Dicas de SEO para aparecer nas primeiras posições do Google

10 Dicas de SEO para aparecer nas primeiras posições do Google

Pensando em como fazer o seu site aparecer nas primeiras posições do Google? Então, você chegou ao lugar certo, pois neste conteúdo separamos 10 dicas para ajudar você a alcançar as primeiras posições do maior buscador da internet.

Aparecer nas primeiras posições do Google é fundamental para que o seu negócio alcance bons resultados na internet. Sendo assim, conhecer e aplicar boas técnicas de SEO, se torna uma tarefa indispensável.

Confira as dicas que separamos para você!

1. Utilize palavras-chave de cauda longa

O uso de palavras-chaves é essencial para a eficiência de toda e qualquer estratégia de SEO que almeje fazer um site aparecer nas primeiras posições do Google.

Sendo assim, recomendamos que você selecione as melhores palavras chaves de acordo com o seu nicho de atuação e o público alvo que deseja atingir.

Se possível, escolha por palavras-chaves de cauda longa, ou seja, aquelas formadas por um conjunto de palavras.

Ao fazer uso estratégico das melhores palavras-chave do segmento de atuação do seu site, você estará dando um importante passo em direção a primeira página do Google.

2. Escreva conteúdos completos e de qualidade

Escreva conteúdo de qualidade e que realmente contribuam para o seu público, atraindo a atenção das pessoas que visitam o seu site.

Procure produzir conteúdos coesos, bem organizados e estruturados, que facilitem a leitura, respondam dúvidas ou tragam algum tipo de conteúdo de valor para o seu público.

3. Não copie conteúdos de outros sites, seja original

Fuja das cópias e do plágio, além de ser considerado um crime, copiar textos completos ou partes de conteúdos disponíveis em outros sites, não contribui em nada para fazer um site aparecer nas primeiras posições do Google.

Na verdade, o efeito é até mesmo inverso ao esperado, uma vez que o Google costuma banir e rebaixar sites que não produzem seus próprios conteúdos, mas apenas fazem cópias de outras partes da internet. Tenha cuidado!

4. Utilize títulos e subtítulos no seu conteúdo

A correta organização e estruturação dos conteúdos do seu site é fundamental para melhorar o seu posicionamento.

O algoritmo do Google é inteligente o bastante para verificar a organização e estruturação de conteúdos dentro de um site, privilegiando sempre, aqueles que produzem e publicam textos organizados e estruturados em listas numeradas, tópicos, títulos e subtítulos.

Os itens citados no parágrafo anterior, auxiliam na organização do texto e o tornam mais amigáveis e de fácil leitura, atraindo a atenção do Google e também dos leitores.

5. Crie uma URL amigável

Esquecida por muitos, a URL é um fator chave e de grande importância para o posicionamento de um site e suas respectivas páginas no Google.

A ideia aqui, é que a URL seja amigável e guarde relação com o seu negócio e com as principais palavras-chaves relacionadas a ele.

Pense conosco, se você vende pizzas, qual seria a melhor URL para o seu negócio na internet:

  • pizzaria.com.br
  • abcd.com.br

Sem sombra de dúvidas a primeira opção, não é mesmo? Afinal, como podemos esperar que o Google entenda que o endereço [ www.abcd.com.br ] se refere a uma pizzaria, não é mesmo?

Certamente, o primeiro domínio é muito mais apropriado para esse tipo de negócio. Portanto, sempre que for definir uma URL, tenha muito cuidado, pensando sempre em estratégias de SEO.

6. Faça uso de imagens otimizadas para SEO

Para uma eficiente otimização do seu site em relação aos mecanismos de busca, alcançando assim maiores chances de aparecer nas primeiras páginas do Google, a otimização de imagens também é fundamental.

Sendo assim, ao escolher as melhores imagens para o seu site, tome os seguintes cuidados:

  1. Tenha certeza de que elas estão em um tamanho adequado, para não prejudicar a velocidade de carregamento das suas páginas;
  2. Utilize imagens livres de direitos autorais;
  3. Faça uso de alt tags ao inserir as imagens no seu site.

7. Utilize links internos e externos

Deseja mesmo fazer o seu site aparecer nas primeiras páginas do Google? Então, é fundamental que você faça uso frequente e com boas estratégias de links internos e externos.

A utilização de links facilita a navegação e auxilia também na otimização do seu site e das suas respectivas páginas em relação aos motores de busca do Google.

Construa e faça uso de links internos para outras páginas do seu site e links externos para sites de confiança, que tenham credibilidade e estejam bem posicionados no Google.

Se possível, crie links com estes sites, por meio de uma estratégia chamada backlinks, onde você referencia determinado site nos seus conteúdos e recebe o mesmo benefício em troca.

8. Garanta que o seu site seja responsivo e veloz

Você sabia que um dos critérios para aparecer nas primeiras páginas do Google diz respeito a velocidade de carregamento e a responsividade de um site?

Garanta que o seu site seja rápido o bastante e também responsivo, ou seja, acessível por vários dispositivos diferentes, como tablets, smartphones e televisores, além é claro dos computadores.

O Google costuma posicionar em destaque sites rápidos, responsivos e que produzem conteúdos frequentes, relevantes e de qualidade.

9. Utilize ferramentas para análise de SEO

Toda a ajuda para fazer um site aparecer na primeira página do Google, é bem vinda não é mesmo?

Sendo assim, sugerimos que você faça uso das dezenas de ferramentas já conhecidas e disponíveis na internet para otimização do seu site, perante os mecanismos de busca. 

Dentre as ferramentas mais conhecidas da web para essa finalidade, temos sites como o Ubersuggest e o Semrush que ajudam na análise de palavras chaves e complementos e plugins como o Yoast e a Mozbar, vale à pena se informar mais sobre cada um deles.

10. Contrate um especialista ou uma agência de SEO

Por fim, se o seu objetivo é realmente aparecer nas primeiras posições do Google, contar com o apoio e o auxílio de especialistas em SEO ou então de uma agência de SEO é fundamental.

Você sabia que existem pessoas altamente gabaritadas quando o assunto é o universo SEO?

Os profissionais de SEO, conhecem todas as regras, estratégias e atalhos relacionados ao assunto e podem contribuir de forma significativa para que o seu site alcance um lugar de destaque na internet.

Esperamos contribuir para o crescimento do seu site com essas dicas. Até a próxima!