Close Menu
    • Página Inicial
    • Política de privacidade
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Pinterest LinkedIn RSS
    São Paulo AbertaSão Paulo Aberta
    • Apostas
    • Casa
    • Finanças
    • Games
    • Geral
    • Marketing
    • Negócios
    • Saúde
    • Tecnologia
    • Turismo
    • Contato
    São Paulo AbertaSão Paulo Aberta
    • Apostas
    • Casa
    • Finanças
    • Games
    • Geral
    • Marketing
    • Negócios
    • Saúde
    • Tecnologia
    • Turismo
    • Contato
    Home»Geral»Importância e sugestão de princípios para POP de serviços de limpeza
    Geral

    Importância e sugestão de princípios para POP de serviços de limpeza

    By Redação27/09/2021

    Entenda a relevância do POP para os serviços de limpeza e confira algumas sugestões de como criar o seu

    Para que as rotinas de uma organização sejam desenvolvidas da maneira correta e com a periodicidade adequada é preciso estabelecer um roteiro para cada tarefa. Isso garante que os resultados sejam consistentes, dentro dos padrões de qualidade e seguindo o planejamento estratégico da empresa.

    O POP (Procedimento Operacional Padrão) é o documento que determina o roteiro de cada tarefa necessária para a efetividade das rotinas, como armazenamento, transporte de materiais, saúde e higiene dos ambientes, entre outras, além de garantir o bem-estar e a segurança dos funcionários durante seu desenvolvimento. 

    No que tange à manutenção e à higienização dos ambientes, o POP é responsável por padronizar os procedimentos dos serviços de limpeza para garantir que os ambientes permaneçam limpos, seguros e organizados, proporcionando segurança  e sensação de bem-estar aos trabalhadores e clientes.

    Neste conteúdo, vamos esclarecer a importância do POP para os serviços de limpeza e citaremos alguns princípios que podem ser utilizados para desenvolver o documento em sua empresa. Boa leitura!

    Por que é tão importante elaborar um POP para os serviços de limpeza?

    O POP é o documento que descreve o planejamento do trabalho repetitivo para que seja possível alcançar as metas propostas. Nele estão contidas as instruções em uma sequência lógica das atividades, sua periodicidade e os responsáveis por executá-las. Além disso, no documento também são encontradas diretrizes como:

    • Listagem de equipamentos necessários;
    • Peças e materiais que devem ser utilizados para realizar cada uma das tarefas;
    • Descrição dos procedimentos de cada tarefa e pontos proibidos;
    • Roteiro de inspeção periódica das atividades, materiais e equipamentos.

    O objetivo de desenvolver um POP para os serviços de limpeza é criar um padrão para minimizar os riscos de desvios na execução das tarefas, garantir a higienização e mantê-la efetiva e adequada nos diversos ambientes de uma empresa.

    Desta forma, é possível garantir que os funcionários responsáveis pela limpeza se dirijam aos locais de maneira periódica, nos horários pré-estabelecidos para os diferentes turnos, e que o trabalho seja realizado dentro das necessidade e padrão de qualidade requisitado em cada ambiente.

    Assim, o gestor dos processos de limpeza consegue ter a previsibilidade dos resultados, reduzir as variações por falta de supervisionamento e adaptações aleatórias, independentemente da falta, ausência parcial ou férias de algum colaborador.

    Quais os princípios básicos necessários para fazer um POP de serviços de limpeza?

    Para começar a nossa sugestão de princípios básicos dos serviços de limpeza, é importante destacar que o desenvolvimento do POP deve ser feito pelo gestor do processo em conjunto com os colaboradores que atuam nas atividades de limpeza, afinal, são eles que realmente conhecem a fundo as rotinas e as executam.

    Também é válido ressaltar que cada empresa tem suas próprias particularidades e necessidades e, por isso, nunca se deve copiar procedimentos de livros ou de outras organizações; é preciso utilizá-los como diretrizes para a constituição de seu próprio POP e nunca como um espelho de suas rotinas.  

    Aqui, usaremos como exemplo o Procedimento Operacional Padrão de Limpeza dos Ambientes da Prefeitura do Município de Luz-MG, pois o documento é bem sintetizado, de fácil compreensão e pode ser utilizado como parâmetro para a criação do POP de limpeza de sua empresa.

    A partir disso, podemos destacar que o POP de Limpeza pode ser desenvolvido descrevendo as tarefas a serem realizadas e as definições dos termos técnicos. Confira o exemplo:

    1 – Procedimento:

    • Avaliação do ambiente – no início de seu turno o funcionário de limpeza deve observar o ambiente e constatar se tudo está em ordem e em seu devido lugar;
    • Limpeza dos pisos – quando deve ser realizada, como e quais os materiais e equipamentos necessários;
    • Limpeza de paredes, tetos, móveis e equipamento – quando deve ser realizada, como e quais os materiais e equipamentos necessários;
    • Limpeza das prateleiras – quando deve ser realizada, como e quais os materiais e equipamentos necessários;
    • Limpeza das pias – quando deve ser realizada, como e quais os materiais e equipamentos necessários;
    • Limpeza do sanitário – quando deve ser realizada, como e quais os materiais e equipamentos necessários;
    • Limpeza de salas e locais de maiores cuidados – quando deve ser realizada, como e quais os materiais e equipamentos necessários;

    2 – Manuseio do lixo:

    Aqui são descritas as tratativas corretas para manuseio e descarte de lixo comum e outros resíduos. Basicamente, é preciso que contenha a descrição do fim que deve ser dado e como isso precisa ser feito para garantir a segurança dos funcionários e a manutenção adequada da limpeza dos ambientes. Exemplos:

    • Lixo de expediente e do banheiro –  quando deve ser realizada, como e quais os materiais e equipamentos necessários;
    • Produtos vencidos – Devem ser devolvidos à distribuidora de origem ou podem ser descartados como lixo comum? O armazenamento desses produtos deve ser em locais específicos? Quais? Também é importante identificar esses produtos com a expressão “VENCIDO” para que seja dado o devido fim.
    • Material perfurocortante: como deve ser feito o descarte, onde e quais os materiais e equipamentos necessários.

    3 – Definições

    Esta parte do documento deve ser utilizada para descrever os termos técnicos utilizados no desenvolvimento das rotinas de limpeza. Observe os exemplos:

    • Sanitização: conjunto de procedimentos que visam a manutenção das condições de higiene;
    • Solução sanitizante: produto ou agente que diminui o número de bactérias a níveis seguros conforme as normas de saúde;
    • Desinfecção: método eficaz para eliminar muitos ou todos os micro-organismos patogênicos, com exceção dos esporos;
    • Desinfetante: é um produto que extermina todos os micróbios patogênicos, mas não necessariamente todos os micro-organismos esporulados em superfícies e objetos inanimados;
    • Germicida: é um produto de ação letal sobre os micro-organismos, especialmente os patogênicos (germes);
    • Superfícies fixas: aquelas de grande extensão, tais como pisos, paredes, mobiliários etc.

    4 – Periodicidade da Limpeza

    Por fim, no documento deve constar a frequência da realização de cada procedimento de limpeza. Exemplo:

    Diariamente:

    • Recolher e descartar o lixo dentro dos critérios de descarte para cada resíduo;
    • Limpar banheiros e acessórios;
    • Repor papel higiênico, papel toalha e sabão líquido;
    • Limpar todas as superfícies fixas da empresa;
    • Limpar os eletrodomésticos utilizados para a limpeza dos ambientes.

    Semanalmente:

    • Lavar, secar e desinfetar as lixeiras;
    • Limpar as superfícies azulejadas;
    • Limpar geladeiras e demais eletrodomésticos utilizados para conservar e preparar alimentos;

    Quinzenalmente:

    • Limpar vidros, janelas, peitoris e esquadrias.

    Mensalmente:

    • Limpeza geral de paredes, tetos e colunas;
    • Limpeza das portas;
    • Limpeza de todos os componentes de iluminação e dos filtros de ar condicionado.

    É importante para a eficiência do POP de serviços de limpeza que os funcionários responsáveis por realizá-la sejam treinados, habilitados e qualificados para executarem suas tarefas conforme o que é descrito no documento.

    Também é fundamental que a linguagem utilizada no POP esteja de acordo com o grau de instrução dos que utilizarão o documento, como diretriz para suas atividades. Portanto, é indispensável que a escrita tenha uma linguagem simples e objetiva para facilitar a compreensão.

    Além disso, é crucial a realização frequente de análises críticas, ao menos uma vez a cada semestre, para identificar a eficácia do POP e conferir se os procedimentos contidos no documento continuam sendo seguidos pelos funcionários.

    Previous ArticleQual é a função de um transformador de média tensão
    Next Article Veja dicas para preparar pele e cabelo antes de um grande evento

    Related Posts

    EDUCAÇÃO E SETOR AUTOMOTIVO EM DESTAQUE: DRª. ALINE ABREU SANTANA ACOMPANHA O 33º CONGRESSO & EXPOFENABRAVE

    09/10/2025

    Pedágio eletrônico agora na Serra Gaúcha e Litoral Paulista: segurança e monitoramento com o Free Flow

    09/10/2025

    5 erros comuns ao instalar cubas e como evitá-los

    01/10/2025

    TV 3.0: A Revolução da Conectividade na Televisão

    26/09/2025

    Como o suporte de informática para empresas reduz custos e garante continuidade operacional?

    17/09/2025

    Ferramentas em promoção: como escolher boas ofertas sem erro

    13/09/2025
    • Página Inicial
    • Política de privacidade
    • Contato
    © 2025 - São Paulo Aberta - CNPJ: 46.289.446/0001-89
    Telefone: (19) 98385-5555 - E-mail: [email protected]
    Endereço: Rua Comendador Torlogo Dauntre, 74, Sala 1207, Cambui, Campinas SP, CEP: 13025-270

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.