Operações com números fracionários, saiba como representar e calcular!

As operações com números fracionários são problemas matemáticos resolvidos a partir e/ou com o uso de frações.

Com regras diferentes das observados em operações com números naturais, esse tipo de operação é uma matéria muito importante na grade curricular da matemática nas escolas.

Continue lendo e confira quantos existem e quais são os tipos de operações com números fracionários, as principais diferenças entre operações com frações e operações com números naturais e muito mais.

Operações com frações: quais são os tipos?

Todos os cálculos envolvendo frações são, assim como em números inteiros, baseados nas quatro operações fundamentais da matemática. São elas:

  • Adição;
  • Subtração;
  • Multiplicação;
  • Divisão.

A partir de um entendimento firme das regras envolvendo operações com números fracionários, que poderão ser conhecidas a seguir, é possível resolver qualquer questão que as envolva.

Operações com números naturais e fracionários: regras e principais diferenças

Veja abaixo as regras que definem as operações com números naturais e fracionários e entenda as suas diferenças.

Operações com frações

Primeiramente, informamos as regras para operações com números fracionários. Veja!

Adição de números fracionários

Na soma de frações, ou adição, se os denominadores forem iguais e os numeradores diferentes, deve-se repetir o denominador e somar os numeradores.

Contudo, no caso de os denominadores forem diferentes, cálculos devem ser feitos para se obter números iguais. Nesses casos, a regra do MMC (Mínimo Múltiplo Comum) pode ser usada.

Exemplo: 1/6 + 3/6 = 4/6.

Subtração de números fracionários

As mesmas regras aplicadas na soma de frações, podem ser utilizadas na subtração de números fracionários. Não há absolutamente nenhuma diferença.

Exemplo: 3/7 – 1/7 = 2/7.

Multiplicação de números fracionários

Na multiplicação, tanto denominadores quanto numeradores são multiplicados de igual maneira. No entanto, a operação deve ser feita de par em par.

Exemplo: 2/3 x 3/5 = 6/15.

Divisão de números fracionários

Para dividir números fracionários (frações), o indivíduo deve multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda.

Exemplo: 2/4 / 2/3 = 2/4 x 3/2 = 6/8 = ¾.

Operações com números naturais (inteiros)

Conheça agora as regras para operações com números naturais!

Adição de números naturais

Na adição de números naturais, a soma de dois números sempre terá como resultado um outro número inteiro. Essa operação pode ser feita ao infinito.

Exemplos: 3 + 4 = 7; 11 + 40 = 51; 104 + 1000 = 1104.

Subtração de números naturais

Na subtração, assim como na adição, os resultados das operações sempre serão números inteiros.

Contudo, nem sempre é possível obter um número natural em operações de subtração, uma vez que números não-naturais, também conhecidos como números negativos, podem ser obtidos.

Exemplo (operação com resultado natural): 20 – 10 = 10.

Exemplo (operação com resultado não-natural): 5 – 15 = -10.

Divisão de números naturais

A divisão de números inteiros é a operação inversa da multiplicação. Aqui, um número natural pode ser fracionado em partes iguais que sempre serão números positivos (naturais).

Exemplo: 10 / 2 = 5.

Porém, apesar de ser uma operação de lógica fundamental, a divisão pode não ter resultado perfeito, restando sobras na operação.

Multiplicação de números naturais

A multiplicação de números naturais é uma operação comum da adição de mesmo grau. Podendo ser representada pela fórmula ‘A x B = C’, essa operação sempre resultará em um número inteiro.

Exemplo: 10 x 30 = 300.

Note que a ordem dos números multiplicados não afeta o resultado final. Se o ’30’ trocar de lugar com o ‘10’, por exemplo, os mesmos 300 serão alcançados.

Além disso, todo número multiplicado por 0, é igual a 0. De igual modo, qualquer valor multiplicado por 1, terá como resultado ele mesmo.

Tipos de frações

Existem vários tipos de frações. Porém, as mais usadas são estas:

  • Frações próprias;
  • Frações impróprias;
  • Frações mistas;
  • Frações equivalentes;

Além destas, existem os seguintes tipos de frações: irredutível, algébrica, egípcia, aparente, unitária, decimal, composta e contínua.

Conclusão

Aqui vimos tipos de frações e operações fracionárias, as diferenças entre operações com números fracionários e operações com números inteiros, tipos de frações e muitas outras informações importantes sobretudo para jovens estudantes.

Operações com números fracionários