Close Menu
    • Página Inicial
    • Política de privacidade
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Pinterest LinkedIn RSS
    São Paulo AbertaSão Paulo Aberta
    • Apostas
    • Casa
    • Finanças
    • Games
    • Geral
    • Marketing
    • Negócios
    • Saúde
    • Tecnologia
    • Turismo
    • Contato
    São Paulo AbertaSão Paulo Aberta
    • Apostas
    • Casa
    • Finanças
    • Games
    • Geral
    • Marketing
    • Negócios
    • Saúde
    • Tecnologia
    • Turismo
    • Contato
    Home»Marketing»Funil de vendas: conheça essa metodologia campeã
    Marketing

    Funil de vendas: conheça essa metodologia campeã

    By Redação09/02/2021

    Para que uma empresa desenvolva um bom alcance e ganhe força no mercado, é necessário que esta conheça e saiba qual é o funil de vendas que a instituição compartilha.    

    Conhecer como montar um pipeline de vendas (outro nome para o funil de vendas) é essencial para manter um negócio competitivo e seguro, no qual consegue-se expandir de forma significativa o alcance.

    No presente artigo abordaremos o que é funil de vendas, como modelar um e qual a sua importância para quem deseja expandir as vendas dentro do mercado atual que é bastante competitivo.

    Entendendo o funil de vendas

    O pipeline de vendas, também chamado (mais popularmente) de funil de vendas, consiste em uma estratégia e modelo que visa demonstrar a jornada do consumidor.

    Ou seja, do primeiro contato do cliente com a empresa até a venda e, hoje, até mesmo além dela.

    Em outras palavras, podemos dizer que o funil de vendas consiste em acompanhar o cliente até o fechamento do negócio.

    Abaixo abordaremos sobre como funciona o funil de vendas.

    O funcionamento do funil de vendas

    A decisão pela compra não é um processo único, ao contrário, ela passa por etapas diversas e que demonstram tanto a procura como a vontade de compra dos clientes.

    Um exemplo disso é que o cliente que acaba de encontrar sua solução pode estar menos propenso a comprar seu produto do que o cliente que já leu todas as avaliações nos sites, mas é possível direcionar ambos (com estratégias diferentes) a efetivar a compra.

    Com o passar do tempo, os clientes começaram a ficar mais exigentes no processo de comprar.

    Por isso, as estratégias de vendas começaram a ficar mais sofisticadas, para que todas as dúvidas sejam retiradas e seu produto se torne a solução esperada.

    Abaixo abordaremos sobre algumas etapas do funil de vendas e como ele funciona.

    As etapas do funil de vendas

    Para que o funil de vendas tenha o efeito esperado, é importante conhecer em como ele é estruturado.

    O esquema é literalmente o de um funil, no qual há um topo que é a entrada, o meio do funil e por fim o fundo, havendo o afunilamento e qualificação dos clientes.

    Contudo, antes de abordar com mais detalhes as etapas que constituem o funil de vendas, devemos lembrar que para organizar todas as informações dos clientes e rastrear suas interações, as agências e profissionais de marketing podem contar com ferramentas diversas.

    Nesse sentido, um sistema chamado CRM – Customer Relationship Management (Sistema de Relacionamento com o Cliente) – pode ser crucial.

    1. Topo do funil

    Essa etapa também é denominada de “aprendizado” e a “descoberta”. Ela pode acontecer tanto pela internet, por meio do site de vendas / loja online, como por meio de alguma loja física ou anúncio.

    Assim, é o primeiro contato do cliente com o comprador em potencial.

    Nessa etapa é necessário chamar a atenção, afinal, nem sempre o seu produto pode corresponder a demanda/necessidade identificada pelo cliente.

    Com o uso da internet, chamar a atenção pode ser um processo facilitado, mesmo com a concorrência.

    Afinal, existem uma série de processos nos quais é possível investir, como:

    • Podcasts;
    • Postagem nas redes sociais;
    • Conteúdo em vídeo;
    • Newsletter.

    2. Meio do funil

    Para que o cliente vá para o meio do seu funil de venda, é necessário que ele se convença de que ele tem um problema, inclusive, de que seu produto ou solução pode ser uma opção para solucionar sua dor.

    O meio do funil é um dos mais difíceis, pois consiste em demonstrar para o cliente que sua solução é extremamente necessária.

    Nessa etapa as marcas já possuem algum dado do cliente, como email ou telefone, em outras palavras, já virou um lead.

    Mas lembre-se, essa etapa deve ser tranquila e sem insistência, sabendo mensurar o contato e fazê-lo corretamente para que o cliente não desista da compra.

    Um dos tipos de conteúdos que podem ser aplicados nessa etapa é chamada de “material rico”, com materiais mais elaborados como os ebooks.

    3. Fundo do funil

    O fundo do funil consiste na etapa final do pipeline de vendas. Nesta fase o cliente já possui todas as informações e, inclusive, já conhece o valor do seu serviço.

    Aqui é preciso investir nos benefícios da aquisição. Mas, lembre-se, após a compra é preciso cuidar da “pós-venda” para fidelizar o cliente.

    Uma das formas de convencer os clientes a concluírem o processo é fazê-lo se identificar com a marca e mostrar as opiniões de quem já comprou.

    Existem muitas vantagens de usar o funil de vendas, sendo o principal deles saber onde o consumidor está e quais as estratégias que serão usadas. Assim, há alta produtividade da equipe e melhora na previsão dos resultados.

    Portanto, para quem precisa aumentar as vendas e se consolidar no mercado, o funil de vendas é uma estratégia acertada. 

    Desta forma você consegue ajudar a sua empresa de Software erp, por exemplo! E ainda garantir um futuro da mesma.

    Previous ArticleSaiba o que é, e como funciona os planos de celular Claro Flex
    Next Article O Lavador de Gases consegue eliminar também odores e mau cheiro?

    Related Posts

    10 estratégias de marketing digital que geram resultado de verdade

    25/09/2025

    Como uma Agência em SP Pode Criar um Site One Page Profissional e Funcional

    22/08/2025

    Quanto vale 1.000 curtidas no TikTok hoje

    31/07/2025

    Como perfis femininos conseguem parcerias com grandes marcas

    21/07/2025

    Tráfego orgânico x tráfego pago: qual é o melhor para o seu negócio?

    16/07/2025

    Por que os links dofollow são cada vez mais valiosos para marcas que querem ranquear no Google?

    04/07/2025
    • Página Inicial
    • Política de privacidade
    • Contato
    © 2025 - São Paulo Aberta - CNPJ: 46.289.446/0001-89
    Telefone: (19) 98385-5555 - E-mail: [email protected]
    Endereço: Rua Comendador Torlogo Dauntre, 74, Sala 1207, Cambui, Campinas SP, CEP: 13025-270

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.