História do futebol: saiba como tudo começou

É quase impossível pensar em futebol e não ter uma lembrança de algum jogo que você assistiu ou participou de alguma maneira. Seja pela lembrança recente ou de quando você era pequeno.

O futebol fez e faz parte da vida de quase todos os brasileiros. Todos nós temos um parente ou amigo fanatico por algum time ou seleção. Em algum momento você já viu o país parar para acompanhar alguma partida da copa do mundo.
Com emocionantes finais como a da copa de 94 onde o Brasil se sagrou tetracampeão, ou da emocionante final em 2002 onde o capitão Cafu levantou a taça homenageando seu bairro de origem. 

Curiosamente teremos a copa do mundo de futebol no Qatar com início em novembro de 2022. Onde todas as expectativas e favoritismo estão sobre a seleção canarinho. Comandada pelo atacante Neymar e cia, os brasileiros estão ansiosos para eles trazerem o hexa.

Considerado o esporte mais praticado no mundo o Futebol data de milhares de anos atrás, historiadores precisam quase 5 mil anos já existiam algo parecido com o futebol atual. Assim, podemos afirmar que este esporte é um dos mais antigos além de ser um dos mais praticados até hoje.

Entretanto, você conhece a história do futebol? Conhece os grandes momentos que ele causou? Se sua resposta for não, acompanhe e veja tudo que aconteceu no futebol e quais foram os principais acontecimentos deste esporte.

História do futebol: O início 

O futebol é o esporte mais popular do mundo e suas origens remontam à China há 5.000 anos. O futebol moderno surgiu na Inglaterra no século 19, mas registros históricos indicam que já existiam esportes semelhantes.

A primeira prática conhecida como futebol remonta a 3000 aC na China. Mas o registro histórico não se refere apenas aos chineses. Há evidências de que os japoneses, egípcios e antigos gregos e romanos praticavam esportes semelhantes ao futebol. Há também registros de diferentes grupos étnicos na América Central.

No Brasil, o futebol foi introduzido através dos ingleses que trabalhavam na indústria têxtil do país. E assim, os diretores começaram a praticar o esporte com seus funcionários da fábrica.

Charles Miller é considerado o escocês que introduziu oficialmente o futebol no Brasil. Miller nasceu em St Paul em 1874 e estudou na Inglaterra. Em 1894, ele voltou para casa com duas bolas de futebol, dois kits completos, uma bomba de ar e um livro de regras de futebol.

Maior público da história do futebol

A final de 1950 foi o maior jogo do futebol, mas a história não prova isso. Diz-se que mais de 200.000 pessoas assistiram à final da Copa do Mundo naquele ano, mas não podemos garantir essa informação devido às catracas fora de controle.

Mesmo assim, esse fato pertence ao futebol brasileiro. O jogo de 1969 contra o Paraguai viu impressionantes 183.341 pessoas assistindo a seleção brasileira venceu por 1×0.

Pelé o maior nome no Futebol

Pelé sempre teve fortes ligações com o futebol. Aos 9 anos, ele prometeu em uma história bem conhecida que ganharia a Copa do Mundo para seu pai Dondinho logo após o Brasil perder para o Uruguai na Copa do Mundo de 1950.

Pelé parou a guerra

O evento foi realizado na Nigéria em 1969. O país vivia um conflito conhecido como Guerra de Biafra, que durou de 1967 a 1970 e matou milhões.

Santos estava em turnê na África e recebeu uma oferta para jogar na Nigéria. Mas para chegar ao Estádio Municipal de Beni com segurança, foi necessário um cessar-fogo. Isto é exatamente o que aconteceu. O conflito parou para que as pessoas pudessem ver o rei Pelé em campo.

1000 gols de Pelé

Em 19 de novembro de 1969, o Santos venceu o Vasco por 2 a 1 no Maracanã. Onde um dos gols da partida foi o gol 1000 da carreira do ídolo. Assim, ficando mais uma vez guardado na história do esporte.

Maiores contratos 

Atualmente milhares de dólares estão envolvidos em todas as negociações do mundo do futebol. Entretanto muito se fala de alguns problemas entre empresários e jogadores. E infelizmente por muitas vezes as partes não conhecem o direito desportivo e acabam saindo lesados de alguma maneira. 

No mundo, temos vários exemplos de contratos com cifras inimagináveis. Abaixo iremos mostrar os maiores salários dos jogadores da atualidade.

Quinto colocado

Cristiano Ronaldo, o portugues recebe do Manchester United a cifra de 31,6 milhões de euros/ano.

Quarto Colocado

Gareth Bale, o Gales recebia do Real Madrid a quantia de 34 milhões de Euros por temporada.

Terceiro Colocado

Lionel Messi, o argentino foi transferido do Barcelona onde jogou por muitos anos para o Paris Saint-Germain (PSG) com o valor anual de 40,5 milhões de Euros. 

Segundo colocado

Neymar, o brasileiro também foi transferido do Barcelona para o PSG com a quantia de 49 milhões de Euros por temporada. 

Primeiro Colocado

Parece que o PSG possui dinheiro infinito. Recentemente renovou o contrato com seu principal jogador da temporada. O Francês Kylian Mbappé vai receber 50 milhões de euros/ano

Esperamos que estas curiosidades tenham deixado você com mais vontade de ver a copa do mundo acontecer o mais breve possível.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais