5 dicas para empreendedores que querem parecer mais profissionais

O Brasil é um dos países que mais produzem empreendedores nos mais diversos moldes, as motivações por trás disso são as mais variadas, desde os jovens recém formados em busca de sua independência financeira e ter as rédeas de sua carreira com o negócio próprio até mesmo os empresários que criam o seu negócio próprio em virtude da falta de oportunidades no mercado de trabalho profissional.

Mesmo com estes amplos motivos de entrada ainda assim todos eles compartilham de um mesmo desejo, independente de suas circunstâncias, todos tem a vontade de fazer seu negócio crescer e prosperar o máximo possível.

Afinal de contas, só cria uma empresa que possui altas expectativas sobre você mesmo e as oportunidades concretizadas na forma de um negócio, porém, a simplicidade da situação acaba por aí.

Por mais que o Brasil seja um dos países com maiores taxas de empreendedores, a tarefa não é nada fácil, são diversas habilidades que devem ser utilizadas para pôr o negócio para funcionar tirando-o do papel, e é necessário ainda mais maestria para fazê-lo continuar funcionando e por sucessão expandir.

A máxima deste modelo de negócio é que um empreendedor brasileiro precisa matar um leão por dia, essa frase se encaixa perfeitamente, pois, manter um negócio com as portas abertas em um país extremamente desigual, com inflação alta e moeda desvalorizada é preciso um enorme jogo de cintura.

Retomando o desejo de todo empresário que é fazer o seu negócio crescer não importando as circunstâncias e contexto, separamos as melhores dicas para você empreendedor que quer melhorar não só a sua imagem, mas também tudo o que rodeia o seu negócio.

Soft skills

Começando da maneira correta, não poderia ser de outra forma, como já foi dito, para fazer uma empresa continuar funcionando de forma precisa e lucrativa é necessário muitas habilidades das mais diversas.

O empresário precisa acumular em si diversas funções, sendo assim as soft skills são essenciais para a sua jornada, como as seguintes:

  • Liderança – Ser um bom líder é essencial e demanda tempo e esforço por parte do profissional, dentro da jornada vão surgir muitos desafios e problemas quando isso acontecer vai ser necessário que todos os colaboradores veja em você capacidade para resolver e mobilizar os esforços em prol da causa. Indo muito além de simplesmente ser o chefe, mas saber desenvolver, mobilizar e organizar a todos;
  • Resiliência – Diante de um mundo de negócios muito volátil, e impreciso, erros sempre vão ocorrer, e mais que nunca vai ser necessário saber como contorná-los da melhor forma possível, e principalmente aprender com eles;
  • Criatividade – Todo o processo de empreender começa com criatividade, e depois do pontapé inicial ela ainda faz-se necessária durante a jornada de crescimento para pensar fora da caixa e elaborar estratégias inovadoras e colocá-las em prática.

Networking

A máxima de que você é a média das 5 pessoas que mais convive pode ser muito contestada nos ambientes tradicionais da vida, porém no mundo dos negócios o networking é indispensável.

Conhecer as pessoas nunca foi tão necessário, mas não somente isso, é preciso estar de acordo com os padrões também, a sua imagem de profissionalismo mudará completamente quando entender a metáfora de que tubarão não nada com sardinha.

Imagem como profissional

Quando falamos de imagem, há uma série de atitudes que precisam ser seguidas à risca para só então conseguir resultados.

A imagem de um bom profissional é construída com pequenas atitudes e fatos relacionados a pessoas, por exemplo, uma simples sala de reunião, nem que seja em um coworking faz toda diferença na hora de passar a impressão correta. 

Produza conteúdo

Todos os profissionais de destaque não importa qual é a área de atuação estão presentes na internet e produzem conteúdo de qualidade para os seus seguidores, sejam médicos, estudantes, advogados ou qualquer outra profissão.

E junto com a produção de conteúdo relevante para as pessoas, eles acabam conseguindo cada vez mais seguidores, o que vira uma bola de neve, produz mais conteúdo, mais pessoas e sua autoridade só faz crescer mais e mais.

Presença digital

Muito cuidado com a forma como se portar no ambiente digital, por mais que seja muito benéfico, pode te trazer grandes problemas sendo um faca de dois gumes.

Isso ocorre por conta da sua exposição, que enquanto gera maior engajamento sobre a sua pessoa com uma percepção de autoridade, ainda assim, vai te expor aos julgamentos digitais.

Nos ambientes como redes sociais, as pessoas de destaque são alvos fáceis de críticas por coisas muito simples.

Outra coisa que deve sempre se atentar é a forma como se porta, se o foco é possuir uma imagem profissional e de autoridade, há coisas que não cabem ser postadas e compartilhadas pois podem gerar arranhões na forma como o público te vê.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais