O Lavador de Gases consegue eliminar também odores e mau cheiro?

O Lavador de Gases é um equipamento muito utilizado no setor industrial para poder realizar o processo da “lavagem dos gases”. Toda indústria necessita possuir um Lavador de Gases para poder realizar o processo de lavagem dos gases produzidos em suas atividades.

Lavador de Gases

As atividades do setor industrial, assim como meios de transporte e atividades em mineradoras são responsáveis pela produção de gases tóxicos prejudiciais à atmosfera e também a saúde dos seres vivos.

A poluição gerada pelas indústrias, automóveis e outras atividades podem causar Chuva Ácida e Buraco na Camada de Ozônio. A chuva ácida pode ter efeitos nocivos a vegetação onde cair, ela tem capacidade de conseguir destruir florestas por completo. Já a camada de ozônio, caso seja danificada, não terá mais sua efetividade em proteger os seres vivos contra os raios ultravioletas que são extremamente nocivos à saúde de todos.

Outra ação causada pelo uso compulsivo de substâncias que tenham origem do petróleo é o aumento do efeito estufa que causa a elevação na temperatura dentro da atmosfera.

Como citado anteriormente, gases originados pelos escapamentos dos automóveis, assim como as chaminés das indústrias liberam no ar grandes quantidades de substâncias nocivas à saúde. Essas substâncias são o óxido de enxofre, de nitrogênio, monóxido e dióxido de carbono, entre outras.

Essas substâncias podem provocar diversas ações danosas para os seres humanos, como alergias, irritação dos olhos, diversas doenças, dores de cabeça e até mesmo câncer. Há estudos que indicam que a inalação dessas substâncias podem ocasionar doenças cardíacas e também abortos com espontaneidade.

Essas ações não são apenas nocivas aos seres humanos, mas também a vegetação, que em contato com essas substâncias tóxicas podem ser destruídas.

Pelo fato da produção desses gases possuir substâncias que são prejudiciais aos seres humanos e para a natureza, inúmeras indústrias são obrigadas a realizarem a instalação de um Lavador de Gases para poder tratar os gases antes de serem liberados ao meio ambiente.

Hoje em dia há leis em vários países bem rigorosas com a finalidade de controlar a liberação de gases poluentes no meio ambiente. Há uma grande fiscalização em torno dessas ações, e caso alguma indústria seja pega praticando atividades ilegais, elas correm o risco de levarem multas ambientais, e até mesmo serem fechadas por crime ambiental.

Aqui no Brasil, os padrões para que os gases sejam liberados com uma maior qualidade foi estabelecido pelo Ibama, e posteriormente teve sua aprovação pelo Conama. A lei sobre essa regularização foi criada no ano de 2009, ela é a Lei de número 12.187.

Os lavadores de gases são utilizados não apenas para a retirada de substâncias tóxicas dos gases, mas também possuem a utilidade para eliminar odores e mau cheiro desses gases. Porém para que possa ter resultados com 99,9% de eficácia, é recomendado que também sejam instalados filtros de carvão ativado junto do lavador de gases, pois estes filtros auxiliam na atividade da eliminação dos odores.

Por meio da utilização de pressão gerada através de uma bomba d’água, esse equipamento consegue fazer com que as partículas tóxicas encontradas nos gases sejam retidas em um líquido utilizado no processo. Esse líquido é composto por substâncias que reagem com os gases, neutralizando as substâncias tóxicas encontradas no mesmo.

A fabricação desse Lavadores de Gases, os scrubbers, é feito com um tipo de material que possui grande resistência a substâncias com propriedades corrosivas. Esse equipamento é fácil de ser instalado, e pode ser produzido de acordo com o tamanho necessário para poder caber em espaços ideais para realizarem a lavagem dos gases.

Procedimento dos lavadores de gases

Agora iremos explicar o passo a passo de como o Lavador de Gases funciona de maneira mais complexa.

O Lavador de Gases, também conhecido por Depurador de Gases, é composto por uma espécie de mecanismo que utiliza bicos pressurizados, para realizar a pulverização da água. O processo acontece por meio da colisão entre as partículas que apresentam características tóxicas, com a água, ou alguma outra espécie de líquido.

A Lavagem com a utilização da centrífuga também é muito utilizada pelas indústrias para lavar os gases, sendo esse forma de técnica de maior velocidade e eficácia.