratégicas que você fizer, menos provável é que você seja desafiado por suas circunstâncias atuais.

Conhecer os pontos fortes e fracos da situação permite planejar sua estratégia de forma eficaz. Também permite que você se concentre nos aspectos mais importantes da situação e lide com eles de acordo. Isso só pode ajudá-lo a se tornar um líder de sucesso.

Em resumo, você pode aplicar esses exemplos de liderança situacional à sua situação para ver como você pode torná-lo mais bem sucedido.

Lembre-se sempre de que, não importa o quão qualificado ou experiente você possa ser, seus resultados ainda dependerão das ações dos membros da sua equipe.

Se você quer ser um líder de sucesso, lembre-se sempre de manter seus pensamentos finais e opiniões para si mesmo.

Não importa o quão qualificado ou experiente você seja, como líder você ainda precisa motivar sua equipe. Se você quiser que os membros da sua equipe se tornem trabalhadores eficientes, dedicados e produtivos, você tem que encontrar maneiras de os inspirar.

Além disso, você precisa ajudar os membros da sua equipe a desenvolver seus próprios estilos de liderança. Seria bom se você pudesse criar situações em que ajudá-los a determinar qual estilo seria melhor para a situação.

Desta forma, você pode ajudá-los a escolher o estilo mais apropriado para seu próprio desenvolvimento pessoal.

A liderança situacional também é um bom exemplo de um estilo de liderança temporária

Quando confrontado com um obstáculo, os líderes de curto prazo (muitas vezes denominados gerentes de emergência) adotam uma abordagem rápida, decisiva e intensa.

Eles geralmente agem antes de pensar, avaliar e pesquisar as possíveis soluções.

Líderes de curto prazo podem fazer maravilhas se sua organização precisa enfrentar uma questão imediata. Por outro lado, os profissionais de longo prazo desse estilo são geralmente pensados e analisados antes de agir.

Eles têm uma visão, objetivo e estratégia clara, e geralmente são capazes de tomar decisões informadas.

Algumas pessoas se referem a estilos de liderança situacional ou duplas como um estilo de liderança híbrido ou misturado.

Este tipo de líder é capaz de trabalhar em um ambiente de equipe e gerenciamento de múltiplas responsabilidades ao mesmo tempo.

Esses tipos de líderes tendem a tomar decisões importantes e oportunas com base nos resultados de seu estudo geral e análise da situação.

Eles também são capazes de trabalhar com supervisão mínima de um superior ou gerente.