Marketing: SEO ajuda pequenas empresas a se destacarem

É possível alcançar clientes e se desenvolver online, mesmo com orçamento pequeno ou limitado para links patrocinados e anúncios.

Pequenas empresas precisam estar atentas às escolhas de ferramentas e estratégias que vão usar em seus esforços de marketing digital. Assim, apostar em SEO pode ser uma maneira de obter sucesso online, alcançar clientes e aumentar vendas. Isso porque essa modalidade permite o aumento do reconhecimento da marca, graças à ampliação do tráfego orgânico.

Do termo em inglês Search Engine Optimization, a sigla SEO significa otimização para mecanismos de busca. Trata-se de uma modalidade que se baseia na concepção de que é possível, a partir da execução de determinados padrões e técnicas, melhorar o posicionamento de uma página online, como um site, nas buscas do Google – companhia que domina mais de 90% das pesquisas na internet.

Um levantamento realizado pela Sherlock, agência de relações públicas e marketing digital da América Latina, revelou os principais padrões de comportamento dos internautas. Os dados mostram que, em todas as nações analisadas (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru), a população costuma clicar nos primeiros resultados de busca no Google.

Assim, como ressaltado pela líder do estudo no Brasil, Stella Ferreira, em entrevista à imprensa, a ideia do SEO é que as empresas consigam aparecer nos espaços que o Google promove nas primeiras páginas de pesquisa, oferecidos geralmente àquelas que otimizam seus sites.

Pequenas empresas podem se beneficiar

Empresas menores, portanto, também se beneficiam dessa ferramenta do marketing de conteúdo, pois passam a ter a chance de competir em condições mais justas nas páginas de resultados de buscas no Google.

Investir em análise SEO desde o início da criação de um site, por exemplo, é uma maneira das empresas estabelecerem autoridade em determinado nicho de mercado, além de conseguirem credibilidade para se manterem competitivas no ambiente virtual.

Sendo assim, mesmo com orçamento pequeno ou limitado para fazer investimentos em links patrocinados e anúncios, empresas podem utilizar SEO. Isso porque, de acordo com os canais especializados, os benefícios proporcionados por meio de tráfego orgânico duram mais do que aqueles vinculados à visibilidade de campanhas, que costuma ser temporária. Com as estratégias corretas, pequenas empresas também podem aumentar as vendas e a conversão em receita.

A mudança de direcionamento é um exemplo prático do uso das técnicas de otimização para pequenas empresas. A companhia pode apostar em palavras-chave referentes especificamente ao produto ou serviço que o cliente pesquisa no navegador, em vez de utilizar termos distribuídos por grandes corporações.

Essa estratégia é capaz de colocar a marca em contato com os consumidores que estão dispostos a comprar de fato. Outro ponto vantajoso para essa ação é que os conteúdos orgânicos são assimilados como mais confiáveis pelo público, por não serem vistos como propagandas.

O que fazer na prática

Algumas recomendações podem auxiliar o empresário a entender o que significa, na prática, aplicar estratégias corretas para cada caso. Para alcançar visibilidade, por exemplo, a constância deve fazer parte do trabalho.

Palavra-chave

A pesquisa de palavras-chave é a base para o trabalho de SEO. Com ela, é possível fazer o mapeamento dos termos mais usados no momento e compreender o que o público busca. Outra possibilidade é identificar palavras menos concorridas e explorá-las para conectar o consumidor direto à marca. O Google Search Console é uma das ferramentas que ajuda nesse planejamento.

SEO local

Desde que as pessoas passaram a ficar mais em casa e a se deslocar menos, devido à pandemia, o consumo local se tornou mais importante – mudança que deu destaque ao SEO local nos últimos anos. A comodidade também é um fator decisivo no momento de realizar uma compra.

Cerca de 76% das pessoas que pesquisam uma loja localmente a visitam em até 24 horas, de acordo com o Google. Sendo assim, uma orientação é configurar o site da companhia no Google Meu Negócio, e adicionar dados de localização, horário de funcionamento e link direto para a página.

Outra dica é utilizar palavras-chave que carreguem o aspecto geográfico. Utilizar “aulas de pilates no Rio de Janeiro”, em vez de apenas “aulas de pilates”, por exemplo, é recomendável para um SEO local eficaz.

Planejamento geral

Definir o público-alvo, elaborar um plano de ação e traçar um objetivo são passos importantes para que um site se torne conhecido e, consequentemente, receba acessos e tenha autoridade no mercado. É preciso atenção também ao processo de monitoramento de um domínio, que deve considerar o formato do conteúdo, a escolha de linguagem e o uso de ferramentas específicas.

É importante ressaltar que não adianta apenas ser encontrado nas pesquisas. É fundamental oferecer conteúdo de qualidade e relevante. Para isso, o empreendedor precisa trabalhar com material pensado para o ambiente digital, pertinente ao público de destino e bem elaborado.

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