Primeira Habilitação, confira o passo a passo para tirar a sua carteira

A primeira habilitação é especial para muitas pessoas, já que há grande nervosismo envolvido. Porém, tirar a CNH não é tão aterrorizante quanto pensam, sendo possível passar em todas as suas etapas com o preparo certo.

O processo de habilitação do Detran consiste em 6 fases, com foco nos exames médico e psicotécnico, prova teórica e exame de direção. Após passar em todas elas, o candidato recebe a Permissão para Dirigir (PPD) e, posteriormente, a CNH propriamente dita.

Prossiga com a leitura do artigo e conheça mais a fundo o processo para tirar a habilitação de motorista!

Qual é o passo a passo para a primeira habilitação?

O exame do Detran é obrigatório para todo aspirante à motorista que se encontra no Brasil.”

O processo de habilitação do Detran é composto de 6 etapas, que se dividem em:

  1. Inscrição no processo
  2. Exames médico e psicotécnico
  3. Curso teórico
  4. Prova teórica do Detran
  5. Aulas de direção
  6. Exame de direção

Para tirar a habilitação, o aspirante à motorista precisa ter 18 anos completos, no mínimo, saber ler e escrever e possuir: documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência.

Com os pré-requisitos atendidos, o potencial motorista pode começar o passo a passo!

1. Inscrição no processo de habilitação do Detran

O primeiro passo para a carteira de habilitação é a inscrição no processo, que pode ser feita online (no site do Detran) ou presencialmente. No segundo caso, leve os documentos para o Detran, Ciretran ou Centro de Formação de Condutores (CFC).

Para concluir a inscrição, é necessário efetuar o pagamento de sua taxa. Após ela, você tem 18 meses para concluir o processo de habilitação.

2. Exames médico e psicotécnico

Depois, deve agendar os exames médico e psicotécnico pessoalmente na sede do Detran ou pelo telefone que consta no papel da taxa de inscrição. A clínica é escolhida pelo Detran, mas o horário e o dia são definidos por você.

Para realizar os exames, precisa pagar a taxa dos dois. O resultado é divulgado no mesmo dia – assim como é tirada a foto do candidato para a PPD e a CNH. Caso não consiga realizar os exames, pode remarcar uma nova data sem taxa adicional.

3. Curso teórico

Caso seja considerado apto nos exames, poderá escolher um Centro de Formação de Condutores para iniciar o curso teórico. Com carga horária de 45h/aula, você aprende sobre os principais temas da prova teórica:

  • Legislação de trânsito;
  • Direção defensiva;
  • Noções de primeiros socorros;
  • Cidadania e meio ambiente;
  • Mecânica básica.

O curso é obrigatório para a realização da prova do Detran, com cada CFC possuindo um controle de acesso biométrico para garantir a presença.

4. Prova teórica do Detran

Após o curso teórico, você vai realizar o pagamento da taxa da prova teórica do Detran e o seu agendamento. A prova do Detran apresenta 30 questões de múltipla escolha, que devem ser respondidas em 40 minutos (em alguns estados, 1 hora).

A prova teórica é realizada presencialmente, individualmente e sem o direito à consulta. Para obter a aprovação, precisa acertar pelo menos 21 questões, ou seja, 70% da prova.

Caso reprove ou se ausente, pode realizar a prova pagando uma nova taxa. Caso precise reagendar, pode fazer isso 24 horas após o cancelamento.

Dica: para se sair bem na prova teórica do Detran, realize o simulado detran sp mais de uma vez por semana!

5. Aulas de direção

A próxima etapa do exame do Detran são as aulas de direção, que começam após o pagamento da Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV). As aulas são práticas, sendo 20h/aula para cada categoria.

Para a categoria B, as aulas são realizadas em via pública, enquanto na A, não são.

6. Exame de direção

Para enfim tirar a habilitação, é necessário pagar a taxa do exame de direção e ter sucesso nele. O exame é agendado pelo Centro de Formação de Condutores, mas o local, dia e horário são escolhidos pela Delegacia de Trânsito local.

Caso o candidato à carteira de motorista reprove, pode realizar o teste novamente após 15 dias no CFC, mediante pagamento de nova taxa. Caso se ausente, pode remarcar o exame sem o prazo, porém, ainda pagando uma nova taxa.

Tirar a CNH é simples para quem está preparado

Quando se está preparado para garantir a carteira de habilitação, a maior dificuldade do processo vira arcar com os custos do documento. A carteira de motorista é cara, principalmente se tiver que realizar as etapas novamente.

Por isso, é importante que garanta a primeira habilitação, justamente, de primeira. Se prepare para todos os testes, de forma que o nervosismo típico não lhe atrapalhe!

Primeira Habilitação