Endomarketing – brindes criativos para funcionários

Você sabe o que é e conhece a importância do endomarketing?

Basicamente, o endomarketing é uma estratégia de marketing voltada para a parte interna de uma empresa, ou seja, seus funcionários.

O endomarketing visa, basicamente, melhorar a imagem da empresa por parte de seus colaboradores, fazendo com que aumente a motivação e a satisfação da equipe em trabalhar naquela empresa.

Logo, a importância do endomarketing para diversos aspectos é muito grande. Um exemplo disso está na produtividade dos colaboradores. Quando um funcionário está mais feliz na empresa, a chance dele entregar mais resultado é muito maior.

E não só entregar mais resultado, como também motivar outro funcionário a também entregar mais resultados.

A lista de pontos positivos é bem extensa, como a influência dos funcionários em suas famílias, suas rodas de amigos… Imagina sua empresa sendo bem falada por todos os seus funcionários para familiares e amigos? A chance de vender mais só aumentaria.

Para fazer este endomarketing, existem diversas estratégias que, aplicadas corretamente, podem potencializar ainda mais o resultado dessa estratégia, atingindo positivamente diversos funcionários.

Uma dessas estratégias, que é uma das mais simples, mas que podem gerar resultados sem precisar fazer um grande projeto ou algo do tipo, é a estratégia de brindes personalizados, que falaremos com mais detalhes mais à frente.

Como a estratégia de brindes personalizados pode ser útil para o endomarketing

Essa é uma das estratégias mais simples de endomarketing que existe. E entre as mais simples, é sem dúvidas a que gera mais resultado por diversos fatores, como por exemplo a possibilidade de gerar no colaborador o pensamento de “a empresa pensa em mim”.

Além de simples, existem outros pontos que mostram como usar brindes personalizados pode ser útil para o endomarketing:

Não demanda muito planejamento

Para utilizar esta estratégia, basta realizar um pequeno estudo de qual será o tipo de brinde personalizado a ser utilizado, onde ele será comprado, a quantidade de funcionários que serão beneficiados por estes brindes e como eles serão entregues. Com essas informações, basta encomendar e entregá-los aos colaboradores.

Não é preciso, assim, ter um planejamento muito extenso a respeito deste tipo de estratégia de endomarketing para colocar em prática.

Pode gerar resultado mais rapidamente

Por ser algo simples, consegue ser implementado de uma forma mais rápida do que um grande projeto. Logo, esta estratégia pode ser utilizada para situações pontuais, onde a necessidade por resultados melhores seja em curto prazo.

É uma estratégia econômica

Muitas são as estratégias de endomarketing. Porém, muitas delas podem necessitar um alto investimento, algo que a empresa pode não dispor no momento.

Um exemplo seria trazer um grande palestrante para um evento motivacional dentro da empresa. Isso poderia gerar valor aos colaboradores por conta do conhecimento, mas, para contratar um ótimo palestrante, é necessário um alto investimento.

Já os brindes personalizados, dependendo do tipo de brinde escolhido, podem representar um valor bem menor e gerar um bom retorno.

Não necessita parar o trabalho para ser efetuada

Utilizando o próprio exemplo citado anteriormente, em uma palestra é possível aumentar o nível de motivação dos funcionários e ainda melhorar a visão dos mesmos frente a empresa.

Porém, para realizar uma palestra em que todos os funcionários possam participar, é preciso separar um horário de trabalho. Isso necessitaria parar a empresa. Claro que este é apenas um exemplo, mas diversas estratégias de endomarketing necessitam de uma pausa ou alguma interferência no trabalho.

Com os brindes, é claro que é possível sim fazer um mini evento para complementar, porém não é algo necessário.

Outros benefícios dos brindes personalizados

Além do endomarketing, os brindes personalizados também podem ser utilizados como benefícios para clientes.

E estes benefícios podem ser diversos, como por exemplo, na compra de uma certa quantidade de produtos o cliente ganha uma porta retrato magnético.

Esta estratégia, em paralelo a uma boa relação da empresa/vendedor com cliente, é muito eficaz para a fidelização de clientes, o que pode aumentar ainda mais os resultados da sua empresa.

Além disso, o simples uso de brindes personalizados para clientes pode ser um ponto chave na diferenciação de seus concorrentes, conquistando de vez aquele cliente que sempre ficava na dúvida entre comprar de você ou do seu concorrente.

Resumo

O endomarketing é uma ótima estratégia para melhorar a imagem da empresa de forma interna, voltada para os colaboradores. Logo, é de extrema importância utilizar o endomarketing para aumentar a motivação e a satisfação dos colaboradores na empresa.

O brinde personalizado é talvez a estratégia de endomarketing mais simples, rápida e econômica que existe (dentre as que geram resultado).

E além do endomarketing, a estratégia de brinde personalizado pode ser utilizada para aumentar a fidelização de clientes, melhorando os resultados da empresa.

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