Viabilidade Econômica: dicas para empreendedores

Se você é um empreendedor em busca de um Estudo de Viabilidade Econômica, está no posto certo! Pois reunimos neste conteúdo algumas dicas e informações sobre o assunto para que você possa aprender um pouco mais.

Porque sabemos que quando o assunto é estudo de viabilidade econômica, sempre acaba gerando algumas dúvidas e curiosidades sobre o assunto, por isso trouxemos um conteúdo cheio de novidades e dicas para você empreendedor ter sucesso.

Mas antes de falarmos sobre o Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira, é necessário informar que este conteúdo tem o objetivo de inspirar seu empreendedor, sanar suas dúvidas, e também trazer mais conhecimento e auxílio ao seu negócio.

Assim seu empreendedor pode conhecer mais sobre estudos de viabilidade econômico-financeira pois com nossas dicas você terá absolutamente sucesso na gestão do seu negócio então acompanhe nosso conteúdo desejamos que você leia com alegria!

Viabilidade Econômica

Quer saber mais sobre Estudos de Viabilidade Econômica e Financeira? Saiba que podemos te ajudar! Então imagine duas situações: primeiro, você é um empreendedor e precisa avaliar a viabilidade de um projeto proposto por sua equipe para criar um novo produto, e na outra, você está na fase de planejamento da abertura de um novo negócio, falta de análise dessa ideia empreendedora.

Portanto, o conhecimento sobre informações de mercado, público-alvo, concorrentes, fornecedores devem ser levados em consideração ao desenvolver essas duas propostas e podem impactar nos resultados obtidos durante o projeto, positivos ou negativos.

1. Disponibilidades para capital

Toda empresa tem que reservar uma certa quantia de dinheiro, chamada capital de giro, para sua manutenção, seja pagando contas, inovando máquinas ou apenas abrindo um negócio, então, além disso, quaisquer custos adicionais, como estoque de novos produtos, geram uma mudança financeira.

Por isso é importante planejar e sempre controlar seu fluxo de caixa, então para ver exatamente quanto dinheiro está entrando e quanto está saindo do seu negócio, é melhor aprender a fazer essa matemática.

2. Projetos dos custos e despesas

Como manter um negócio vivo e obter bons resultados? Assim, podemos dizer que o investimento inicial corresponde ao valor total necessário para iniciar um negócio, ou seja, quantos recursos financeiros a empresa precisa para começar a operar com eficiência.

Para chegar ao valor correto, diferentes despesas precisam ser incluídas no cálculo, como despesas de infraestrutura, despesas de produção ou aquisição de produtos e/ou serviços, despesas necessárias para iniciar um negócio, etc.

3. Projetos para faturar

Portanto, receita é a soma dos valores que uma empresa cobra para realizar suas atividades empresariais, portanto, seja vendendo mercadorias para terceiros ou prestando serviços a terceiros, pois como o nome sugere, trata-se de um programa destinado a prever o montante.

Um estudo dos recursos que uma empresa recebe por meio de suas vendas durante um período predeterminado.

4. Projeções otimistas e pessimistas

Você já se perguntou como será sua vida daqui a alguns anos, certo? Você pensou onde estaria, com quem estaria, o que faria e tudo mais, não foi? Além disso, você provavelmente analisou as principais variáveis ​​e alternativas que podem afetar o plano.

Então, em uma empresa, a previsão e análise de cenários funcionam basicamente da mesma maneira, mas a diferença é que sonhos e aspirações dão lugar a metas e planos, então, em certa escala, uma empresa não pode continuar operando sem uma boa estratégia, tática e batalha. Planos. Você não pode apenas adivinhar e definir metas com base na vontade.

5. Viabilidade Econômica: Compare os cenários

Dependendo do que você está analisando, podemos fazer previsões de cenários para as mais diversas perspectivas da sua organização, então as opções incluem:

  • Cenários Estratégicos: As simulações comparam os diferentes caminhos que uma organização pode tomar;
  • Cenários Orçamentários: Considerar projeções de diversas alternativas utilizando os recursos financeiros da empresa;
  • Cenários Econômicos: Analisar mudanças nas variáveis ​​que afetam os resultados econômicos de uma empresa (DRE);
  • Cenário Financeiro: Igual ao anterior, simulando mudanças nas variáveis ​​que afetam os recursos financeiros de uma organização (fluxo de caixa);
  • Cenários Operacionais: Considerar previsões e simulações utilizando as mais diversas alternativas para a capacidade produtiva da empresa.
você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais