Otimização de conteúdo – coisas a considerar de acordo com SEO

Não há absolutamente nenhuma dúvida sobre a importância do conteúdo no marketing digital. Às vezes, o conteúdo até desempenha um papel decisivo quando se trata de campanhas de marketing digital. 

Os mecanismos de pesquisa, especialmente o Google, apreciam conteúdo de qualidade e tendem a classificar melhor os sites com conteúdo de qualidade e frequência regular de atualização de conteúdo. É por isso que os profissionais de marketing digital, principalmente os consultores de SEO, enfatizam o conteúdo de qualidade otimizado para SEO.

É o trabalho dos escritores criar uma cópia que seja única, significativa e otimizada de acordo com as diretrizes de SEO. O objetivo de criar conteúdo otimizado é direcionar mais tráfego da internet para o site onde o conteúdo otimizado é postado. 

Articular esse conteúdo de qualidade exige que você esteja atento a vários fatores. Reunimos uma lista de fatores que você precisa considerar ao criar conteúdo otimizado para SEO. Continue lendo para saber mais detalhes.

Pesquisa de palavras-chave centrada no público

O objetivo principal de qualquer tipo de conteúdo que será postado em seu site é atrair o público. Isso só é possível quando você cria um conteúdo capaz de responder às dúvidas do público. 

Para criar conteúdo significativo, você precisa realizar uma pesquisa de palavras-chave centrada no público. Ter um tópico em mente não é suficiente; você precisa ter certeza de que o tópico sobre o qual você está planejando escrever está conectado com a demanda de seus leitores.

Tirar um tempo e fazer uma pesquisa de palavras-chave adequada ajudará você a entender os requisitos de seu público e as palavras-chave que podem relacionar seu tópico à demanda de seu público. Seu foco ao realizar a pesquisa de palavras-chave deve estar em palavras-chave de alto volume. 

Certifique-se de procurar também por palavras-chave de cauda longa, porque essas palavras-chave podem ser facilmente incorporadas ao seu conteúdo. Além disso, tente enfatizar a intenção do pesquisador ao fazer a pesquisa também. 

Depois de concluir a pesquisa, planeje incorporar essas palavras-chave estrategicamente em seu conteúdo, especialmente em locais como título e títulos.

Título atraente

A primeira coisa que um leitor verá nos resultados de pesquisa é o título do seu conteúdo. Por isso, é preciso ter certeza de que seu título é capaz de dar uma ideia completa do que o público deve esperar do seu conteúdo? Além disso, o título deve ser atraente o suficiente para forçar um pesquisador que está procurando alguma informação a clicar no link.

Outra coisa que você precisa considerar ao criar um título para o seu conteúdo é que ele deve incluir palavras-chave; ter uma palavra-chave no título é benéfico em termos de SEO. Além disso, certifique-se de que seu título seja curto e nítido para que possa ser exibido completamente nas SERPs.

Conteúdo Estruturado

A estrutura do conteúdo que você vai postar em seu site também tem importância fundamental. Antes de começar a escrever, faça um plano sobre a estrutura do seu conteúdo e escreva o layout aproximado, incluindo H2s e H3s, em papel. 

Ter uma boa ideia da estrutura do seu conteúdo ajudará você a criar um fluxo em seu conteúdo que levará os leitores a ler o conteúdo desde o início até o fim. Certifique-se de usar frases ricas em palavras-chave em todo o seu conteúdo. No entanto, você deve se certificar de que não está colocando palavras-chave em seu conteúdo. Caso contrário, seu conteúdo pode parecer ambíguo para os mecanismos de pesquisa.

A concentração de palavras-chave em seu conteúdo deve ser de 1% a 1,5% no máximo. Qualquer coisa além da porcentagem acima mencionada será um contra-efeito para o seu site, que pode sofrer penalidades devido ao excesso de palavras-chave. 

Outra coisa que você deve ter cuidado é o comprimento dos parágrafos; os parágrafos devem ser compactos e significativos. Se você estiver escrevendo parágrafos curtos capazes de responder a uma consulta específica, poderá ver um parágrafo do seu conteúdo na ‘posição zero’ de uma SERP na forma de um snippet. Ter um snippet em uma SERP ajudará você a obter mais CTR dos mecanismos de pesquisa.

Conteúdo livre de plágio

O público interessado em seu conteúdo deseja ver conteúdo novo e exclusivo em seu site. Publicar conteúdo plagiado ou duplicado não fará nenhum bem para você. Em vez disso, vai incomodar o público e também não é bom em termos de SEO. 

Mecanismos de pesquisa como Google e Bing têm políticas rígidas contra plágio e, se seu conteúdo for plagiado ou super influenciado, seu site enfrentará penalidades severas pelos mecanismos de pesquisa.

Sempre que você escrever conteúdo para o seu site, certifique-se de que ele esteja livre de duplicações. Um detector de plagio pode ajudá-lo a verificar o plágio e garantir a exclusividade do seu conteúdo. Um avançado verificador de plágio geralmente é apoiado por um enorme banco de dados e algoritmo baseado em IA. Ambos os elementos o tornam capaz de detectar a menor duplicação de conteúdo. O conteúdo livre de plágio em seu site não apenas parecerá atraente para o público, mas os mecanismos de pesquisa também o apreciarão e classificarão seu site melhor nas SERPs.

Meta descrição atraente

Uma meta descrição permite que você resuma todo o seu conteúdo em uma ou duas frases. Pense nisso como uma linha para um roteiro de filme. Se a meta descrição do seu conteúdo não parecer interessante para o leitor, há muito poucas chances de que o visitante acesse seu site para ler seu conteúdo. 

Portanto, você precisa garantir que a meta descrição do seu conteúdo seja curta, nítida e atraente. Além disso, você precisa ter certeza de que está ajustando a palavra-chave principal do seu conteúdo corretamente na meta descrita da sua página.

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