Gavião Negro – Conheça a origem e alguns fatos sobre esse herói

Personagem fascinante que possui uma origem confusa e que já teve algumas encarnações ao longo do tempo, o Gavião Negro tem em sua história ligações entre alienígenas e a mitologia egípcia, sendo um importante membro da Sociedade da Justiça.

E antes que veja o personagem debutar nos cinemas, através de sua participação no filme do Adão Negro, vamos contar aqui a sua origem e alguns fatos para que você se prepare.

Primeira aparição nos quadrinhos

O Gavião apareceu logo na primeira HQ do Flash (Flash Comics #1 – 1940), sendo um coadjuvante ao lado de Jay Garrick. Nessa primeira versão, criada por Gardner Fox e Dennis Neville ele se chamava Carter Hall, mas em 1964 o herói ganhou sua própria HQ e nela acompanhamos um outro alter ego, chamado Katar Hol.

A origem (Carter Hall)

No original, sua origem vem do Egito Antigo, onde o arqueólogo Carter Hall foi revelado sendo a reencarnação de Khufu, antigo príncipe egípcio que no passado havia encontrado destroços de uma nave alienígena lotada de uma superliga chamada Metal Nth, utilizada para que pudesse se transformar no Gavião Negro. 

Ainda falando sobre Khufu, foi durante o confronto contra o sacerdote Hath-Set que ele acabou sendo capturado juntamente com seu amor, Chay-Ara, onde os dois foram assassinados pelo sacerdote que utilizou de uma adaga amaldiçoada.

Voltando a falar de Carter Hall, ele consegue acesso a memórias de sua vida anterior e assim descobre que Hath-Seth e Chay-Ara também reencarnaram. Ele então consegue mais Metal Nth, criando para si um cinto anti-gravidade, umas asas artificiais e parte na missão de reencontrar sua amada reencarnada, que hoje se chama Shiera Sanders.

A outra origem (Katar Hol)

E na década de 1960 a DC introduziu aos fãs uma nova origem, agora com Katar Hol, um policial do planeta Thanagar, que ao lado de sua esposa Shayera partem em direção a Terra, munido com cinto anti-gravidade e asa tecnológica na intenção de combater o crime e aprender algumas técnicas com a nossa polícia.

Pareceu confuso? Pois é, uma confusão que nem a DC conseguiu “aliviar”. E ainda tem mais, no evento chamado Zero Hora o Carter Hall foi fundido com Katar Hol, virando um só ser e deixando sua origem ainda mais confusa.

Sociedade e Liga da Justiça

Aqui novamente acompanhamos outra divisão, onde o Gavião Negro participou dos grupos Sociedade da Justiça e da Liga da Justiça. Na Sociedade acompanhamos Carter, que era um herói que buscava lutar pelos inocentes, sendo admirado pelos fãs até hoje por conta de sua participação nessa equipe.

Enquanto isso, na Liga da Justiça, Katar foi um mero coadjuvante e teve participações esporádicas nessa equipe, em especial quando a Liga possuía centenas de heróis e sua equipe sempre mudava em cada história.

Novos 52 – Gavião Negro ressurge

Quando a DC trouxe a ideia dos Novos 52 aos quadrinhos ela resolveu recontar a história do Gavião Negro, fazendo com que Katar Hol fosse seu único alter ego. Mas essa exclusividade não durou muito tempo, pois durante o evento Noites de Trevas: Metal a DC nos apresentou novamente Carter Hall.

Nessa saga foi contada a história de que Carter havia se perdido depois de descobrir o Multiverso Sombrio, sendo aprisionado por Barbatos em uma criatura gigante para cuidar da Forja dos Mundos, sendo libertado posteriormente, fazendo com que ele voltasse a sua forma original e ganhasse uma HQ mensal.

Poderes e habilidades

Bom, como já falamos por aqui, esse é um herói que teve mais de uma versão, então vamos tentar explicar da melhor maneira as suas habilidades. O Gavião Carter Hall tem habilidade de entender a língua dos pássaros e também uma visão telescópica. Além disso, ele forjou seus equipamentos, um par de asas falsas e um cinto que permite que o mesmo voe.

Já o Gavião Katar Hol tem um par de asas mecânicas e utiliza de equipamentos Thanagarianos, como seu traje de proteção e um arsenal de armas.

Mas vale destacarmos que ambas as versões do Gavião Negro possuem habilidades com qualquer tipo de arma arcaica, tal como lança e escudo.

Séries e animações

O personagem Gavião Negro já fez aparições em diversos programas na TV, como na animação Superamigos, Liga da Justiça e Liga da Justiça: Sem Limites, sendo em sua maioria com o alterego Katar Hol.

Enquanto isso Carter Hall participou de algumas séries de TV, como Smallville, no Arrowverse e Legends of Tomorrow.

Gavião Negro no Cinema

Por enquanto suas participações em filmes se restringem a apenas pequenas aparições em animações do universo DC. Mas isso está prestes a mudar, pois já foi anunciada sua participação no filme Adão Negro, tendo como intérprete o ator Aldis Hodge, que fara o personagem na sua versão Carter Hall, devido aos eventos que mostrarão a origem da Sociedade da Justiça.

Gavião Negro