Quais certificados de inglês são aceitos nos EUA e Europa?

Quais certificados de inglês são aceitos nos EUA e Europa? Quais são os principais certificados que os brasileiros podem emitir caso quiserem estudar fora do país para comprovar a proeficiência na língua inglesa? Existe algum exame que devemos deixar de lado para focar em outro?

Anualmente, diversos brasileiros fazem suas malas com destino a países da Europa e até mesmo aqui da América, como Estados Unidos ou Canadá, em busca de melhores oportunidades não somente de emprego, mas principalmente de estudos. Muitas pessoas sonham em realizar algum tipo de curso fora do país.

Porém, antes de conseguir entrar em uma instituição renomada, é necessário comprovar a proeficiência na língua inglesa, considerada uma língua internacional e língua oficial de muitos dos países onde estão localizadas essas instituições renomadas que citamos anteriormente.

E você, será que está com seu inglês em dia para conseguir vaga em alguma universidade de renome mundial? Hoje, vamos contar aos nossos leitores quais certificados de inglês são aceitos nos EUA e Europa, ajudando você a compreender para quais tem que se preparar caso deseja estudar fora. Leia conosco!

O que são esses certificados?

Antes de mostrarmos a você a lista de quais certificados de inglês são aceitos nos EUA e Europa, você precisa entender do que se trata, afinal, de nada adianta continuar na leitura.

Como mencionamos, um certificado de proeficiência é uma comprovação de que você possui fluência na língua inglesa, que provavelmente é a língua oficial da instituição de ensino para qual você deseja se deslocar.

O certificado é dado ao aprovado logo após ele realizar uma série de provas, que consistem em testes escritos e orais, que visam avaliar tanto a gramática quanto a fluência de conversa na língua inglesa.

Portanto, é um exame crucial no caminho de alguém que deseja estudar em uma universidade de renome fora do país. Continue lendo conosco!

Quais certificados de inglês são aceitos nos EUA e Europa?

Afinal quais são esses certificados? Bem, você já sabe que deve ter ao menos um deles para comprovar sua proeficiência na língua inglesa, e assim, consequentemente, conseguir ter acesso a uma universidade que usa o teste como requisito para a entrada de estrangeiros.

Leia e conheça um pouco mais sobre cada um desses exames e quais universidades os aceitam, respectivamente:

TOEFL

O certificado TOEFL é uma dos mais comuns e padrões, utilizado e aceito por muitas universidades tanto dos EUA quanto da Europa. Sua sigla significa Teste of English as a Foreign Language.

Os principais requisitos são formados por redação, compreensão auditiva e expressão oral, além da interpretação de texto.

O grande diferencial desse tipo de teste é que todo o processo é realizado remotamente, através de um site. As avaliações orais, por exemplo, são realizadas a partir de uma gravação.

TOEIC

Em seguida, temos o TOEIC, que significa Teste Of English International Communication. Enquanto o TOEFL é utilizado principalmente como método de avaliação acadêmica, o TOEIC corre por outro lado, sendo mais voltado para o âmbito corporativo.

A prova é realizada em leituras e audições que simulam situações cotidianas do meio de trabalho. Muitas empresas de fora do Brasil solicitam esse teste de proeficiência como requisito necessário para admissão.

IELTS

O IELTS, International English Language Testing System, é, de longe, o exame mais versátil de todo o mundo. Dizemos isso porque o mesmo é aceito em mais de 10 mil instituições que estão espalhadas por todo o globo terrestre, desde universidades da Europa, EUA, Canadá, Austrália, ente outros.

O exame consiste em diversas etapas, incluindo provas que simulam situações cotidianas acadêmicas e corporativas, com perguntas escritas e orais.

Caso você esteja precisando de uma certificação mais focada em resultados, então essa é a mais indicada, pois provavelmente será aceito pelo local que você deseja estudar ou trabalhar.

BEC

O Cambridge Business English Certificate (BEC) é o teste fornecido pela universidade que leva o mesmo nome. Seu foco está exclusivamente na área corporativa, sendo mais indicada para quem deseja estudarem algo do setor de negócios.

Qual desses certificados devo obter?

Entre tantas opções, qual é a mais indicada? Bem, a resposta para essa pergunta é: depende. Depende muito do que você precisa e de para onde você vai.

Se você precisa de um emprego fora do Brasil, então consequentemente pode descartar os certificados voltados para a área acadêmica, e vice-versa.

A nossa recomendação é que pesquisa bastante sobre o assunto antes de sair por aí fazendo vários exames de uma única vez.

É claro, quanto mais certificados você tiver, melhor, porém melhor ainda é obter o resultado que precisa com apenas um certificado.

Na dúvida, escolha o IELTS, que como mencionamos é a opção mais versátil dessa lista que trouxemos hoje. E então, o que achou? Comente abaixo. Até a próxima!

Quais certificados de inglês são aceitos nos EUA e Europa