Liderança empresarial feminina: a importância das mulheres no mundo corporativo

Desde muito pequenos, o mais comum é vermos homens em posição de liderança, tanto em casa, quanto em empresas. Mas atualmente, o papel da mulher como líder empresarial tem sido cada vez mais discutido, e cada vez mais pessoas estão vendo o quanto a liderança de uma mulher é importante e necessária. 

Isso porque a visão de uma mulher como líder é completamente diferente da visão de um homem, e assuntos como equidade e respeito estão sendo cada vez mais implementados em empresas, pois as pessoas estão começando a ver que inclusão é algo importante, necessário e urgente. 

No entanto, apenas entendendo o papel feminino na economia e todos os desafios que são diariamente enfrentados pelas mulheres, é possível notar a importância de incluí-las em posições de liderança, bem como a importância de garantir que elas tenham os mesmos benefícios e direitos salariais que os homens dentro de uma empresa.

Mas mesmo com tantos desafios, como todo mundo sabe, as mulheres são os seres mais fortes que existem, e elas jamais irão desistir de lutar pelo que merecem, pela igualdade e pelo respeito. Inclusive, o que muitos não sabem, é como a liderança feminina pode ser benéfica para melhorar todo o cenário do mundo corporativo. 

Pensando em tudo isso, preparamos este artigo exatamente para falar um pouco mais sobre as principais características e vantagens de se ter uma mulher em cargo de liderança, assim, você conseguirá compreender um pouco mais o porquê é tão importante fazer parte dessa luta constante. 

Principais desafios da mulher no mercado de trabalho

Antes de falarmos sobre algumas vantagens e características da mulher como líder, vamos citar quais são alguns dos principais desafios que todas as mulheres enfrentam até hoje no mercado de trabalho:

  • Desigualdade salarial: a Organização Internacional do Trabalho (OIT) disse que as mulheres em posição de liderança recebem apenas 60% do valor salarial que um homem receberia no mesmo cargo;
  • Questão cultural: desde que o mundo é mundo, os homens são maioria em liderança, e pensam que são o poder absoluto. Talvez, quebrar essa imagem seja o maior desafio das mulheres atualmente.

Principais características e vantagens da liderança feminina

Claro que as mulheres enfrentam muito mais desafios do que apenas os citados acima no mercado de trabalho, mas sem dúvidas aqueles são os mais nítidos e comuns em todo o mundo.

Mesmo assim, a liderança de uma mulher possui vantagens e características únicas que fazem com que ela seja muito mais vantajosa e eficiente do que uma liderança inteiramente masculina. Algumas dessas características e vantagens são:

  • Resiliência, que resulta em uma liderança muito mais igualitária, respeitosa e eficiente;
  • Muito mais comprometimento com o cargo e atenção indiscutível aos mínimos detalhes;
  • Incentivo ao trabalho em equipe igualitário.

A importância das mulheres em posição de liderança

Como foi possível observar, as mulheres precisaram enfrentar, e ainda enfrentam, muitos desafios para ocupar o mercado de trabalho, tanto para estarem em cargos de liderança, quanto em cargos mais baixos.

E ainda que consigam, raramente o salário que essas mulheres recebem, é igual ou mais alto do que o salário de homens que ocupam o mesmo cargo que elas. E claro, isso é algo que não deveria acontecer, pois todas as mulheres são igualmente, ou muito mais capacitadas do que certos homens. 

Contudo, graças a evolução da humanidade, ou parte dela, este cenário está mudando, e cada vez mais estamos vendo mulheres em posição de liderança, o que é muito importante para destruir de uma vez por todas toda essa desigualdade e a ideia de que as mulheres não são capacitadas para certos cargos de liderança.

Lutar hoje por tudo isso e fazer com que cada vez mais pessoas vejam que as mulheres devem ter os mesmos direitos que os homens, significa lutar por nossas filhas, netas e por todas as mulheres que ainda estão por vir.

Fazendo isso, mostramos que elas também são capazes de ser o que quiserem e fazer o que quiserem. O mundo não deve mais ser machista e cabe a todas as mulheres lutar por essa mudança de visão, afinal de contas, o patriarcado já não é mais a lei superior há muito tempo.

Além disso, como observamos, investir na liderança feminina é tão benéfico e importante para todas as mulheres do mundo, quanto para as próprias empresas, que conseguem aderir a um estilo de liderança completamente diferente, único e muito mais resiliente e atento aos mínimos detalhes. Afinal, todos sabem como as mulheres estão sempre atentas a tudo. 

Sendo assim, pense melhor sobre a liderança da sua empresa e cogite a ideia de colocar uma mulher no poder. Acredite, o poder feminino não é algo apenas simbólico, é real. E acreditando nisso, você será capaz de ajudar todas as mulheres a lutar pelo que já deveria ser delas por direito.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais