Máquina de alimentos: 5 modelos que revolucionaram o mercado

A automação de processos é uma realidade em todos os setores, inclusive na indústria alimentícia. Seja uma grande empresa do ramo ou um pequeno empreendedor, todos podem aproveitar os benefícios da tecnologia e adquirir uma máquina de alimentos.

Aliás, esse tipo de investimento é uma premissa para o sucesso e deve estar no plano de negócios da empresa. Afinal, ele impulsiona a produção e traz benefícios expressivos aos seus resultados.

Continue a leitura e conheça 5 modelos que revolucionaram o mercado e podem te ajudar a ser mais eficiente e competitivo!

Os benefícios de investir em uma máquina de alimentos

Investir em tecnologia e a automação de processos é uma das premissas da Indústria 4.0. Quem não se adapta a esse novo cenário corre o risco de ficar para trás e perder espaço no mercado.

O setor de alimentos é um dos mais promissores e cresce a cada dia. Mas, com tantas oportunidades, é normal enfrentar uma grande concorrência. Então como se diferenciar e ser mais produtivo?

Ter uma máquina de alimentos pode ser uma excelente estratégia. Esse tipo de equipamento é uma evolução e elimina gargalos comuns de uma produção manual. Confira!

Padronização da produção

A padronização é uma das principais vantagens proporcionadas por uma máquina de alimentos. Isso porque, ela é precisa nas quantidades, medidas e tempo de preparo, conseguindo entregar um produto sempre igual.

Essa característica é muito importante, uma vez que o consumidor está cada vez mais exigente. Errar na quantidade de sal ou na proporção de massa e recheio, por exemplo, pode custar caro para uma empresa.

Maior higiene na fabricação

Por questões de segurança sanitária e alimentar, o manuseio de alimentos deve seguir regras rigorosas de higiene. Essa não é apenas uma exigência legal, como também uma premissa para a imagem e reputação de um negócio do setor.

Com a aquisição de uma máquina de alimentos, você reduz o contato com agentes externos, tornando o processo de fabricação mais higiênico. Com isso, as chances de contaminação são bem menores

Redução do tempo necessário para produção

A produção manual tem suas limitações, afinal o ser humano precisa de descanso. Por outro lado, as máquinas podem trabalhar por muito mais tempo e com uma quantidade maior de insumos.

Na prática, isso significa um ganho expressivo de produtividade ao negócio. Afinal, é preciso menos tempo para finalizar a mesma produção — o que representa mais espaço para novos clientes na agenda.

Redução de desperdícios de insumos e produtos

A perda de insumos e produtos são problemas recorrentes na indústria alimentícia. Porém, a automação de processos, por meio de máquinas modernas e eficientes, pode reduzir esse gargalo.

Como a ferramenta trabalha com precisão do início ao fim, há o aproveitamento máximo dos ingredientes. Consequentemente, temos um aumento da produtividade e da lucratividade empresarial.

Máquina de alimentos: 5 modelos que revolucionaram o mercado

Conforme visto, investir em uma máquina de alimentos pode impulsionar o crescimento do seu negócio. Afinal, essa é uma maneira estratégica de aprimorar sua linha de produção e ampliar sua capacidade. 

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre como isso funciona, selecionamos 5 modelos que revolucionaram o mercado e são essenciais para a indústria alimentícia moderna. Veja!

1. Máquina de salgados

A máquina de salgados é o tipo de produto que pode transformar uma pequena empresa em um grande destaque no mercado. Isso porque, ela é capaz de fabricar vários tipos e sabores de salgados, como pastéis e coxinhas, com a mínima intervenção humana.

Em geral, basta acrescentar a quantidade indicada de ingredientes e aguardar que o maquinário faça todo o serviço. Ao final, o produto é entregue de forma padronizada e em muito menos tempo.

2. Sorveteira

Sorveteira

A fabricação de sorvetes é milenar, mas isso não significa que ela precisa ser rudimentar. Atualmente, é possível encontrar máquinas capazes de produzir essa sobremesa com qualidade e em menos tempo.

Até mesmo empresas que investem em um produto artesanal podem contar com algum tipo de ferramenta. Afinal, elas podem ser desenvolvidas conforme a necessidade de cada linha de produção.

3. Panificadora

Assim como os sorvetes, a fabricação de pães evoluiu muito ao longo dos anos. Na verdade, é praticamente impossível encontrarmos uma empresa do setor que realiza todo o processo manual — a menos que não queira crescer.

Para conseguir atender à demanda do mercado, o investimento em panificadoras é fundamental. Elas podem ser programadas para funcionar durante a noite, por exemplo, entregando um produto fresquinho e de qualidade ao cliente.

4. Processador de alimentos

O processador de alimentos é uma máquina que já faz parte do cotidiano até mesmo do consumidor doméstico. Isso porque, facilita e agiliza diversos processos, como fatiar, cortar e triturar.

Em uma escala industrial, isso faz toda a diferença. Seus funcionários não precisam perder tempo com essas atividades e podem se dedicar a outras etapas, garantindo um produto de mais qualidade.

5. Máquinas para fábricas de chocolate

Máquinas para fábricas de chocolate

As fábricas de chocolate nunca mais foram as mesmas depois da chegada das máquinas. Elas tornaram tudo mais simples e rápido e são essenciais em épocas do ano de alta demanda, como a Páscoa e o Natal.

É importante enfatizar que até mesmo os pequenos produtores podem adquirir esse tipo de ferramenta. A automação não está restrita a grandes marcas e pode ser planejada conforme a infraestrutura e orçamento do negócio.

A personalização no desenvolvimento de máquina de alimentos  

Ficou claro que estamos falando de ferramentas de grande relevância para o setor. Afinal, em um mercado competitivo e com um consumidor tão exigente, não é possível pensar em entregar menos do que a demanda.

O interessante é que, além dos modelos já disponíveis, o empresário pode adquirir equipamentos que atendam necessidades específicas. Ou seja, é possível personalizar o desenvolvimento de um maquinário para qualquer etapa da produção. Essa é uma estratégia de negócio interessante, especialmente para empresas que se preocupam com inovação e qualidade do produto. Sendo assim, a máquina de alimentos é um divisor de águas para a sua produtividade e padronização.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais