Cartão de abastecimento de frotas, entenda como funciona e quais são os benefícios

Se uma empresa precisa reduzir gastos e fazer um maior controle de abastecimento em postos de combustível, então o ideal é utilizar um cartão de abastecimento de frotas.

Esse tipo de cartão funciona como um aliado na gestão e controle de frotas da empresa, independentemente se o ramo de atuação for transporte de cargas, de passageiros ou uso interno.

Além disso, não interessa se a frota da empresa é pequena, média ou grande, ou se ela consiste em caminhão, moto ou carros leves, o combustível é um dos custos operacionais fundamentais da frota e, fazer a gestão destes gastos, é igualmente fundamental para o gestor.

Portanto, continue a leitura para entender para que serve o cartão de abastecimento de frotas e as vantagens em utilizá-lo na empresa.

Como funciona e para quê serve o cartão de abastecimento de frotas?

O cartão de abastecimento de frotas funciona como um cartão de crédito tradicional e ou até mesmo como um cartão pré-  pago. Nas duas maneiras, há uma rede de postos credenciados onde o cartão que será utilizado pela empresa para que o motorista realize o abastecimento será aceito.

Esse cartão serve para gerenciar os pagamentos, autonomia dos veículos e motoristas, gastos de combustível e quantidade consumida.

Com ele a empresa pode estabelecer as despesas com combustível de maneira mais eficiente e com mais tranquilidade. Isso porque são gerados extratos na maioria das vezes em tempo real, onde o gestor consegue ver exatamente onde ele ainda poderia fazer algum tipo de economia.

Além disso, como os cartões são aceitos em redes credenciadas, a empresa pode, por exemplo, criar parcerias e garantir vantagens ou valores diferenciados do combustível

Para a empresa, realizar uma gestão de consumo de combustível eficiente se resume em fazer um bom registro de todos os dados de abastecimentos efetuados pelos motoristas da frota, já que assim, é possível disponibilizar informações a fim de gerar indicadores. Com isso, a empresa tem mais transparência na sua gestão, impedindo casos de desvios de combustível ou até mesmo fraudes. 

E é importante ressaltar que não é tarefa fácil realizar o registro correto e o tratamento das informações, já que o volume de transações de abastecimento pode ser bem alto. 

Por isso, o cartão de abastecimento de frotas é uma ferramenta que pode auxiliar na redução de atividades administrativas relacionadas ao gerenciamento do consumo de combustível.

Benefícios do cartão de abastecimento de frotas 

Benefícios do cartão de abastecimento de frotas 

O principal benefício de um cartão de abastecimento de frotas é realizar o controle de custos de uma maneira mais prática e com muito mais facilidade. Além de acompanhar e monitorar as despesas de veículos específicos a fim de saber, por exemplo, qual está consumindo mais combustível se comparado aos outros carros, ele também permite otimizar a gestão completa da frota.

Dessa forma, esse tipo de cartão ajuda a determinar regras específicas em relação à etapa de abastecimento no posto de combustível. Veja outros benefícios do cartão de abastecimento de frotas para empresa e gestores:

  • Realizar um controle adequado de cotas;
  • É possível fazer bloqueio de cartões caso haja necessidade;
  • Estabelecer dias e horários em que é permitido abastecer o veículo;
  • Determinar o tipo de combustível que pode ser utilizado;
  • Definir os postos que podem e que não podem atender a frota.

Há empresas que disponibilizam em seus cartões, chips anticlonagem, de acordo com padrões internacionais de segurança. Isso assegura maior proteção nas transações e impede casos de fraude.

Da mesma forma, é necessário considerar a segurança do motorista do veículo que está fazendo o abastecimento. Por isso, um cartão de abastecimento de frotas dará a ele mais comodidade e proteção, já que não há a necessidade de utilizar dinheiro na hora do pagamento. 

Como um cartão de abastecimento pode melhorar a gestão de frotas da empresa?

Agora que você entendeu os benefícios, vamos exemplificar todos os pontos relacionados a essas vantagens e mostrar porque o cartão de abastecimento pode melhorar a gestão de frotas da empresa:

Identificar fraudes

Esse modelo de cartão reduz as tentativas de fraudes que podem existir. A empresa que utiliza um cartão de abastecimento e frotas recebe alertas que indicam a quantidade de consumo, possibilitando assim, saber se ele foi maior ou menor que o estabelecido. Além disso, muitas empresas desse ramo utilizam aplicativos que facilitam ainda mais, já que é possível realizar esse controle em tempo real.

Facilitar faturamento

Para o motorista é difícil ficar sempre guardando as notas fiscais em papel. Nem sempre ele consegue fazer isso devido as atribuições do dia a dia e, no momento de faturar a nota, isso pode virar um problema.

Com o cartão de abastecimento de frotas, o gestor sempre poderá acessar essas notas, facilitando e melhorando a produtividade das duas partes.

Gestão financeira

Saber exatamente o valor que está sendo gasto com combustível é essencial para um gestor de frotas e com esse cartão, é possível ter acesso a todos as informações, de maneira simples e objetiva. Lembrando que, uma ferramenta de controle de gastos eficiente facilita a tomada de decisões dentro da empresa.

Descontos e vantagens

Como já pontuamos acima, a maioria dos cartões de abastecimento de frotas podem oferecer descontos e vantagens no consumo do combustível. Em relação às redes credenciadas, elas podem oferecer tais descontos já que esse será um cliente fixo por um certo período. Já para a empresa contratante, há a possibilidade de diminuir gastos com outros itens necessários para manter a frota, como limpeza e lavagem do veículo. 

Cartão de abastecimento de frotas: como escolher um para a empresa? 

como escolher cartão de abastecimento frotas

Acreditamos que, após entender o funcionamento e os benefícios de um cartão de abastecimento de frotas, a dúvida que surgir é em relação a qual cartão escolher para a empresa. E, para isso, você deve considerar os seguintes pontos:

  • Acessibilidade;
  • Controle;
  • Eficiência; 
  • Mobilidade. 

Fato é que um cartão de abastecimento de frotas é um instrumento que melhora a gestão de veículos comerciais da empresa, auxiliando no controle do consumo de combustível, centralizando dados, permitindo o controle fiscal e, ainda, evitando fraudes. 

Por isso, quanto mais recursos relacionado a um cartão de abastecimento a empresa tiver, melhor será a eficiência da frota. Isso porque o gestor consegue eliminar desperdícios, evitando desvios e fazendo um maior controle dos custos da empresa. 

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais