8 importantes festivais de cinema no Brasil

Existem importantes festivais de cinema no Brasil, além disso, o cinema é uma das opções de lazer preferida de boa parte das pessoas, sendo que muitos acompanham os lançamentos nas salas de exibição. No entanto, existem outras formas de entrar em contato com as produções recentes, filmes independentes e experimentais. Se você ainda não sabe, os festivais de cinema são eventos que têm como principal objetivo disseminar as obras cinematográficas.

Você provavelmente já ouviu falar nos eventos internacionais, como o de Cannes e o de Veneza. No entanto, o Brasil também conta com diversos festivais importantes. Portanto, se quiser saber mais sobre eles, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim.

1. Festival de Cinema de Gramado

Gramado é o principal destino de inverno do Brasil, mas além disso, oferece outras atrações ao longo do ano que atraem milhares de turistas. Inclusive, o encanto com o charmoso município é tanto, que muitos até mesmo procuram uma imobiliária em Gramado a fim de morar ou investir na região. O Festival de Cinema de Gramado tem quase 50 anos de história e geralmente acontece em agosto, recebendo obras nacionais incríveis. Inclusive, ele ficou tão famoso justamente por driblar a censura em determinados períodos, firmando-se como um dos polos da indústria cinematográfica brasileira.

2. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Esse foi o primeiro evento do gênero realizado no Brasil, inaugurado em 1965 no Distrito Federal com o nome de Semana do Cinema Brasileiro. Nos anos de 1973, 74 e 75, auge da Ditadura Militar, o festival não pôde ser realizado devido à forte censura ao cinema. Atualmente, ele é muito importante no ramo cinematográfico, exibindo longas e curtas-metragens de todos os gêneros produzidos em todo o território nacional. Nos últimos anos, ele ocorreu entre novembro e dezembro.

3. Festival Internacional do Rio

Iniciado em 1999, esse é um importante festival no nicho cinematográfico, visto que inclui em sua programação diversas mostras longas que circulam em outros eventos internacionais também. Além da área de negócios do Festival do Rio para realizadores, também são oferecidas palestras e oficinas no Rio Market. O evento geralmente acontece entre outubro e novembro, pulando o ano de 2020, mas sendo realizado em agosto de 2021 com uma edição especial.

4. Mostra de Cinema de Tiradentes

Essa é considerada a grande vitrine da produção contemporânea de nosso país, sendo prestigiada por críticos e conhecida por abrir espaço para novos talentos da produção cinematográfica. Além disso, ela promove encontros entre os realizadores e o público, que podem estreitar os laços e desenvolver boas relações. Por ser uma vanguarda no cinema brasileiro, a Mostra de Tiradentes oferece uma programação cultural com diversas manifestações de arte, atraindo milhares de interessados no mês de janeiro.

5. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Essa Mostra teve início em 1977 com pré-lançamentos nacionais e internacionais para comemorar os 30 anos de fundação do MASP (Museu de Arte de São Paulo). Ainda que não seja um festival propriamente dito, esse é o evento da área mais esperado do ano pelos paulistanos, ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional, com programação gratuita. Ela é bastante focada no cinema de arte, com grandes diretores e estreias que fizeram sucesso nos festivais internacionais do ano. Sem dúvidas, este não poderia faltar em uma lista de importantes festivais de cinema no Brasil.

6. É Tudo Verdade

Esse é o festival internacional mais importante quando falamos no gênero documental de toda a América do Sul, acontecendo simultaneamente em São Paulo e Rio de Janeiro, além de contar com mostras itinerantes em outras cidades. Fundado e dirigido pelo aclamado crítico Amir Albaki, ele exibe filmes nacionais e internacionais, incluindo curtas e longas-metragens, assim como retrospectivas temáticas e homenagens a cineastas. Ele foi iniciado em 1996 e ocorre todos os anos em abril.

7. Cine Ceará

Antigamente era conhecido como Festival Vídeo Mostra Fortaleza, tendo seu primeiro evento realizado em 1991. Em 2021, o evento aconteceu entre novembro e dezembro, comemorando os 31 anos com mostras competitivas Ibero-americana de longa-metragem e Brasileira de curta-metragem. Além disso, a Mostra Olhar do Ceará é focada na produção local, exaltando o poder regional.

8. Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Por fim, o Olhar de Cinema é o mais recente, comemorando sua décima edição em outubro de 2021. Ele engloba curtas e longas-metragens de diferentes países, focando no experimentalismo e cinema independente realizado ao redor do mundo, mas sem deixar de lado as obras brasileiras e paranaenses. Além das exibições das diferentes mostras, o festival ainda oferece seminários e oficinas que abrem espaço para debates sobre o atual mercado audiovisual.

Dicas finais sobre importantes festivais de cinema no Brasil

Então, agora que você conhece importantes festivais de cinema no Brasil, já pode planejar sua próxima viagem para prestigiar algum deles.

Afinal, cada vez mais eles deixam de atrair apenas o público do nicho, oferecendo atrações para todos os gostos, como música, gastronomia, debates culturais, oficinas e, claro, muitas opções de filmes.

Agora vocês conhece, 8 dos importantes festivais de cinema no Brasil, compartilhe isso nas suas redes sociais para que outras pessoas também conheçam essas informações.

importantes festivais de cinema no Brasil