Por que as empresas devem se preocupar com a produtividade dos seus funcionários?

Os colaboradores são os principais ativos de uma empresa. Contar com uma mão de obra qualificada e engajada com o negócio é essencial para obter resultados no mercado. Os profissionais precisam ser produtivos e valorizados. Esses fatores são essenciais para reduzir a taxa de turnover e fortalecer a retenção de talentos.

Empresa

Manter os profissionais engajados e cuidar do seu bem-estar físico e mental é um fator importantíssimo para o crescimento de qualquer empresa. É essencial compreender que estes profissionais são importantes e que para mantê-los com a produtividade em alta é preciso valorizá-los.

 

A produtividade dos funcionários é realmente tão importante?

Para que você possa entender, vamos usar uma analogia. Digamos que uma empresa seja uma máquina grande e complexa, recheada de peças e ligações que precisam estar integradas e no mesmo ritmo para trabalhar corretamente.

Agora, imagine se uma ou algumas dessas peças estiverem operando sobrecarregadas, apresentarem algum defeito que diminua o seu ritmo, a máquina não funcionará mais da mesma forma, certo? A tendência é que ela perca força. Da mesma forma, se tudo estiver funcionando perfeitamente, a expectativa é de que ela gere cada vez mais resultados.

Entendeu a analogia? A empresa é esta máquina complexa, repleta de profissionais, que são as peças, e estes desenvolvem ações complexas e precisam estar integrados, em sintonia. Por isso é tão importante se preocupar com a produtividade dos funcionários.

Em tempos difíceis como os que vivemos atualmente, é importante entender que colaboradores podem sentir problemas físicos e emocionais e isto pode diminuir o seu ritmo. Ao afetar o seu bem-estar, você perderá força em uma das peças, logo produzirá menos.

Obviamente, também é preciso pensar além dessa analogia, os funcionários não são peças de uma máquina, são seres humanos e por isso estão suscetíveis a qualquer tipo de desconforto e problema de cunho físico ou emocional.

 

O que a empresa pode fazer para potencializar a produtividade dos funcionários?

É bem simples! A empresa deve investir em ações que visam a qualidade de vida e o bem-estar do funcionário dentro e fora da empresa. Confira abaixo algumas ações que podem ser feitas para potencializar a produtividade dos colaboradores:

 

Oferecer boas condições de trabalho

Trabalhar sem infraestrutura não gera resultados. Então, é importante que a empresa possa prover as condições de trabalho necessárias para cada colaborador desempenhar plenamente as suas funções.

Em tempos de pandemia, por exemplo, em que muitos trabalhadores estão trabalhando em regime home office, a empresa deve se preocupar com as condições de trabalho em casa, oferecendo infraestrutura mesmo que a distância com pagar um plano de internet e celular, por exemplo.

 

Tenha benefícios flexíveis

Vá além dos benefícios obrigatórios como vale refeição e alimentação, a empresa deve oferecer benefícios flexíveis. E estes benefícios podem ser voltados para a qualidade de vida e capacitação dos profissionais.

Isso será fundamental para engajar os trabalhadores, já que a empresa demonstra que reconhece o valor e escuta as necessidades do profissional.

 

Invista na capacitação dos profissionais

O investimento em parcerias para cursos, palestras, workshops e tudo o que envolve aprendizagem é essencial para a empresa. Essa é a melhor forma de intensificar uma estratégia de retenção de talentos.

Quando o profissional se desenvolve com a ajuda da empresa, ele tende a se tornar engajado, virando um embaixador da marca. Além disso, o investimento em capacitação tem uma excelente capacidade de retorno com a diminuição dos custos operacionais e administrativos do negócio.

 

Quais são as principais vantagens de cuidar da produtividade dos colaboradores?

Agora que você já sabe como investir em seus colaboradores, zelando pelo seu bem-estar para potencializar a produtividade, é hora de entender como isso pode ser vantajoso para o negócio. Listamos abaixo, as principais vantagens de cuidar da produtividade dos colaboradores, confira:

 

Melhorar os resultados

Colaboradores engajados se dedicam mais às tarefas, conseguindo entregar maior qualidade no trabalho. Dessa maneira, a tendência é que já no curto prazo, a empresa possa sentir a melhora nos resultados.

Por meio do aumento da produtividade, a empresa poderá acompanhar um crescimento mais acentuado de sua atuação no mercado. Os funcionários são os principais ativos do negócio e com eles em plena sintonia, os resultados começam a aparecer rapidamente.

 

Diminuir o absenteísmo e o presenteísmo

Cuidando da produtividade dos colaboradores, a empresa está investindo não só na qualidade de vida dos funcionários, mas na sua própria saúde financeira. Ao ter profissionais mais satisfeitos com a empresa, a tendência é que diminuam os casos de absenteísmo e presenteísmo.

 

Intensificar a estratégia de atração e retenção de talentos

Se preocupar com a produtividade dos funcionários também é essencial para intensificar os resultados da sua estratégia de atração e retenção de talentos. Com isso, a organização diminui os custos administrativos com a contratação e demissão de profissionais, conseguindo atrair os melhores profissionais do mercado e manter os seus principais destaques na empresa.

Cuidar da produtividade dos colaboradores é o que pode definir se a empresa terá sucesso ou não no mercado. Os colaboradores são peças-chave para o bom desempenho de um negócio, por isso investir em qualidade de vida é importante para a produtividade dos funcionários, e consequentemente, para os resultados da empresa.